A Banda 1º de Dezembro, de Campo Maior, comemorou hoje, dia 1, 86 anos com um concerto no Centro Cultural de Campo Maior.
A Banda 1º de Dezembro de Campo Maior nasceu no dia 1 de dezembro de 1936.
A Câmara Municipal de Portalegre organiza esta sexta-feira e sábado, dias 2 de 3 de dezembro, o evento “Vinhos de Altitude” com o intuito de promover os vinhos produzidos na região.
A Igreja de São Francisco vai ser palco do evento que conta ainda com diferentes momentos de animação, apontamentos musicais e painéis de natureza técnica, showcooking, degustações, harmonizações e um colóquio, com prova orientada, sobre vinhos e vinhas do terroir de Altitude.
Foi reaberto o balcão Nascer Cidadão no Serviço de Obstetrícia do Hospital do Espírito Santo, em Évora, que suspendeu atividade devido à pandemia. O balcão Nascer Cidadão permite registar uma criança e pedir o seu primeiro cartão de cidadão.
O Serviço de Obstetrícia do Hospital de Évora disponibiliza este serviço desde 2017, às crianças nascidas no Hospital do Espírito Santo. O serviço “Nascer Utente” permite a inscrição do recém-nascido no Serviço Nacional de Saúde (SNS), ainda durante o internamento (antes da alta hospitalar), atribuindo, de imediato, o número de utente ao bebé. É um processo que permite de forma automática, a inscrição do recém-nascido no centro de saúde, associado ao médico de família da mãe.
O serviço “Nascer Cidadão” permite aos pais declararem o nascimento do filho recém-nascido em balcão do registo civil, na Maternidade, evitando a deslocação à Conservatória. Os pais passam a ter a possibilidade de, em ato imediato à elaboração do registo de nascimento, solicitar o cartão de cidadão para o recém-nascido.
Esta é uma medida SIMPLEX+, um projeto conjunto do Ministério da Justiça e da Saúde. Este balcão Nascer Cidadão conta com a colaboração da Conservatória do Registo Civil de Évora.
O Balcão estará aberto três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 14 horas e as 16h30.
João Baião, um dos nomes mais conhecidos do mundo do espetáculo em Portugal, esteve no Centro Cultural de Campo Maior onde apresentou a sua peça de teatro e espetáculo musical “Os Monólogos da Vacina”.
Perante uma sala completamente cheia, e acompanhado por nomes como Cristina Oliveira, Susana Cancela, Mané Ribeiro e Telmo Miranda esta é uma comédia que tem como pano de fundo os dois anos de pandemia, onde a crítica social está sempre presente com muito boa disposição à mistura e uma grande interação com o público.
No âmbito do Ano Europeu da Juventude 2022, a Comissão Europeia convida estudantes inscritos em cursos de mestrado a tornarem-se “jovens observadores” nas avaliações das candidaturas ao Horizonte Europa.
O programa Horizonte Europa “é o principal programa da União Europeia (UE) para o financiamento da investigação e da inovação”, como nos referiu Ana Pereira (na foto), do Europe Direct Alto Alentejo.
As candidaturas estão abertas até 14 de dezembro de 2022 e este é o tema da edição desta semana do programa Espaço Europa.
A intenção dos Bombeiros Voluntários de Elvas de ter uma segunda equipa de intervenção permanente não é de agora. São já diversas as corporações de bombeiros a dispor destes operacionais, que se encontram disponíveis para dar resposta a qualquer tipo de ocorrência.
“Sendo Elvas uma cidade fronteiriça e com uma auto-estrada por perto, a corporação de bombeiros precisa ter, 24 horas por dia, uma equipa capaz de dar resposta às ocorrências que possam existir. Com apenas uma equipa de intervenção permanente, durante os fins-de-semana têm que ser os voluntários a assegurar os serviços. No entanto, sabemos que os voluntários têm sido sempre um problema para as corporações”, como nos referiu o presidente da associação humanitária, Amadeu Martins.
Sendo estas equipas pagas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e pelo Município local, Amadeu Martins garante que “para que esta segunda equipa seja criada falta apenas a autorização da Câmara de Elvas”.
Questionado sobre a situação da segunda equipa de intervenção permanente dos bombeiros de Elvas, o presidente da câmara, Rondão Almeida, refere que está atento “às questões dos bombeiros, sendo que na última reunião que teve este tema não foi levantado”.
As Equipas de Intervenção Permanente destinam-se ao cumprimento de missões e estão confiadas aos bombeiros, sendo financiadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e pelos municípios locais.
De recordar que, no passado dia 13 de novembro, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, anunciou, em Monforte, um acréscimo salarial na ordem dos 50 euros para os elementos das equipas de intervenção permanente dos Bombeiros e a entrega de 13 veículos de combate a incêndio e cinco autotanques às associações humanitárias da região do Alentejo.
A Banda 1º de Dezembro completa esta quinta-feira, 86 de anos de existência e para celebrar a data promove, esta tarde, um concerto no Centro Cultural de Campo Maior.
A preparar este concerto deste setembro, a Banda 1º de Dezembro dedica este concerto ao tema da “paz, tolerância e solidariedade”, como revela o maestro Francisco Pinto.
O maestro adianta ainda, algumas das músicas, com estilos diferentes, que serão tocadas esta tarde no Centro Cultural. “Vamos iniciar o concerto com o “Espírito Olímpico”, onde está a solidariedade e espírito de amizade, de John Williams, passamos para John Miles, que em 1976 com “Music”, que mexeu com a vida dos britânicos e nós vamos querer mexer com a vida do centro cultural esta tarde”, afirma, depois “segue-se uma homenagem aos nossos colegas, em palco, que são espanhóis, com um passo doble e depois as folhas mortas, porque estamos no outono, com rock, rumba e swing, seguindo-se um samba com visão japonesa”.
No entanto, a melodia portuguesa, não fica de fora deste concerto que, segundo Francisco Pinto, temas como “Menina estás a janela”, “Adeus à terra”, “Amélia dos olhos doces”, “fado do 31”, “Navegar é Navegar2, entre outros vão ser tocados pela banda e adianta “e vamos ter surpresas, mas para isso têm que vir para ver e acho que vai ser do vosso agrado”.
O concerto de comemoração dos 86 anos da Banda 1º de Dezembro de Campo Maior está marcado para as 16 horas, no Centro Cultural.
Hoje, depois do noticiário do meio-dia oiça a entrevista realizada com o maestro Francisco Pinto e a alguns elementos da banda, no seu ensaio de preparação para este concerto.