O historiador espanhol Moisés Cayetano Rosado apresentou ontem, sábado, 5 de novembro o seu mais recente trabalho, “Salgueiro Maia – Das Guerras em África à Revolução dos Cravos”, uma obra que oferece uma nova perspetiva sobre a vida de um dos heróis da Revolução de 25 de Abril de 1974.
O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha participou nesta cerimónia, juntamente com o autor, com Fernando Mão de Ferro, da Editora Colibri e com o Major João Silveirinha que apresentou a obra.
Numa sessão em que, naturalmente, a Revolução dos Cravos foi bastante evocada, Luís Rosinha afirmou que é fundamental “dar a conhecer às novas gerações e recordar às mais velhas, a vida, a obra e os valores deste Homem que na noite de 24 para 25 de abril de 1974 foi uma das peças fundamentais no movimento militar que devolveu a Portugal e aos portugueses a liberdade que durante tanto tempo lhes foi negada”, realçando ainda o carácter universal de Salgueiro Maia, da revolução à qual ficou ligado e o fascínio que a sua figura ainda exerce nos dias de hoje.
Estiveram presentes na ocasião o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, o Comendador Rui Nabeiro, os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, o presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Rodrigo, Olga Madeira e Vanda Portela em representação das Juntas de Freguesia de Degolados e de S. João Baptista, respetivamente, e os Capitães de Abril, Coronel Manuel Duran Clemente e Coronel João Andrade da Silva, este último presidente da Associação Salgueiro Maia.