CIMAA aposta em plano de poupança para fazer face à crise energética

A Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo) apresentou, na última reunião do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), e a seu pedido, um plano de poupança de energia, que engloba várias medidas de redução para as áreas da energia, eficiência hídrica e mobilidade, abrangendo diversos setores, desde a administração pública, central e local, ao privado.

Segundo o presidente da CIMAA, Hugo Hilário (na imagem), e tendo noção “que se vive em plena crise energética, potenciada pela conjuntura global, muito agudizada também pela questão da guerra entre Rússia e Ucrânia”, a AREANATejo apresentou, nesta reunião mensal, “uma síntese das medidas governamentais e os diplomas que foram divulgados” e uma adaptação à realidade de cada um dos 15 municípios do distrito, plano que cada autarquia poderá depois adaptar, tendo em conta “as suas especificidades e as caraterísticas das suas infraestruturas, das suas instalações e dos seus consumos energéticos”.

O Alto Alentejo, adianta Hugo Hilário, será “das primeiras comunidades intermunicipais com uma abrangência de luminária LED a cem por cento, até final do primeiro trimestre do ano que vem”, dando este como exemplo daquilo que tem sido “o trabalho concertado” dos municípios do distrito de Portalegre na implementação de medidas ao nível da sustentabilidade e da eficiência energética.

Hugo Hilário revela ainda que a AREANATejo tem levado a cabo um trabalho de auditoria energética, tendo “já candidatado uma série de medidas de otimização, muitas delas já implementadas”, ao nível do consumo de energia dos diversos equipamentos municipais, como piscinas, pavilhões gimnodesportivos, centros sociais e culturais e infraestruturas de lazer.

Respeitando o diploma do Governo, explica ainda Hugo Hilário, serão poucos os municípios do Alto Alentejo que “manterão o mesmo nível de iluminação”, comparativamente a outros anos, por ocasião das celebrações de natal. “Haverão Câmaras que não terão iluminação de natal e haverão outras que terão uma redução significativa”, acrescenta. Os municípios que decidirem apostar na iluminação de natal, devem cumprir a recomendação do Governo em mantê-la ligada apenas entre as 18 horas e a meia-noite.

Esta última reunião do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo decorreu em pleno Air Summit, em Ponte de Sor. A próxima está marcada para dia 10 de novembro, em Fronteira.