Baja Portalegre com um dos maiores números de participantes de sempre

A 36ª edição da Baja Portalegre está na estrada entre hoje, 27 de outubro, e sábado, dia 29. Esta é uma prova, que a contar para a Taça do Mundo da Federação Internacional de Automobilismo, tem também uma importância incontornável nos campeonatos nacionais de todo-o-terreno em autos e motos.

Desta feita, e segundo a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, a prova, com um percurso melhorado e com várias chegadas à cidade, conta com um dos maiores números de participantes de sempre. “Temos cerca de 650 participantes, mais de 425 equipas. É muita gente, mas temos tudo preparado”, garante.

“Temos muito mais chegadas a Portalegre, o que não aconteceu nas últimas edições, em que a prova – e era uma das queixas da região – se estava a afastar muito para outros concelhos e a ficar muito pouco em Portalegre”, revela Fermelinda Carvalho. A prova, diz ainda, “não pode fugir de Portalegre a tal ponto de ficar quase ausente do concelho”. “Isso eu não podia permitir e consegui, com autorização dos proprietários, que todos disseram que sim, quando lhes foi pedido que permitissem a passagem da prova nos seus terrenos”, acrescenta.

Com a prova, garante a autarca, serão “muitos milhares de pessoas” que, por estes dias, vão passar por Portalegre, sendo que os hotéis da região estão totalmente lotados. “As pessoas procuram alojamento até em Évora para assistir à prova”, assegura.

Esta noite, na Avenida da Liberdade, no centro de Portalegre, realiza-se a já habitual apresentação dos pilotos e das suas viaturas. Ainda hoje, pelas 17h30 será também inaugurada uma escultura de homenagem ao fundador da Baja Portalegre, José Megre. A inauguração da escultura, que ficará instalada na Rotunda José Megre, na Estrada Nacional 246, está marcada para as 17h30.

A competição propriamente dita arranca, amanhã de manhã, com o prólogo na Herdade das Coutadas, antes de um setor seletivo com 70 quilómetros cronometrados. No sábado, as motos, SSV e quads percorrem um setor único, com 335 quilómetros de extensão.