Visita teatralizada ao Forte de Santa Luzia adiada

Foi adiada a iniciativa Visitas Teatralizadas pelo Património, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, que encerrava este sábado, dia 22 de outubro, no Forte de Santa Luzia.

Devidos às previsões atmosféricas previstas para amanhã, o Município de Elvas optou por adiar a sua realização para uma data a anunciar posteriormente.

Cãominhada em Campo Maior cancelada devido ao mau tempo

Devido às previsões de mau tempo para amanhã, dia 22 de outubro, a Cãominhada, organizada pelo Grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior, foi cancelada.

Nesta iniciativa, em que o Grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior contava com o apoio da Câmara Municipal e de várias instituições e empresas do concelho, estava previsto um percurso pelas ruas da vila, que inclui passagem pelo castelo, em que os fiéis companheiros de quatro patas seriam os protagonistas.

Pode ser uma imagem de cão e texto

DECO lança Guia do Consumidor Estudante

Com a entrada no Ensino Superior, muitos jovens vivem uma nova etapa das suas vidas, com enormes desafios para enfrentar. Para alguns trata-se de viver noutra cidade, longe de casa e da família, para outros, mesmo sem ter de mudar de cidade, será necessário enfrentar outras responsabilidades.

“Com o objetivo de acompanhar os jovens neste momento determinante, que acarreta mais responsabilidades, maior independência e autonomia, a DECO lançou o Guia do Consumidor Estudante, uma ferramenta digital que pretende ser um guia orientador para os jovens estudantes recém-chegados ao ensino superior e relativo às s principais áreas do consumo”, como nos referiu Neide Brás (na foto), jurista na delegação do Alentejo da DECO.

Alojamento, serviços públicos essenciais e gestão de finanças pessoais são os principais temas desta guia.

O Guia do Consumidor Estudante ajudará os estudantes na tomada de decisões mais conscientes e informadas, disponibilizando ainda um canal de comunicação rápido e eficaz com a equipa de especialistas da Associação, a quem os estudantes podem recorrer em qualquer etapa do seu percurso académico.

GNR e Autoridade Tributária realizaram operação conjunta

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito do planeamento conjunto de 2022, realizaram na passada quarta-feira, dia 19 de outubro, mais uma ação nacional conjunta, denominada Operação “NETWORK II”, nas vertentes tributária e aduaneira, através de ações de fiscalização e controlo intensivo de mercadorias em circulação, nos principais eixos da rede viária nacional.

Foram estabelecidos como alvos preferenciais da operação, os veículos de mercadorias em geral e os veículos automóveis ligeiros, visando nomeadamente o controlo dos documentos de transporte e faturação, de mercadorias sujeitas a Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC), designadamente, Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Produtos Energéticos (ISP), Imposto sobre o Tabaco (IT) e Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas (IABA) e IVA, bem como a regular condição dos veículos de matrícula estrangeira em circulação no território nacional.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Na ação nacional conjunta da parte da AT participaram 18 direções de Finanças, duas divisões operacionais dos serviços centrais, nove alfândegas e seis delegações aduaneiras, coordenadas pelos serviços centrais da Inspeção Tributária e Aduaneira, num total de 450 inspetores da AT. Da parte da GNR participaram 20 comandos territoriais de todos os distritos e das regiões autónomas dos Açores e Madeira e a Unidade de Ação Fiscal, num total de 599 militares da Guarda.

Como resultados da ação destaca-se o controlo de 3.900 veículos; o levantamento de 279 autos de notícia por infrações fiscais e aduaneiras pela AT e GNR, 324 autos de notícia por infrações diversa por parte da GNR, designadamente à legislação rodoviária e ambiental e apreensão de 21 veículos automóveis que circulavam de forma irregular.

Cientes do seu efeito dissuasor e preventivo, a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Guarda Nacional Republicana, irão prosseguir e intensificar este tipo de ações, no âmbito do combate à economia paralela e às práticas de Fraude e Evasão Fiscais.

[/shc_shortcode]

“Fronteira acarreta alguns desafios”, diz o Comandante da GNR de Elvas

O capitão Rui Jacob é o novo comandante do Destacamento Territorial de Elvas da Guarda Nacional Republicana (GNR), do qual faz o concelho de Campo Maior.

Apesar de ter iniciado funções no Destacamento Territorial de Gouveia, na Guarda, o capitão já conhecia o distrito, uma vez que “antes de chegar ao Destacamento de Elvas, foi comandante de pelotão no centro de formação da GNR de Portalegre”.

O capitão Jacob considera que o destacamento de Elvas “é interessante, tando a nível de zona de ação como de atividade operacional. Tem algumas particularidades, como a da fronteira, com algumas dinâmicas próprias e que acarreta desafios diferentes para os agentes”.

A fronteira “exige alguma cooperação constante e troca de informação com as autoridades espanholas e para isso temos também o Centro de Cooperação Policial e Aduaneiro, em que temos , em permanência militares da guarda, bem como de outras autoridades portuguesas e espanholas, sendo muito importante para que tudo corra bem”.

O capitão Rui Jacob é natural de Condeixa-a-Nova e tomou posse no passado dia 3 de outubro, sucedendo no cargo ao capitão João Lourenço.

“É Tempo de Ajudar” idosos mais desfavorecidos com produtos de higiene

Imagem de arquivo

O “Tempo para Dar”, da Associação Coração Delta, do Grupo Nabeiro, volta a promover, este fim de semana, dias 22 e 23 de outubro, a campanha solidária “É Tempo de Ajudar”. Trata-se de uma campanha de angariação de produtos de higiene, destinados aos idosos mais carenciados de vários concelhos dos distritos de Portalegre, Évora, Beja e Setúbal.

A campanha vai decorrer num total de 18 lojas Intermarché, incluindo nas de Elvas e Campo Maior. “Champô, gel de banho, desodorizante, escova e pasta de dentes são os produtos que consideramos base para a higiene pessoal”, começa por explicar a responsável pela campanha, Cláudia Gama.

A campanha, que vai já para a sua nona edição, tem corrido sempre “muito bem”, garante Cláudia Gama, atingindo “maior sucesso” desde que, no ano passado, o Corpo Nacional de Escutas se associou à causa, sendo os escuteiros quem garante “o voluntariado nas lojas”.

A campanha vai decorrer nas lojas Intermarché de Elvas, Campo Maior, Ponte de Sor, Portalegre, Vila Viçosa, Estremoz, (Quinta do Alcântara e Frei Aleixo), Vendas Novas, Arraiolos, Redondo, Beja, Moura, Serpa, Odemira, Alcácer do Sal, Vila Nova de Santo André e Sines.

Para que possa ser garantida a maior eficácia e objetividade na atribuição dos kits de higiene, o “Tempo para Dar” tem vindo a estabelecer contactos com os municípios em cujas áreas geográficas decorre a campanha. Neste sentido, deverão ser os gabinetes de ação social das autarquias os responsáveis por sinalizar e entregar os kits aos idosos mais desfavorecidos do respetivo concelho.