Final do Kids Urban Urban esta quarta-feira em Degolados

No âmbito da Semana do Desporto, que decorre em Campo Maior, até ao próximo sábado, dia 8 de outubro, o Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA) e o União Futebol de Degolados promovem a final do Kids Urban Run, a partir das 10 horas, esta quarta-feira, 5 de outubro, em Degolados.

Nesta última etapa da prova serão consagrados os campeões e campeãs dos quatro escalões (dos cinco aos sete anos; dos oito aos nove; dos dez aos 12; e dos 13 aos 16). A prova decorre no Campo de Futebol de Degolados.

Já entre as 9 e as 13 horas, a Casa do Benfica de Campo Maior, promove um torneio de padel, no polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação.

Entre as 18 e as 20 horas, no campo de ténis da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, o Centro Educativo Alice Nabeiro organiza um treino aberto de ténis “Ténis Play and Stay”.

A Semana do Desporto, promovida pelo Município de Campo Maior, em colaboração com os agentes desportivos do concelho, conta com um programa repleto de atividades para todas as idades. Toda a programação para conhecer aqui.

Primeiro avião 100% português, Startups e Air Fashion no Portugal Air Summit

A 6.ª edição do Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica, realiza-se entre 12 e 15 de outubro, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, e reúne intervenientes internacionais e nacionais da indústria dos setores de Aeronáutica, Espacial e Defesa.

Promovida pela Câmara Municipal de Ponte de Sor, em parceria com a The Race, esta edição tem como mote “Flying for a World of Opportunities”, com o objetivo de dar destaque às oportunidades disponíveis no setor, nomeadamente ao nível de investimento. Exemplo desse enfoque é a realização, pela primeira vez, do programa de incubação e aceleração de Startups, denominado Boost, que junta os principais mentores da indústria e investidores, no apoio ao desenvolvimento de projetos inovadores, com uma conexão a stakeholders do Médio Oriente.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O Portugal Air Summit `22, a maior edição desde a sua realização, destaca-se por ter um programa forte e com muitas novidades, entre elas, a apresentação do primeiro avião 100% português, no âmbito da agenda mobilizadora Aero.next Portugal, gerido pela EEA Aircraft, a inauguração do hangar de 8000m2, entregue à AEROMEC no seguimento da expansão do Centro Empresarial, Aeronáutico e Aeroespacial do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e a realização do primeiro desfile de moda com fardas de companhias aéreas, o Portugal Air Fashion, na vertente mais lúdica.

A destacar ainda a realização da “IATA GTC – Global Trainig Conference”, que vai trazer, presencialmente, a Ponte de Sor cerca de 80 delegados, entre CEO’S, Diretores de RH e/ou Diretores de Formação, de companhias aéreas espalhadas por todo o mundo, a presença, pela primeira vez, de Embaixadas e Câmaras de Comércio e da “EEN – Europe Entreprise Network”, reputada associação que mobiliza várias empresas de toda a Europa para networking.

“O cluster de Ponte de Sor prossegue o seu trilho de inovação e afirmação, como parte estruturante do esforço nacional de desenvolvimento de capacidade no setor aeroespacial. E o reconhecimento deste percurso é o facto de Ponte de Sor pertencer às agendas mobilizadoras para Portugal com três grandes projetos: consórcio da agenda Aero.next Portugal que será responsável por produzir a primeira aeronave portuguesa; o consórcio da agenda Neuraspace, com o valor total do projeto 26 milhões de euros e que visa aumentar a capacidade da Europa de agir de forma sustentável no espaço; e o consórcio Magellan Orbital, para o desenvolvimento, operação e gestão de constelações de satélite que produzirão informação continuamos a desenvolver o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor com novas empresas e obras de melhorias na infraestrutura, sem descurar a aposta na formação de recursos especializados para a indústria da aeronáutica. Neste âmbito, o Portugal Air Summit `22 assume-se como um importante veículo de promoção e Internacionalização dos ativos do nosso Território.”, destaca Hugo Pereira Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

“A 6.ª edição do Portugal Air Summit marca o regresso da cimeira à sua forma plena, depois dos múltiplos desafios que enfrentámos nos últimos anos. É também o ano da sua consolidação enquanto referência internacional de excelência do setor da aviação – tripulada e não tripulada – aeronáutica, espaço e defesa, não só pela elevada participação de empresas e entidades nacionais e internacionais, refletindo-se no aumento do número de expositores, como pelas novidades de crescimento que apresentamos. Destaco a qualidade televisiva da emissão em ambos os estúdios, ANAC e NAV, a existência de terceiro estúdio com a emissão do evento ‘IATA GTC – Global Trainig Conference’, num formato à parte, e ao nível do programa lúdico, destaco a realização do primeiro Portugal Air Fashion.” refere Nuno Molarinho, CEO da The Race, empresa organizadora do evento.

A partir de dois auditórios, e salas apropriadas para workshops e reuniões, bem como um espaço lounge propício a networking, o Portugal Air Summit garante a transmissão em direto de dezenas de conferências com os principais vultos nacionais e internacionais, painéis de discussão, apresentações e workshops. A cimeira – que na edição de 2021 proporcionou 89 conferências, contou com 200 oradores, mais de 90 parceiros, totalizou 10 milhões em negócios gerados diretamente no evento e teve mais de 30 mil espetadores – é um espaço de excelência, com ligações formais ou influentes nas mais diversas áreas do sector aeronáutico e aeroespacial, confirmando Ponte de Sor como um player no panorama internacional desta indústria.

[/shc_shortcode]

Delta Q Rise: “O maior investimento da DELTA num novo produto”

Internacionalização, sustentabilidade, diversificação e inovação são os pilares do futuro do Grupo Nabeiro Delta Cafés, apresentados esta terça-feira, dia 4, no evento de inovação Delta 2022 – Try the Reverse.

“O ano de 2022 fica marcado pelo crescimento, em 20 por cento, do volume de negócio da empresa em relação ao ano passado. No entanto, a empresa com sede em Campo Maior, pretende crescer ainda mais e chegar ao top 10 mundial, de acordo com Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro.

Para Rui Miguel Nabeiro, “este crescimento só pode acontecer se seguir de mãos dadas com a sustentabilidade. Nesse sentido, desde 2018 que o grupo incorpora o International Coffee Partners (ICP), uma associação presente em 13 países diferentes e composta por oito empresas diferentes, familiares e europeias, ligadas ao café. O ICP ajuda com técnicas de agricultura que ajudam a aumentar a produtividades dos campos em que intervêm, financia com equipamentos todas as famílias que trabalham na produção do café e dá-lhes formação específica”.

Neste evento, entre outras novidades, foi apresentada a Delta Q Rise,” uma máquina de café totalmente produzida em Portugal e que deverá ser o maior investimento da história da DELTA num novo produto”, de acordo com Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro Delta Cafés.

“Com esta máquina, desenhada pelo melhor designer do mundo, Philippe Starck, o Grupo Nabeiro pretende chegar ao top 10 mundial em termos de empresas”.

Atualmente, “o mercado de internacional representa 35 por cento do volume de negócios da empresa que, este ano, deverá chegar aos 430 milhões de euros, uma vez que já superámos valores de 2019, antes da pandemia”, de acordo com Rui Miguel Nabeiro

No final do evento, que decorreu no Parque Mayer, em Lisboa, O comendador Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, referiu à nossa reportagem que quem não inovar não aparece. Nesse sentido, desde que a marca foi criada, quisemos sempre seguir um caminho diferente e que chamasse a atenção das pessoas”.

João Manuel Nabeiro, Administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, referiu-nos que este “foi um evento muito especial, que repetimos já há um par de anos, para apresentarmos as ações que vamos desenvolvendo ao longo dos anos. Tenho a certeza que vamos impactar os nossos clientes e consumidores o que nos deixa muito orgulhosos”.

A pré reserva da Delta Q Rise já pode ser feita, sendo que dentro de cerca de um mês estará já disponível em vários locais. A Delta Q Ris3 é uma máquina Premium cujo preço de venda ronda os 270 euros, sendo a mais cara da marca.

 


Maus-tratos a crianças, em contexto escolar, no programa De Boa Saúde

O regresso às aulas deveria ser, para todas as crianças, o regresso a um ambiente estável e seguro.

No entanto, muitas crianças enfrentam graves problemas relacionados com maus tratos e agressões, quer físicas quer psicológicas. O pessoal docente e não docente encontra-se aqui numa posição ideal para perceber quando um aluno/a está a ter problemas.

O médico Pintão Antunes considera, na edição desta semana do programa De Boa Saúde, que “o Estado tem que fazer mais para evitar problemas nas escolas, nomeadamente ter pessoas que identifiquem quem pratica os maus tratos, para que sejam encaminhados escolas onde possam ser educados”.

A identificação de maus-tratos em crianças, no contexto escolar, é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Kids Urban Run poderá vir a ser prova de âmbito distrital em Portalegre

O campo de futebol de Degolados será palco, amanhã, quarta-feira, no feriado de 5 de outubro, da quarta e derradeira prova do Kids Urban Run: uma iniciativa que tem vindo a procurar, acima de tudo, promover, junto dos mais novos, estilos de vida saudáveis, estimular o seu desenvolvimento integral e alimentar o espírito desportivo e de convívio.

Numa organização do Campo Maior Trail Runners, em parceria com o União Futebol de Degolados, esta última prova, inserida naquilo que é a Semana do Desporto, em Campo Maior, irá servir para consagrar os campeões deste campeonato de atletismo.

Para Carlos Pepê, do Campo Maior Trail Runners, tem sido “um orgulho enorme” ver as crianças e jovens, que têm participado nesta competição, “a crescer, ao longo das várias provas”. “Não sabemos ainda quem vai ganhar, mas há escalões que estão quase fechados”, assegura.

Depois desta primeira edição do Kids Urban Run, Carlos Pepê garante que a competição terá continuidade, sendo que poderá vir mesmo a tornar-se numa prova de âmbito distrital. “A Associação de Atletismo de Portalegre decidiu, talvez, fazermos um acréscimo ao Kids Urban Run e alargá-lo para as fronteiras limites do nosso distrito”, explica, revelando que “o sucesso da prova e o envolvimento dos meninos foi evidente”. Agora, só falta “acertar alguns detalhes de organização”, pelo que, em breve, espera que se esteja a fazer a apresentação oficial do Kids Urban Run distrital.

Já o União Futebol de Degolados, garante Bruno Cirilo, a participar, em termos de organização, neste Kids Urban Urban, “está muito contente” com esta Semana do Desporto. “Vamos tentar participar no maior número de atividades e experimentar novos desportos que, no dia a dia, não fazemos”, revela ainda o responsável, dizendo que, por estes dias, o atletismo fica “um bocadinho de lado”.

Bruno Cirilo diz ainda que esta Semana do Desporto, que acaba por resultar do trabalho de um grupo de agentes desportivos do concelho, liderado pela vereadora São Silveirinha, prova que “o desporto está no bom caminho” em Campo Maior.

A derradeira etapa do Kids Urban Run tem início amanhã, no campo de futebol de Degolados, às 10 horas, com a prova das crianças dos cinco aos sete anos.