Canal “SOS Alentejo” em destaque no “Ambiente em FM”

Surgiu, no youtube, e em língua alemã, o canal “SOS Alentejo”, que demonstra preocupações ambientais.

Este canal surgiu a partir da iniciativa de Raphael Bolius, cidadão austríaco, que reside há vários anos na região de Ponte de Sor, e da sua companheira Carla Fino.

José Janela, da Quercus explica que este canal surgiu “durante a consulta pública da Barragem do Pisão, para protestar contra a sua construção e questionar como será o Alentejo daqui a dez anos”.

O ambientalista explica qual a visão destas pessoas do Alentejo, daqui a dez anos. “Partindo do que já existe e das tendências, no Canal SOS Alentejo preveem que poderá estar ainda mais coberto com monoculturas superintensivas de oliveiras e amendoeiras. Também poderá ter zonas com estufas e áreas grandes com centrais fotovoltaicas”.

O objetivo do canal SOS Alentejo estar agora disponível em língua alemã, no youtube, acrescenta José Janela, é sobretudo, “alertar os falantes de língua alemã (da Alemanha, Áustria e Suíça) o que se está a passar com a Barragem do Pisão e de como podem protestar contra a sua construção”.

O canal SOS Alentejo é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast abaixo: