Passeio de BTT este domingo na Semana do Desporto de Campo Maior

No âmbito da Semana do Desporto, que teve início na sexta-feira, 30 de setembro, em Campo Maior, o grupo de BTT do Sporting Clube Campomaiorense promove amanhã, domingo, 2 de outubro, um passeio de BTT.

O início da atividade está marcado para as 8h30, com concentração e saída do Jardim Municipal de Campo Maior.

A Semana do Desporto, promovida pelo Município de Campo Maior, em colaboração com os agentes desportivos do concelho, decorre até 8 de outubro, com um programa repleto de atividades para várias todas as idades. Toda a programação para conhecer aqui.

Banda 14 de Janeiro regressa a “casa”, com sede totalmente renovada

A sede da Banda 14 de Janeiro, em Elvas, foi inaugurada este sábado, 1 de outubro, em Dia Mundial da Música, depois de ter sido alvo de um conjunto profundo de obras de requalificação, nos últimos anos, devido ao estado de degradação em que o prédio da Rua Sá da Bandeira se apresentava.

A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, que se disse “surpreendido” com a dimensão da sede, assegurando ainda que esta obra é mais um exemplo que Elvas tem dado ao nível de recuperação de edifícios. “A banda fica com excelentes condições, não só para ela, para o trabalho dela, para os ensaios, como para receber outra gente, e que, pelo que sei, há bandas de garagem que começam já a utilizar este edifício para os seus ensaios”, comenta.

Tendo a sede uma cozinha, um salão e um pátio, Carlos Miguel diz ser “muito bom” que o espaço seja utilizado pela comunidade, “para batizados ou reuniões familiares”. Relembrando ainda que o edifício foi, em tempos, a maternidade de Elvas, o secretário de Estado garante que a sua reutilização, para fins culturais, é “excelente”.

Já o presidente da Câmara, Rondão Almeida, comenta que o executivo anterior, “em boa hora”, avançou com a obra, através de financiamento comunitário, lembrando ainda o trabalho que o município, desde há muitos anos a esta parte, tem vindo a fazer para recuperar o património, com o objetivo de “lhe dar vida”. Com esta obra, adianta, deu-se “à banda aquilo que ela merece”. Contudo, garante, “não é só a banda que merece: esta área da cidade deve ver nestas instalações, não só um ponto de ensaio para a banda, mas uma porta aberta para aquilo que são as crianças, os jovens e a terceira idade”.

O autarca espera que a sede da banda, cuja direção contará, nos primeiros tempos, com a ajuda do município, devido às dificuldades financeiras que atravessa, possa ainda dar lugar a espaços dedicados aos mais jovens, através de uma ludoteca ou ATL. Por outro lado, Rondão Almeida deu a garantia que a Câmara Municipal vai investir em novas fardas para os elementos da banda, num orçamento a rondar os “11 ou 12 mil euros”.

Nuno Mocinha, que enquanto presidente da Câmara de Elvas, no decorrer do mandato anterior, foi quem candidatou a obra a fundos comunitários, quis dar os parabéns à banda, bem como ao atual executivo. “Ficam aqui umas instalações ao serviço da população e de uma população que nos é muito querida, que são os mais novos. Se os atrairmos para a banda, se se conseguirem formar na banda, eles vão ter um crescimento saudável”, garante ainda, rematando dizendo que este é um “dia feliz”, enaltecendo o facto de Rondão Almeida ter dado seguimento à obra.

Para o presidente da direção da banda, Vicente Grenho, este, mais que um dia muito especial, era um dia “muito esperado”. “A obra demorou o tempo que foi necessário, às vezes, é um bocadinho mais que aquilo que se deve, mas terminou, está ótima, temos uma casa maravilhosa e estou muito contente”, diz ainda.

Vicente Grenho acredita que, com a “casa” totalmente renovada, mais pessoas vão querer aprender música com a Banda 14 de Janeiro, lembrando que, para tal, basta ser sócio, o que apenas tem o custo de um euro. Sem idade limite, o presidente da direção da banda explica que, a partir dos seis anos, todos podem frequentar as aulas e os ensaios da filarmónica.

Vilar Pires e Manuel Caldes foram dois dos homenageados no decorrer da cerimónia de inauguração. Vicente Grenho lembra que estes foram quem, “durante 50 anos, transportaram este grupo de amigos que faz música nesta casa”.

Jorge Grenho, o maestro da Banda 14 de Janeiro, diz-se “muito contente” com o facto da banda estar de regresso a “casa”, depois de algumas situações complicadas. “Chegava a chover na sala de ensaios”, recorda. Neste período em que a sede esteve em obras, os elementos da banda ensaiavam no Grémio. Agora, Jorge Grenho diz “ter muitas ideias” para a banda: entre elas, reativar a Escola de Música.

A remodelação completa do prédio que alberga a sede da Banda 14 de Janeiro, representa um investimento de 432 mil euros, com 85% deste montante proveniente de verbas do Programa Operacional do Alentejo.

 

Câmara de Alandroal quer resolver problema do Centro Comunitário

A candidatura da obra do Centro Comunitário de Alandroal, no âmbito do Alentejo 2020, acabou por cair por terra neste quadro comunitário, depois da autarquia ter lançado diversos concursos públicos e nenhum ter tido interessados.

Esta obra assume-se, na gíria, como “uma pedra no sapato do município de Alandroal, uma vez que, apesar de todos os esforços desenvolvidos, nenhuma empresa se interessa na conclusão da obra, independentemente do valor”, como nos referiu João Grilo, presidente da câmara.

De acordo com o autarca, o executivo vai negociar com a CCDR “para tentar incluir a obra no próximo quadro comunitário, com a esperança de conseguir resolver este problema, à semelhança de outros que nos foram deixados”.

A obra do Centro Comunitário e Biblioteca Municipal de Alandroal está parada desde 2004. O último concurso público foi lançado com o valor de 730 mil euros e mesmo assim ficou deserto.

Comemorações dos 484 anos da elevação de Galveias a vila este domingo

A Junta de Freguesia de Galveias vai comemorar, este domingo, 2 de outubro, o Dia das Galveias.

O Dia das Galveias, que este ano se realiza pela primeira vez, mas que se pretende seja comemorado a cada ano, assinala o dia em que no ano de 1538 por carta régia do Rei D. João III Galveias se autonomizou do concelho de Avis e foi elevada a Vila e sede de concelho. Pretende ainda e homenagear os eleitos por voto direto e universal pelos seus fregueses o que só veio a suceder nos pós 25 de Abril com as eleições realizadas a 12 de Dezembro de 1976.

O programa das comemorações inclui o Içar da Bandeira ao som da Banda Filarmónica Local, celebração de missa por alma dos autarcas falecidos, uma exposição de pintura e uma sessão solene de homenagem aos autarcas da freguesia eleitos pelos seus concidadãos a partir de 1976.

As comemorações encerram com a atuação musical da Orquestra de Filarmónicas de Ponte de Sor e um Galveias de honra.

Câmara de Elvas quer potenciar a Meia Maratona Internacional

A Câmara Municipal de Elvas, em parceria com a Fundación Municipal de Deporte (FMD) de Badajoz, organiza amanhã, dia 2 de outubro, a 32ª Meia Maratona Internacional Badajoz-Elvas.

A prova, que conta com o apoio técnico da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP), liga Badajoz a Elvas e a autarquia elvense pretende potenciá-la “com o envolvimento da Eurocidade”, segundo revela o presidente Rondão Almeida.

“Esta prova vai sendo uma tradição mas, ultimamente, já tinha cento e poucos atletas e nós queremos que se torne numa meia-maratona que tenha um impacto muito grande na Eurocidade e envolva Campo Maior, Badajoz e Elvas. Temos que desenvolver a questão da Eurocidade através das áreas do desporto, cultura e educação, entre outras”, diz ainda o autarca.

A Meia Maratona Internacional Badajoz-Elvas vai já na sua 32ª edição e conta com atletas dos dois lados da fronteira.

Euromilhões: segundo prémio de 179 mil euros sai em Portugal

O segundo prémio, relativo ao sorteio de ontem, 30 de setembro, do Euromilhões, no valor de 179.800 euros, saiu a um apostador em Portugal, sendo que outros quatro apostadores no estrangeiro ganharam o mesmo valor.

Quanto ao terceiro prémio, de 21 mil euros, saiu a oito jogadores no estrangeiro. O quarto, de quase 1.500 euros, contemplou 35 apostadores, dois em território nacional.

O primeiro prémio, que não saiu a ninguém, pelo que o ‘jackpot’ engorda para 40 milhões a sortear na próxima terça-feira, dia 4 de outubro.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 1, 2, 11, 16, 26 e as estrelas 3 e 12.

A informação apresentada não dispensa a consulta do portal dos Jogos Santa Casa.

GEDA promove atividades de canoagem e paddle na Barragem do Caia

No âmbito da Semana do Desporto, que teve início ontem, 30 de setembro, em Campo Maior, a Barragem do Caia será este sábado, 1 de outubro, palco de atividades de canoagem e paddle.

O início da iniciativa, promovida pelo GEDA, está marcado para as 10 horas.

A Semana do Desporto, promovida pelo Município de Campo Maior, em colaboração com os agentes desportivos do concelho, decorre até 8 de outubro, com um programa repleto de atividades para todas as idades. Toda a programação para conhecer aqui.