Skip to content

Extremadura inicia vacinação contra Covid-19 e gripe

A Extremadura deu início esta segunda-feira, 26 de setembro à nova campanha de vacinação contra a covid-19, nomeadamente a quarta dose.

Desta vez, a região será uma das sete que administrará esta vacina juntamente com a da gripe, de forma a aumentar a proteção, tal como recomenda o Ministério da Saúde espanhol. A Extremadura une-se assim à Galiza, Catalunha, Astúrias, País Basco, Murcia e La Rioja.

Os primeiros a ser vacinados são os utentes dos lares de idosos e pessoas com deficiências, num total de 30 mil doses administradas, esta semana.

Esta quarta dose da vacina contra a Covid-19 protege contra novas variantes do coronavírus, entre elas a ómicron, que continua a ser a dominante na região. As vacinas a administrar são a Pfizer e Moderna.

O Serviço de Saúde Estremenho quis coincidir estas duas campanhas de vacinação, precisamente para prevenir o aumento da incidência deste vírus. No território nacional espanhol a incidência da gripe é de 52 casos por 100 mil habitantes, contra 49 casos por 100 mil de covid (na região na última sexta-feira, últimos dados disponíveis, a incidência de coronavírus foi de 177 casos nos maiores de 60 anos).

A partir da próxima semana, começa a vacinação para a restante da população. E será feita por faixas etárias. Serão as áreas de saúde que organizarão esta quarta dose, embora em regra a Saúde Pública chame os utentes e estes sejam convocados para receber a vacina nos centros de saúde.

De acordo com o calendário, de 3 a 7 de outubro serão vacinados os maiores de 85 anos; de 10 a 14 de outubro para pessoas entre 80 e 84 anos e de 17 de outubro a 4 de novembro para o grupo de 60 a 79 anos.

Compartilhe este artigo: