Matadouro de porco ibérico arranca em breve, em Zafra, com 70 funcionários

Foto: El Periodico Extremadura

Nos próximos dias, a empresa responsável pelo matadouro de porco ibérico, iniciará o processo de seleção para todos os perfis de que precisa. O objetivo é chegar a 130 trabalhadores até 2023 e depois chegar a 200.

A instalação do primeiro macro-matadouro de porco ibérico na Extremadura enfrenta seus últimos passos em Zafra, estando prevista a contratação de 70 trabalhadores, para começar.

A obra do projeto promovido pelo conglomerado de empresas ibéricas que compõem a Cibex ficará pronta este outono, uma vez que, segundo explica o El Periodico Extremadura, a maquinaria das linhas de produção já está instalada e nas próximas semanas deve começar o processo de seleção dos trabalhadores que serão incorporados para a abertura da unidade, conforme confirmado pela Cibex.

Para iniciar a atividade, a empresa exige perfis técnicos e mão-de-obra para os diversos setores da instalação, desde o setor em que os animais chegam ainda vivos até às salas de corte. A empresa planeia fazer uma convocatória quando o processo seletivo for oficialmente aberto, para possam cobrir os diversos postos de trabalho; não surpreendentemente, o anúncio de que um grande matadouro seria construído despertou grande interesse na área de Zafra antes mesmo do início das obras, há três anos.

Com um investimento de 22 milhões, o matadouro de porco ibérico, que vai arrancar em Zafra, tem sido apontado como um dos mais importantes da península, com 16 mil m² construídos, 25 mil m² urbanizados.

A instalação terá capacidade para abater 320 suínos, por hora, embora os promotores do projeto nunca tenham contemplado esse pico de atividade numa primeira fase, mas sim, três anos após o arranque do matadouro. A última previsão era poder abater cerca de 142 mil animais no seu primeiro ano (50% da capacidade da unidade), que um ano depois aumentará para 213.750 (75%) e que a capacidade de abate aumentará, até atingir o pico máximo, no horizonte 2025-2026, com 285 mil animais, o que significa 37.620 toneladas de carne processada.