34ª edição do APLEC apresentada no MAEE

A 34ª edição do APLEC internacional, que decorre em Elvas entre amanhã e domingo, dias 26 a 28, foi apresentada esta manhã de quinta-feira, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires.

Trata-se de um evento que, durante três dias, divulga a cultura popular da Catalunha, no Centro histórico da cidade. Para a vereadora da Cultura, no município de Elvas, Paula Calado, os “elvenses estão a ser mais participativos e exigem um certo nível de atividade”, sendo que este fim de semana será diferente, apelando à população para que não percam este evento”.

A escolha de Elvas, para acolher esta iniciativa foi proposta, em Lisboa, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, em abril de 2021. Paula Calado acrescenta que Elvas foi escolhida, porque é “uma cidade marcante e diferente, por todo o património e cultura e, acho que eles foram capazes de ver isso ”. O município de Elvas “terá a ser cargo 10% do orçamento total, daquilo que é o Festival APLEC, porque é acima de tudo um enorme investimento que o Governo da Catalunha tem ao dispor das associações”.

Já Ivan Besora, presidente da Adilfolk, a entidade que promove a cultura popular catalã ao nível nacional e internacional, revela que o objetivo desta iniciativa “é dar a conhecer a cultura e tradição catalãs, por todo o mundo”, e garante que “estar em Elvas é uma grande oportunidade, principalmente porque Elvas celebra os dez anos de Património da Unesco, por isso penso que é um ano especial para celebrar o APLEC em Elvas e não tenho dúvidas que será um grande APLEC”.

Oriol Ramirez, vice-presidente da Adifolk revela que estarão “mais de mil pessoas, provenientes da Catalunha, entre cerca de 600 figurantes e restantes familiares”. O vice-presidente da Adifolk explica ainda que os grupos são eleitos em qualidade e por território, mediante inscrição”.

Paralelamente a esta apresentação do evento foi inaugurada uma exposição sobre o Adifolk, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, e uma outra, na Casa da Cultura, com Trajes da Catalunha, que estarão patentes até domingo, 28 de agosto, nestes espaços museológicos.