GNR deteve 27 pessoas numa semana no distrito de Portalegre

O Comando Territorial de Portalegre realizou várias operações, no distrito durante a semana de 15 a 21 de agosto, tendo efetuado 27 detidos em flagrante, sendo 21 detidos por tráfico de estupefacientes, três por condução sob o efeito do álcool, dois por condução sem habilitação legal e um por ofensas à integridade física voluntária simples.

A GNR realizou apreensões de 734 doses de cocaína, 331,80 doses de haxixe, 220 doses de MDMA, 24,16 doses de Liamba, 12,80 doses de anfetaminas e 80,5 selos de LSD.

 Quanto à área de transito, a GNR as ações de fiscalização da GNR distrital de Portalegre registaram 118 infrações, entreas quais se detacam 19 por excesso de velocidade; cinco por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; quatro por falta de seguro e três por falta de inspeção periódica obrigatória.

Durante a semana a GNR distrital de Portalegre deu conta de 18 acidentes, onde se  registaram dois feridos graves e oito feridos leves.

Na área do ambiente foram abertos cinco autos de contraordenação por infrações na área  da natureza e do ambiente

Foram realizadas 121 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 134 comerciantes e 109 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 187 idosos.

Jorge Guerreiro esta segunda-feira nas Festas de Santo Aleixo

A festa de Santo Aleixo, no concelho de Monforte, terminam esta segunda-feira, dia 21 de agosto.

Pelas 17.30 horas, decorre mais uma largada pelas ruas de Santo Aleixo com a oferta da tradicional vaca assada, às 22.30 horas há baile com o duo Thy Subry, seguindo-se o concerto de Jorge Guerreiro às 23 horas.

Câmara de Arronches aliena hotel rural em hasta pública

O Município de Arronches vai proceder à venda, em hasta pública, do Hotel Rural de Santo António.

A ato vai ter lugar no dia 14 de setembro (quarta-feira), pelas 10 horas, no edifício dos Paços do Concelho. Esta unidade hoteleira está situada no Bairro de Santo António, freguesia de Assunção, em Arronches.

Projeto Biotrans – Biodiversidade na área transfronteiriça estuda gato-bravo

O Gato-bravo ou Gato-montês é uma espécie que está a ser estudada pelo projeto Biotrans – Biodiversidade na área transfronteiriça e é o tema do programa Ambiente em FM de hoje.

José Janela, da Quercus, apresenta este gato bravo, ”natural da Europa, África e Ásia, como uma espécie selvagem, bastante versátil e que ocupa habitats diversificados como savanas, florestas e estepes”.

O gato bravo está em destaque na edição desta semana do programa Ambiente em FM, com José Janela, da Quercus.

Juvenis de “O Elvas” perdem na estreia do nacional

Os juvenis (sub-17) de “O Elvas” perderam em casa, por duas bolas a zero, com o Casa Pia, na primeira jornada da primeira fase da Série C da II Divisão do campeonato nacional. O jogo teve lugar na tarde deste domingo, dia 21, no Campo Patalino do Estádio Municipal.

Depois de uma primeira parte sem oportunidades de golo, a partida começou a ser definida em quatro minutos: aos 49, os alentejanos falharam um golo anunciado e, aos 53, os lisboetas transformaram em golo um livre direto. O Casa Pia, com jogadores mais altos e mais fortes, fixou o resultado final a 20 minutos do fim do encontro.

Francisco Carvão, treinador da equipa elvense, lamentou algumas decisões da arbitragem, sublinhou o recrutamento mais fácil de jogadores para as equipas da zona de Lisboa, mas considerou justo o triunfo forasteiro.

Resultados da primeira jornada: “O Elvas”, 0 – Casa Pia, 2; Portimonense, 0 – Sporting B, 2; Despertar de Beja, 2 – Benfica B, 1; Farense, 2 – Louletano, 1; Almeirim, 3 – Lusitano de VRSA, 1; e Alverca , 0 – Barreirense, 1.

Classificação: 1ºs Almeirim, Sporting B, Casa Pia, Despertar de Beja, Farense e Barreirense, todos com três pontos; 7ºs, Benfica B, Louletano, Alverca, Lusitano de VRSA, “O Elvas” e Portimonense, todos com zero pontos.

Nas duas próximas jornadas, em 28 de agosto e 4 de setembro, “O Elvas” tem duas deslocações seguidas ao Algarve: Loulé e Faro.

Feira de Santa Maria de Agosto com balanço “extremamente positivo”

Depois de nove dias de muita animação para miúdos e graúdos, espetáculos musicais e cerca de meia centena de expositores, no jardim municipal de Campo Maior, a Feira de Santa Maria de Agosto chegou este domingo, 21 de agosto, ao fim.

Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior, afirma que os campomaiorenses aderiram em massa a este certame, pelo que o balanço da edição deste ano é muito positivo. “É um balanço extremamente positivo, os campomaiorenses aderiram, temos que entender os dois anos em que não pudemos estar juntos e há uma necessidade de a sociedade voltar estar junta, tivemos imensa gente e o nosso jardim foi o centro das atenções do concelho”.

Relativamente aos espetáculos musicais, Rosinha revela que existiram diversos tipos de música, “desde o fado, cante alentejano, tracionais bailes, atividades para crianças e as tradicionais Charangas”.

Este é o momento que faz “pensar e sonhar com tudo, porque é hora dos campomaiorenses começarem a pensar naquilo que é o nosso maior evento e como podemos projetar as Festas do Povo em 2023”, acrescenta o presidente da Câmara de Campo Maior.

A Feira de Santa Maria de Agosto veio também demonstrar que “é possível unirmo-nos, para fazermos aquilo que é a nossa tradição e a nossa maior arte popular, mas temos que entender e perceber como o podemos fazer, há uma necessidade de antecipação, por isso começamos a abordar agora o tema, em agosto, deste ano”.

Feira de Santa Maria de Agosto que terminou ontem, em Campo Maior, depois de mais de uma semana com diversas atividades no jardim municipal e também no Largo dos Carvajais.