MAEE: um espaço com história para conhecer nas férias

O Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires, em Elvas (MAEE), instalado no edifício da antiga Manutenção Militar da cidade, dá a conhecer diversos aspetos históricos.

Neste mês de Agosto, os visitantes podem conhecer o espólio, “quer em visitas de grupo ou individuais e, sempre que possível, acompanhados por um guia”, de acordo com Ana Santa, responsável pelos serviços educativos.

A exposição permanente “Território: do passado ao presente, das pessoas aos objetos”, cruza a coleção de arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires com a coleção de etnografia proveniente do Grémio da Lavoura de Elvas.

O Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires funciona, no período de verão, de terça-feira à tarde a domingo, das 10 às 13 e das 15 às 18 horas.

Corrida de touros este domingo em Santo Aleixo

A praça de touros de Santo Aleixo, no concelho de Monforte, é palco, este domingo, 21 de agosto, de uma corrida, inserida na programação das festas de verão daquela freguesia.

Em praça, na lide de seis touros da ganadaria de Gregório de Oliveira, vão estar os cavaleiros, Sónia Matias, Marcos Bastinhas e Miguel Moura.

Pegam os Forcados Amadores do Real de Moura, Arronches e Monforte.

Hélio e Eurico animam festas de Santa Eulália este domingo

A Associação Columbófila de Santa Eulália promove este domingo, dia 21 de agosto, pelas 9 horas, uma largada de pombos, no âmbito das Festas de Verão daquela freguesia do concelho de Elvas.

Pelas 10 horas decorre uma missa, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, que será seguida de uma procissão.

Pelas 17h30 há garraiada com bezerros, para crianças. Às 22 horas, o duo Hélio e Eurico apresenta-se ao público, com um espetáculo de baile, e pelas 2 horas há discoteca com DJ Dinga.

As festas terminam amanhã, segunda-feira, dia 22. Para este derradeiro dia está marcada uma largada de touros às 18 horas e um baile, com Jorge Gomes, a partir das 22 horas.

Campo Maior: jovens voluntários dão importante ajuda nas atividades de verão

Neste período de pausa letiva, e com os Clubes de Verão, quer do Município de Campo Maior, quer do programa Escolhas, a decorrer na vila, os monitores e responsáveis por estes projetos contam com a ajuda de alguns jovens que, até há relativamente pouco tempo, também usufruíam destas iniciativas.

É o caso de Maria Tinoco, de apenas 12 anos, que, nos Clubes de Verão, do centro comunitário, procura ocupar o seu tempo livre a cuidar dos mais pequenos e a realizar algumas atividades com eles. Fomos encontrá-la a acompanhar um grupo de crianças, numa das idas à piscina da vila. “Ajudo as crianças, jogo com elas, faço atividades, cuido delas”, enumera as tarefas desempenhadas, assegurando que, enquanto ajuda, também acaba por se divertir, não deixando de ir a banhos.

Já Luís Damião (um dos jovens na imagem), de 15 anos, tem sido uma ajuda importante às responsáveis do programa Escolhas, nestas férias de verão (ver mais aqui). Garante que gosta bastante de crianças, sendo que, para além dos cuidados com os mais novos, nas idas às piscinas, ao longo das semanas, desenvolve com eles diversas atividades. “Ajudo as crianças a meter protetor, brinco com elas na água e na hora de almoço chamo-as e ajudo-as a preparar a comida”, explica Luís, à beira da piscina.

Enquanto voluntário, Luís garante que, para além de ter uma ocupação, nestas férias, acaba por fazer algo de que gosta. “Gosto de crianças e assim divirto-me também. Não fico quieto em casa e faço o que gosto”, revela, adiantando que, quanto não vai à piscina, com os mais novos, procura desenvolver outras atividades no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, como expressão dramática e desporto.

No âmbito do programa Escolhas, este jovem ajudou também a fundar um clube de futebol, com crianças de etnia cigana, em que o principal objetivo é “motivá-las para o desporto” e para a inclusão e integração. “Estamos a trabalhar neste projeto há três anos, mas só este ano é que entramos em competição”, revela, assegurando que, depois de uma primeira participação num torneio, onde a equipa se ficou pelas meias-finais, agora “é trabalhar” para serem campeões.

Os Clubes de Verão do Município de Campo Maior decorrem até 26 de agosto, enquanto o programa Escolhas não interrompe as suas atividades, com vista, seja no decorrer do ano letivo, seja nas pausas letivas, à integração e inclusão social de crianças e jovens, provenientes de contextos mais vulneráveis.