Campomaiorense saíram à rua para ver Volta a Portugal

A vila de Campo Maior recebeu este sábado uma meta volante da Volta a Portugal em bicicleta. À passagem dos ciclistas, foram muitas as pessoas que se deslocaram ao Jardim municipal para aplaudir os atletas.

O presidente Luís Rosinha referiu-nos que “esta edição da volta, com chegada a Elvas, saída de Badajoz e meta volante em Campo Maior vem reforçar ainda mais a questão da Eurocidade”.

Para Jorge Grifo, presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, considera muito importante o regresso da volta à vila “pela moldura humana que vemos em redor do jardim”.

As outras duas metas volantes instalaram-se em Portalegre e Vila Velha de Ródão. Há 51 anos, que a Volta a Portugal em Bicicleta não partia de Badajoz. Então, em 1971, o pelotão era comandado pelo camisola amarela Joaquim Agostinho.

Amanhã, a Volta a Portugal em bicicleta liga a Sertã à Covilhã, num total de 159 quilómetros.

Volta saiu de Badajoz passando em Campo Maior

A segunda etapa da Volta a Portugal em Bicicleta saiu, às 12.25 horas deste sábado, de Badajoz, na direção de Castelo Branco, onde os ciclistas devem chegar cerca das 17.30 horas.

São 181,5 quilómetros que os ciclistas têm de enfrentar até à meta, passando por Campo Maior, cerca das 13 horas, onde se encontrava instalada uma meta volante.

Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal em bicicleta, enaltece o trabalho do município de Badajoz “em agarrar a oportunidade de ter esta competição”, deixando no ar a hipótese de uma etapa da prova poder, no futuro, “acabar na cidade pacense”.

Juancho Pérez, vereador no Ayuntamiento de Badajoz, refere que “o objetivo desta saída de da cidade espanhola é utilizar o desporto para que a Eurocidade possa chegar ainda mais longe”.

As outras duas metas volantes estão em Portalegre e Vila Velha de Ródão. A etapa tem três contagens de terceira categoria do prémio da montanha, em Monte Paleiros (entre Portalegre e Castelo de Vide), Serra de São Miguel (entre Nisa e Vila Velha de Ródão) e Retaxo (concelho de Castelo Branco).

Há 51 anos, a Volta a Portugal em Bicicleta não partia de Badajoz. Então, em 1971, o pelotão era comandado pelo camisola amarela Joaquim Agostinho.

“Água com Conta e Medida” é a campanha criada pela Deco que alerta para a falta de água

A Deco lançou a campanha “Água com Conta e Medida” que pretende sensibilizar para o tema da falta de água, uma situação que se vive na região do Alentejo, devido às altas temperaturas e ao período de seca extrema.

Desta forma, Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da delegação do Alentejo da Deco, explica que esta é uma forma de promover comportamentos mais ecológicos e sustentáveis nos consumidores.

Em casa, o consumidor pode mudar alguns hábitos e por isso, Helena Guerra realça que é na casa de banho que há um maior consumo de água, podendo ser adotadas medidas como “fechar a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos, por minuto, as poupanças podem chegar aos 12 litros de água”, ou até “caso não tenha uma dupla descarga no seu autoclismo, coloque uma garrafa de 1,5 litros, cheia de areia, dentro do depósito da água” podendo diminuir a descarga para 8 litros.

Já na divisão da cozinha também se pode poupar água reaproveitando de várias formas ou utilizando redutores de caudal.

Helena Guerra relembra ainda que nos quintais, ou jardins e até mesmo a lavar o carro é possível utilizar menos água, “regue as plantas nas horas de menor calor, de preferência à noite, para evitar perdas por evaporação até porque usar uma mangueira pode gastar até 18 litros de água a cada minuto”.

Se adotar comportamentos eficientes de uso de água, pode chegar a uma poupança de 120 litros de água por dia e para ajudar os consumidores a poupar água, a DECO lançou a campanha informativa Água com Conta e Medida.

Noite de Fados decorre na Praça da República de Elvas

Fado Luz é o nome do espetáculo que decorre esta noite na Praça da República de Elvas, pelas 22 horas.

O evento insere-se nas noites de verão, promovidas pela Câmara Municipal de Elvas, e Rondão Almeida garante que o objetivo é “dinamizar o centro histórico da cidade nestes meses de julho e agosto”.

Em palco vão estar Olinda Moriano, Ricardo Ventura, João Carriço e Nuno Pires.

Missa e procissão em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados este sábado

As Festas de Degolados prosseguem este sábado, 6 de agosto, com tourada à vara larga, às 18.30 horas, seguindo-se às 19 horas a missa seguida de procissão em honra da santa padroeira da freguesia.

Ainda hoje, pelas 21.30 horas, há espetáculo de fado com Dina Valério e Joana Cota, acompanhadas à guitarra portuguesa por Nuno Cirilo e na viola de fado Miguel Monteiro.

Entre as 22 horas e a meia-noite, há animação infantil e, às 23.30 horas, é o artista Melão quem anima a noite, seguido de Dj Nunes.

Campo Maior com trânsito condicionado para meta volante da volta

Devido à passagem da 83ª Volta a Portugal Continente por Campo Maior hoje, dia 6 de agosto, o trânsito e o estacionamento em algumas artérias do concelho vão estar condicionados entre as 09:30h e as 13:30h.

A 2ª etapa da prova, entre Badajoz e Castelo Branco, tem uma Meta Volante na zona do Jardim Municipal.

O percurso no concelho inicia-se na fronteira do Retiro, aproximadamente às 12:50h, e segue pela Estrada da Figueira, Rotunda da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Jardim Municipal, Rotunda da Fonte Nova e Degolados.

A partir das 13:00h, está prevista a passagem pela Meta Volante instalada no Jardim Municipal.