Estremoz: pesados proibidos de estacionar na Avenida Rainha Santa Isabel

Os veículos pesados estão, desde ontem, 23 de julho, proibidos de estacionar na Avenida Rainha Santa Isabel, em Estremoz.

A decisão, tomada pelo presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, foi conhecida na reunião do Executivo da Câmara Municipal de Estremoz do passado dia 15 de junho, sendo fundamentada pela necessidade de garantir a visibilidade em todos os cruzamentos, aumentando assim a segurança nessa via.

O município sugere que esse mesmo estacionamento se realize nos terrenos contíguos à superfície comercial existente.

Korrontzi levou música do País Basco à Praça da República de Elvas

Depois da atuação, a 16 de julho, da 7Sóis Luso Med Esch Orkestra, coube ontem, dia 23, ao grupo basco Korrontzi animar o público que se deslocou à Praça da República, em Elvas, para o segundo e último espetáculo, na cidade, inserido na programação do festival Sete Sóis Sete Luas.

Antes, houve lugar para a degustação das especialidades gastronómicas confecionadas no Museu de Arte Contemporânea, num workshop dedicado aos sabores de Languedoc, com o chef Gregory Doucey.

GNR reforça patrulhamento para um “Verão Seguro”

Foto: Facebook GNR

A GNR tem em marcha, em todo o território nacional, até 15 de setembro, a operação “Verão Seguro”.

Com esta operação, que teve início a 15 de junho, explica o major David Pires, oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Portalegre da GNR, esta força de segurança procura, acima de tudo, “garantir a segurança, a ordem e a tranquilidade públicas”, sobretudo “nas zonas de maior aglomerado de veraneantes e turistas”, através de ações de patrulhamento, apoio e fiscalização.

Nesta operação, a GNR, através de várias ações, entre outros, procura intensificar o patrulhamento e a fiscalização junto aos estabelecimentos de diversão noturna, assim como garantir a segurança de eventos e festas, como foi o caso, recentemente, do Festival Raya, em Campo Maior, e das festas da cidade de Ponte de Sor.

Com a época estival, “é expectável um crescente número de turistas nas zonas turísticas na área de responsabilidade territorial da GNR, registando-se assim um aumento substancial de população. Esta população flutuante, nacional e estrangeira, requer da GNR um esforço acrescido para garantir a segurança de pessoas e bens e garantir a tranquilidade pública”, adianta o major.

Para além do patrulhamento e da fiscalização, os militares da GNR promovem ainda, no decorrer desta operação, ações de informação e sensibilização, no âmbito do policiamento de proximidade, “por forma a prevenir potenciais riscos e perigos, por forma a reforçar o sentimento de segurança durante a sua estadia”.

Até 15 de setembro, GNR, para além de aumentar a vigilância em zonas com maior número de veraneantes e espaços de diversão noturna, fá-lo também nos principais eixos rodoviários.

RCE e Europadel promovem campo de férias

O Rugby Clube de Elvas (RCE) e o Europadel estão a promover um campo de férias, para crianças dos 6 aos 14 anos, com atividades desportivas e recreativas.

Tiago Oliveira, do Europadel, explica que estas duas entidades “já promoviam campos de férias antes da pandemia. Este ano, achámos que não havia necessidade de duas associações desportivas organizarem atividades em separado. Decidimos juntar-nos e organizar em conjunto”.

“À segunda, quarta e sexta-feira temos sempre atividades desportivas, com rugby e padel durante a manhã. À tarde temos vários jogos, desde jogos de pista, canoagem, entre outros. À terça e quinta-feira é dia de piscina: no Elxadai e no Lusiberia, em Badajoz”.

Tiago Oliveira garante que “cada vez mais os pais procuram os campos de férias para que as crianças possam ter atividades mais dinâmicas. Nós temos contado com cerca de 30 miúdos por semana, o que é muito bom”.

O campo de férias do Rugby Clube de Elvas e do Europadel, para crianças dos 6 aos 14 anos, conta ainda com atividades na próxima semana, entre 25 e 29 de Julho.

Inscrições abertas para caminhada noturna em “Ouguela, Sentinela da Raia”

No âmbito da extensão do festival de cinema “Periferias” ao concelho de Campo Maior, o Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA) promove, na próxima sexta-feira, 29 de julho, uma caminhada noturna pelo percurso de Ouguela, Sentinela da Raia.

Esta é mais uma iniciativa do género que o GEDA promove, sendo que o percurso, guiado, de cerca de quatro quilómetros, contará com passagens pela fortaleza e pela cisterna de Ouguela, revela Elói Gama, um dos responsáveis do grupo, que se diz ainda muito satisfeito por a organização do Periferias se ter lembrado de estender o festival até ao concelho de Campo Maior.

O percurso, garante ainda Elói Gama, é acessível a qualquer pessoa. As inscrições, para os interessados em participar, podem ser feitas aqui.

O início da caminhada está marcado para as 21.30 horas, na Praça do Castelo de Ouguela. A organização informa que é obrigatório levar frontal ou lanterna de mão, sendo aconselhado o uso de protetor contra insetos.