Ministro da Cultura nas comemorações dos cem anos do Teatro Bernardim Ribeiro

Imagem: Município de Estremoz

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, esteve na passada quinta-feira, 21 de julho, em Estremoz, para presidir à cerimónia das comemorações dos cem anos do Teatro Bernardim Ribeiro.

Pedro Adão e Silva teve oportunidade de descerrar a placa comemorativa deste importante aniversário daquela infraestrutura cultural, bem como a placa inaugural da Sala de Exposições Temporárias “Tomaz Alcaide”, onde se encontra patente a exposição “Teatro Bernardim Ribeiro – 100 anos de história(s)”.

Nesta mostra estão compilados documentos sobre a história do Teatro, assim como centenas de cartazes dos filmes, teatros e espetáculos nele exibidos, que se encontram à guarda do Arquivo Municipal de Estremoz e que agora podem ser visitados até final de setembro.

Por esta ocasião, o ministro, acompanhado do presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, foi brindado com uma atuação do Orfeão Tomaz Alcaide. A noite terminou com um espetáculo do fadista José Gonçalez, em comemoração, quer dos cem anos do Teatro Bernardim Ribeiro, quer dos seus 35 anos de carreira.

Antes, Pedro Adão e Silva esteve ainda de visita ao Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz.

Exposição sobre o património construído de Monforte patente no CEFUS

A exposição “Património construído de Monforte” está patente, no Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior, até dia 9 de setembro.

“A mostra, que resulta de uma parceria entre o município de Monforte e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, pretende analisar a proposta de requalificação do centro histórico da freguesia”, de acordo com o presidente Gonçalo Lagem.

O presidente da câmara de Monforte explica que “esta exposição é o culminar do trabalho feito pelos cerca de 20 alunos que durante uma semana estiveram na vila”.

A exposição “Património construído de Monforte” conta com desenhos, critérios e metodologias de conservação de património e reabilitação arquitetónica realizados pelos alunos do Curso de Mestrado Integrado em Arquitetura, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

CIMAA presente na visita de Marta Temido à obra do novo Hospital Central do Alentejo

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, acompanhou, na manhã deste sábado, 23 de julho, a visita da ministra da Saúde, Marta Temido, à obra do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, com a presença de representantes da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, da CCDR Alentejo, autarcas e deputados.

Com conclusão prevista para o final de 2023 e um investimento total de 210 milhões de euros, o novo Hospital Central do Alentejo é uma obra estruturante para o desenvolvimento do Alentejo e do país, “tornando mais fortes as respostas da saúde na região”, destacou a ministra da Saúde, Marta Temido.

A realização da construção deste hospital de proximidade é também resultado da cooperação entre os diferentes organismos e autarquias da região do Alentejo, que se têm mobilizado em torno deste projeto numa mostra da importância da coesão territorial para o desenvolvimento.

Fonte: CIMAA

Trânsito na estrada que liga Campo Maior a Elvas condicionado até 2 de agosto

Os trabalhos de pavimentação na Estrada Nacional 373, que liga os concelhos de Campo Maior e Elvas, vão prolongar-se até ao próximo dia 2 de agosto, informa a Infraestruturas de Portugal.

No decorrer dos trabalhos, a circulação, condicionada entre as 8.30 e as 19 horas, é feita de forma alternada, com recurso a semáforos.

Os trabalhos decorrem entre os quilómetros 11 e 23, sendo que a Infraestruturas de Portugal não tem dúvidas de que esta obra “irá contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente dos seus utilizadores”.

Cuidados redobrados com os mais novos nas piscinas de Campo Maior

Verão é sinónimo de calor, descontração e, claro, de idas a banhos.

Em Campo Maior, nas piscinas municipais descobertas, são as crianças e jovens, sobretudo, durante a semana, que frequentam aquele equipamento, acompanhados dos monitores e responsáveis, quer pelos Clubes de Verão do Município, quer do programa Escolhas.

Com este público mais novo, principalmente, é preciso ter alguns cuidados, sendo que, como explica o nadador-salvador João Trindade (na imagem), o seu papel, acima de tudo, é de prevenir que acidentes aconteçam, fazendo, entre outros, com que as crianças evitem correr e chamando-as à atenção quando mergulham, para que não se magoem.

“Meter protetor, hidratar bem, quando mergulham tentar ver se há alguém na água, ou não, para não se aleijem e evitar as horas de maior calor”: são estas as principais recomendações do nadador-salvador. “Comer bem” é outro dos conselhos de João Trindade, que lembra que, na maioria das vezes, os mais novos “só querem andar na água e não comem”, sendo que, quando assim acontece, podem ocorrer desmaios.

“As crianças vêm divertir-se e nós deixamos andá-las um bocadinho à vontade, mas quando temos de corrigir ou dizer alguma coisa, dizemos. Isto é um espaço agradável, toda a gente deve vir, para aproveitar o verão”, diz ainda.

As piscinas municipais de Campo Maior abriram ao público, de forma ininterrupta, a 1 de julho. Abertas até 15 de setembro, funcionam às segundas-feiras, das 15 às 20 horas, e de terça-feira a domingo, das 9.30 às 20 horas.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 26 milhões de euros

Nenhum apostador acertou na chave vencedora de ontem, 22 de julho, do Euromilhões, sendo que também não houve segundos prémios atribuídos. No sorteio da próxima terça-feira estará em jogo um jackpot de 26 milhões de euros.

O terceiro prémio, 112 mil euros, saiu a nove jogadores, dois deles em Portugal. Já o quarto prémio, no valor de 1.800 euros, contemplou 32 apostadores, dois com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números 16, 18, 29, 32 e 50 e as estrelas 4 e 11.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do portal dos Jogos Santa Casa.