Câmara de Elvas retoma iniciativa das viagens à praia

Foi na passada quinta-feira, dia 7 de julho, que foram retomadas, dois anos depois, as habituais viagens à praia, promovidas pela Câmara de Elvas, e destinadas aos residentes no concelho.

Desta vez, os elvenses que se inscrevam atempadamente para estas viagens terão oportunidade de passar um dia na praia da Comporta, sendo que a iniciativa se estende até 19 de agosto. Sem qualquer custo para os beneficiários, explica o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, pretende-se com este programa abranger o máximo possível de agregados familiares, mas apenas aqueles que têm algumas dificuldades financeiras.

A Câmara irá ainda proporcionar, em breve, a tradicional visita ao Santuário de Fátima, sendo que para as viagens à praia as inscrições continuam abertas. Neste mês de julho, as viagens acontecem às quintas-feiras, ou seja, dias 14, 21 e 28. Já em agosto as viagens são duas vezes por semana, às quintas e sextas-feiras, nos dias 4, 5, 11, 12, 18 e 19.

O trajeto é feito em autocarro da Câmara Municipal de Elvas, com partida às 7 horas e regresso às 18 horas. Os interessados em participar nestas viagens à praia devem fazer a sua inscrição no Balcão Único de Atendimento da Câmara, nos serviços online ou nas Juntas de Freguesia.

GEDA dinamizou atividade nas piscinas municipais

As piscinas municipais de Campo Maior acolheram ontem, domingo, 10 de julho, uma iniciativa promovida pelo GEDA, inserida na edição 2022 do Festival Raya.

Esta iniciativa foi pensada para ajudar a combater o calor ao mesmo tempo que proporcionou uma manhã bastante divertida aos utentes do espaço.

Esta foi a primeira de uma série de iniciativas que, durante a semana o Festival Raya leva até à comunidade.

Quercus alerta para impactos ambientais negativos com construção da Barragem do Pisão

Está a decorrer até dia 11 de agosto uma consulta pública sobre o estudo de impacto ambiental do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, ou seja, a Barragem do Pisão.

Foi apresentada pela Agência Portuguesa do Ambiente, em que todos podem participar, como as entidades oficiais com o ICNF, e a Quercus está a analisar toda a documentação. A consulta pública está disponível através do site participa.pt.

No entanto, a Quercus lamenta que esta consulta decorra no verão, altura em que “a maioria das pessoas está de férias”, adianta José Janela, da associação ambientalista, dizendo que “não é algo benéfico para a participação dos cidadãos, como se pretende”.

Para além desta questão, a Quercus também evidencia os diversos impactos negativos que a construção da Barragem do Pisão tem, nomeadamente ao nível da destruição da área florestal de montado.

José Janela afirma que “aquilo que está planeado é que a construção da barragem, naquele local, vai provocar a destruição de todo o habitat na Ribeira de Seda, ou seja, centenas de hectares de montado de azinheira, onde há uma grande biodiversidade, e estima-se que, talvez, sejam abatidas cerca de 40 mil azinheiras, só com a construção da barragem”.

“Afirmam que a construção da barragem é necessária para o abastecimento humano, mas sabemos que a população do distrito de Portalegre não tem estado a aumentar”, pelo que a Quercus considera que “haverá outras possibilidades, em vez se fazer toda essa destruição.“

José Janela acrescenta que está previsto que esta barragem sirva para rega, no entanto, o ambientalista afirma que “a rega no Alto Alentejo tem servido, essencialmente, para instalar culturas superintensivas de olival e amendoal, ou seja, não é uma agricultura sustentável, que venha responder às necessidades que existem”. Ao nível da paisagem também haverá “uma grande destruição”, garante José Janela.

Também está prevista a instalação de uma grande central solar terrestre, “alterando o uso do solo numa zona agroflorestal ao invés de se utilizarem as coberturas de edifícios de áreas já artificializadas”.

Quercus a demonstrar o seu descontentamento com os impactos negativos que a construção da Barragem terá ao nível ambiental. Este é o tema do Ambiente em FM desta semana, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

“Enchente” na segunda noite do Festival Raya em Campo Maior

O Parque de Estacionamento das Piscinas Municipais “voltou a receber uma enchente” para o segundo dia do Festival Raya, na noite de sábado, 9 de julho, segundo o município de Campo Maior.

A noite começou com Catarina Pereira, num projeto que juntou no palco do Raya esta campomaiorense com alguns artistas que com ela participaram na edição 2020 do programa The Voice, nomeadamente Nelson Sousa, Talita Cayolla e Emílio Agudo, este último participante na versão espanhola do programa.

Seguiu-se um dos concertos mais aguardados desta edição do Festival Raya com os D.A.M.A. a brindarem o público com um concerto repleto de êxitos que levou a plateia ao rubro.

O resto da festa ficou a cargo da dupla de DJ’s “No Maka”, com a noite a terminar com o som do DJ Diazz.

GNR realiza buscas em Alter do Chão e Albufeira e há já cinco detidos

Mais de 100 militares da GNR estão a realizar buscas domiciliárias e não domiciliárias, nos distritos de Portalegre e Faro, mais concretamente em Alter do Chão e Albufeira.

Segundo referiu à Rádio Campo Maior o Capitão André Machado, Comandante do Destacamento Territorial de Portalegre da GNR, na origem destas buscas está um “processo com origem em março de 2021, e estão a ser investigados crimes de usura, extorsão e branqueamento de capitais”.

Neste momento já foram “detidas cinco pessoas, homens e mulheres, de várias idades”, e está a ser dado cumprimento “a sete mandados de busca domiciliária e dez não domiciliárias”, revela ainda o Capitão André Machado.

Até ao momento “ainda não é possível apurar a totalidade dos bens apreendidos, uma vez que as buscas ainda estão a decorrer”, acrescenta o Comandante do Destacamento Territorial de Portalegre da GNR.

Esta operação resulta de uma investigação conjunta entre os Comando Territorial de Portalegre da GNR com a Unidade de Investigação, conta com o apoio dos Comandos da GNR de Évora, Guarda, Leiria, Faro e Santarém. Estando Também a PSP a apoiar em alguns locais.

Clubes de Verão ocupam crianças de Campo Maior nas férias

Os Clubes de Verão, um projeto do Município de Campo Maior, já com alguns anos de existência e que tem vindo a ganhar cada vez mais seguidores, entre as crianças campomaiorenses e as suas famílias, decorrem desde o passado dia 4 e até 26 de agosto.

Trata-se de uma iniciativa que permite às crianças, com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, de passarem a pausa letiva do verão de uma forma mais divertida. Por outro lado, disponibiliza às famílias um local onde as suas crianças podem passar o seu tempo livre.

“A maior parte das atividades pretende-se que sejam ao ar livre, mas a sede dos Clubes de Verão será o Centro Comunitário de Campo Maior”, revela a vereadora São Silveirinha.

Dentro das atividades previstas encontram-se artes, teatro, cinema, idas à piscina, “Aprender para Crescer”, “Aventuras no Jardim” e jogos aquáticos, a serem desenvolvidas em espaços como o Jardim Municipal, o jardim do Palácio Visconde d’Olivã, a Ermida de São Pedro e as piscinas descobertas da vila.

Veja as imagens e o vídeo da última noite do Festival Medieval de Elvas

O Festival Medieval de Elvas terminou ontem, domingo, 10 de julho, depois de quatro dias dedicados à idade média.

Pela Praça da República e pela Rua da Cadeia não faltaram as habituais tasquinhas, bem como animação de rua, falcoaria, danças, animação permanente com bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, tiro com arco, jogos, treino de guerreiros e os passeios de camelo.

Pode ver as imagens e o vídeo do último dia do Festival Medieval de Elvas, abaixo: