Feriado municipal de Arronches repleto de atividade

Além das habituais cerimónias solenes, da corrida de toiros e das festividades noturnas no Jardim do Fosso, o dia de São João, em Arronches, ficou ainda marcado pela entrega de viaturas automóveis às Juntas de Freguesia do concelho e pela apresentação do vídeo promocional do concelho.

As atividades começaram, com a Praça da República a ser o local onde se juntou a comitiva que não quis perder a cerimónia de içar da bandeira ao som do hino nacional, na qual se encontravam membros dos executivos dos órgãos autárquicos do concelho, dirigentes de outras entidades e ainda os membros do Grupo de Motard de Arronches ‘Os Fumaças’

Seguiu-se um desfile da Banda Filarmónica de Alegrete pelas ruas da vila que terminou no local onde começou, na Praça da República, onde decorreu uma breve cerimónia na qual o executivo do Município de Arronches ofereceu uma viatura automóvel a cada uma das Juntas de Freguesia do concelho.

O presidente da autarquia, João Crespo, acompanhado pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes e pelo presidente da Assembleia Municipal, José Bigares, referiu que esta oferta não é mais que dar seguimento a um compromisso assumido para com a população das três freguesias do concelho.

O edil de Arronches referiu ainda que estas viaturas foram adquiridas de acordo com aquilo que são as necessidades de cada uma das Juntas de Freguesia, as quais foram expressadas pelos respetivos presidentes. Reiterando que o Município estará sempre ao lado das Juntas de Freguesia, João Crespo terminou a sua intervenção, entregando as chaves das viaturas aos presidentes de Assunção, Esperança e Mosteiros, respetivamente Pedro Fernandes, Luís Janeiro e Diamantino Pinto, que se mostraram bastante gratos, referindo que os automóveis serão uma grande mais-valia no dia-a-dia das respetivas Juntas.

A terminar a manhã, seguiu-se a missa solene realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, celebrada pelo pároco Rui Lourenço.

À tarde, decorreu no auditório do Centro Cultural a apresentação do vídeo promocional do concelho, o qual servirá como cartão de visita do concelho, conforme foi dito pelo presidente da Câmara Municipal. João Crespo aproveitou ainda para agradecer aos figurantes que voluntariamente se disponibilizaram para participar na gravação do mesmo. O autarca referiu ainda que este era igualmente um compromisso assumido para com a população e que tem como objetivo trazer muitos mais visitantes ao concelho.

Para a noite, no Jardim do Fosso e depois do início da sardinhada regada com vinho da região, houve nova Hora do Conto na Feira do Livro, desta feita com a convidada Carolina Semedo.

Pouco depois, na Praça de Toiros de Arronches, decorreu na tradicional corrida de toiros de São João, na qual estiveram os cavaleiros João Moura Caetano, Duarte Pinto e Andrés Romero para lidar os touros de Paulo Caetano, Ascensão Vaz, Francisco Romão Tenório, Mata-o-Demo, Fontembro e Irmãos Moura Caetano, pegados pelos Grupos de Forcados de Arronches e do Ribatejo.

Para finalizar este feriado municipal, o baile que durou até de madrugada no Jardim do Fosso teve como artistas musicais o grupo Zé Águas.