Encontro internacional no Parque Natural de São Mamede

Cerca de 40 técnicos representantes de várias entidades públicas de diferentes países europeus conheceram o Parque Natural da Serra de São Mamede, no âmbito do Encontro Internacional promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) em colaboração com os quatro municípios do Parque Natural: Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre. Este encontro teve lugar, em Castelo de Vide e Marvão.

Partilhar experiências, conhecer projetos, debater práticas, definir estratégias para permitir que as áreas protegidas possam promover o desenvolvimento sustentado e integrado, designadamente as atividades económicas ligadas ao setor do turismo, sem comprometer os valores ambientais e naturais, é um desígnio coletivo e global.

O projeto RAMSAT – Revitalizing Remote And Mountainous areas through Sustainable Alternative Tourism (Revitalização de áreas remotas e montanhosas através do Turismo Alternativo Sustentável), liderado pela CIMAA, surge como resposta à necessidade urgente de incentivar políticas regionais para o uso sustentável dos recursos, quer ao nível do património natural e cultural quer ao nível do turismo alternativo. Este projeto relaciona-se com o objetivo temático da proteção do ambiente e promoção da eficiência dos recursos e da prioridade de investimento: preservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural do programa Interreg Europe.

Os parceiros do projeto compilaram, até à data, 35 boas práticas tendo 16 destas sido aprovadas e publicadas com sucesso na Policy Learning Platform. Decisores políticos, técnicos e outros interessados em toda a Europa poderão consultar estas boas práticas e os bons exemplos referenciados.