Hugo Hilário assina protocolo de prestação de serviços gratuitos para a saúde mental

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, assinou ontem, 21 de junho, em Ponte de Sor, um protocolo de colaboração com o programa Cidadãos Ativ@s, tendo em vista a aplicação do projeto “Diálogos – Saúde Mental de Proximidade” em todo o Distrito de Portalegre, que garantirá serviços gratuitos à população com problemas de saúde mental e idades compreendidas entre os 16 e os 65 anos.

Os “Diálogos – Saúde Mental de Proximidade” destinam-se a todas pessoas no território que se encontrem em sofrimento psicológico, padeçam de crises de ansiedade e pânico, ideação suicida, depressão, alterações de perceção ou do pensamento, dificuldades relacionais e de ocupação, alterações de sono ou de humor, irritabilidade fácil e/ou desregulação emocional. A ajuda estará à distância de um telefonema para o 911 541 412, onde um membro da equipa técnica irá ao encontro do utente, seja no domicílio ou noutro lugar que lhe seja conveniente.

Para o presidente Hugo Hilário, a importância do protocolo é evidente: “quando falamos da garantia de uma boa qualidade de vida para todas as pessoas no Alto Alentejo, e falamos muitas vezes, temos de falar também da oferta de serviços de excelência para a defesa da saúde mental e tratamento de problemas do foro psicológico que possam existir nas nossas populações. Não queremos deixar ninguém para trás e a assinatura deste protocolo dá-nos essa segurança no campo da saúde mental”.

Este projeto tem por base o sistema de tratamento e organização de serviços de saúde mental Diálogo Aberto que surgiu na Finlândia no início da década de 1980. Esta abordagem, que tem sido sistematicamente investigada nas últimas três décadas, tem apresentado resultados surpreendentes no que diz respeito à atenuação de sintomas, diminuição de internamentos e medicação e redução de desemprego e atribuição de subsídios por invalidez.

A particularidade desta abordagem reside nos seus métodos revolucionários: o trabalho conjunto com a rede familiar e social de suporte, o apoio em crises psiquiátricas, a recuperação psicossocial e socioprofissional e a capacitação e formação de profissionais e de uma rede de suporte competente.

O projeto conta com uma equipa de cinco profissionais de saúde mental com formação pós-graduada em sistema de diálogo aberto, terapia familiar e competências relacionais.

O projeto “Diálogos – Saúde Mental de Proximidade” é financiado pelo programa Cidadãos Ativ@s, EEA Grants, e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.

Marchas populares, festival de música popular e feira do livro em Arronches

As comemorações do São João, em Arronches, prosseguem esta quarta-feira, 22 de junho, com marchas populares e um festival de música popular.

Pelas 20 horas, no Jardim do Fosso, é inaugurada uma feira do livro. No mesmo espaço, a partir das 21 horas, há marchas populares, pelo Agrupamento de Escolas, Escola de Música, e pelas Academias Seniores de Arronches e Monforte.

A partir das 22.30 horas, o Grupo das Pedrinhas, o Grupo Verde Maio e o Grupo de Cante “os Lagóias” participam no Festival de Música Popular, também no Jardim do Fosso.

Portalegre: mais de 300 novos guardas provisórios prestam Compromisso de Honra

Os 303 novos militares do 46.º curso de formação de Guardas da GNR de Portalegre fizeram esta quarta-feira, 22 de junho, o Compromisso de Honra, na Avenida das Forças Armadas, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Após a cerimónia, foi assinado o protocolo de colaboração entre a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Portalegre, para a execução das obras nos arruamentos junto ao terreno onde serão construídas as novas instalações do Comando Territorial da GNR e do Centro de Formação de Portalegre (ver aqui).

As imagens da cerimónia para ver na fotorreportagem abaixo:

Passados 20 anos, obra da nova escola da GNR de Portalegre com luz verde para avançar

A antiga promessa do Governo para a construção do novo centro de formação da GNR de Portalegre ganhou esta quarta-feira, 22 de junho, novos contornos, com o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a garantir, à margem da sua participação na cerimónia de Compromisso de Honra de 303 novos militares do 46.º curso de formação de Guardas da GNR, que as obras vão, finalmente, avançar.

“Desde 2001, 2002, que se anda a falar deste investimento. Estamos, portanto, a concretizar este investimento que já leva mais de 20 anos de desejo e vontade de se concretizar”, assegura o ministro, sendo que o projeto prevê, para além do centro de formação, a construção do futuro destacamento territorial da GNR. A ser instalado na zona industrial de Portalegre, num terreno com quase 30 hectares, as novas infraestruturas resultarão de um investimento total de 25 milhões de euros.

O prazo para a criação do projeto de concessão e de execução, adianta José Luís Carneiro, é de cerca de ano e meio, sendo posteriormente lançado o concurso para a obra. “Já está previsto na Lei de Programação de Investimentos, Infraestruturas e Equipamentos, estamos a falar de um investimento de um milhão de euros para o projeto, um projeto articulado com a Ordem dos Arquitetos que, no fim, permitirá lançar o concurso que andará na ordem na ordem dos 25 milhões de euros, não apenas para as novas infraestruturas da escola da Guarda, mas também do futuro destacamento territorial”, revela.

Para além do anúncio do lançamento do concurso para o arranque das obras, o ministro assegura que, só este ano, serão cerca de 1.600 os novos guardas que terão oportunidade de ingressar na GNR, no seguimento do compromisso assegurado pelo Governo de fazer “rejuvenescer” as forças de segurança.

O ministro assinou ainda esta manhã um protocolo de colaboração com a Câmara de Portalegre, para as obras relacionadas com arruamentos da zona envolvente, onde irão nascer o novo Centro de Formação da GNR e o Comando Territorial de Portalegre da GNR. Esta intervenção, da responsabilidade do município, revela a presidente Fermelinda Carvalho, deverá estar terminada até final de 2023, resultando de um investimento de cerca de três milhões de euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários.

A cerimónia de Compromisso de Honra destes 303 Guardas Provisórios decorreu esta manhã, na Avenida Movimento das Forças Armadas, em Portalegre. A sessão marcou, por um lado, o final de um período de formação e, por outro, o início da atividade profissional destes novos militares.

Preocupada regressa à aldeia de Casa Branca em Montemor-o-Novo

Regressa à aldeia de Casa Branca, a partir de amanhã, “Preocupada”, que após dois anos de paragem forçada devido à pandemia de Covid-19, regressa numa organização das Oficinas do Convento.

Segundo explica Margarida Sanches, responsável pela comunicação das Oficinas do Convento, “a Preocupada é um evento multidisciplinar da Oficinas do Convento, até 2018 chamava-se “Cidade Preocupada”, porque as atividades ocorriam aqui na cidade”, sendo uma forma destas oficinas ocuparem espaços na cidade, “desde 2019 que, não no mudámos completamente mas fomos também para a Casa Branca”, sendo parte da programação do evento, pensado para a aldeia.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este ano, a Preocupada decorre a partir de hoje e até domingo com uma programação que conta com “concertos, workshops, vamos ter exposições, várias atividades”, adianta. Para os primeiros dias de Preocupada, Margarida Sanches adianta que “nos primeiros dois dias vamos ter sessão de cinema”, estando programado para hoje, “a exibição de um documentário, também ele do Projeto Ruínas”, revela.

Ao longo da programação deste evento “temos várias exposições patentes, na Casa Branca, em vários sítios”, tais como, “”Linhas de Fuga” de Paulo Morais, Pedro Neto e Ricardo Falcão, “De Cá Para Lá” também da Associação Pó de Vir a Ser, em conjunto com a Oficinas do Convento”, vai regressar, a exposição “I Will Stuff Myself With Tulips”, de Inês Ferreira. Margarida Sanches adianta que “neste momento já lá está uma exposição, que inaugurou no dia 3 de junho e vai continuar agora pela Preocupa, que é do Departamento de Arquitetura, dos alunos, da Universidade de Évora, que se chama “Casa Branca da Estação Ferroviária à aldeia das artes”, sendo ainda apresentada uma exposição de “Bruno Caracol, o “Silvestre”, que também vai um bocado de encontro ao Passeio Silvestre que ele vai dar na manhã de sábado”.

Os eventos são de entrada livre e Margarida Sanches deixa o convite “a todas as pessoas a irem até Casa Branca, principalmente aquelas pessoas que ainda não conhecem a aldeia, que tem imenso potencial e que nesta altura, com o nosso evento tem muita animação e uma série de atividades para fazer”.

A Preocupada começa amanhã na aldeia de Casa Branca com uma vasta programação, desde concertos, exposições, workshops a conversas informais.

[/shc_shortcode]

Irmãs Concepcionistas lançam livros infantis sobre Santa Beatriz da Silva e Beato Amadeu

A Ordem da Imaculada Conceição lançou dois livros infantis: um sobre Santa Beatriz da Silva e outro sobre o Beato Amadeu.

Estes dois santos eram irmãos, nasceram e cresceram em Campo Maior, tendo posteriormente vivido em palácios reais de Espanha e Portugal.

A madre Maria dos Anjos, do Mosteiro da Imaculada Conceição de Campo Maior explica que a comunidade se inspirou, para escrever estes livros, porque tratam de dois santos muito importantes, principalmente para Campo Maior e, é importante conhecer a vida dos santos, que foram iguais a nós, viveram com alegria e paz, sem lhes faltar nada, na corte, e, depois entregaram-se ao senhor, e é bom que as crianças sintam o que é a vida de um santo, como podemos viver em santidade, em Deus, e escolher uma vida de felicidade”.

A madre revela ainda que é objetivo “transmitir a todos, a fé e entrega”, destes dois santos de Campo Maior.

Escritos para as crianças, estes livros, sugere a madre, “são uma ótima oferta àqueles que frequentam a catequese, para que se habituem, porque não é só bom viver humanamente, mas também espiritualmente”.

“Beato Amadeu – o escolhido para voar mais alto” e “A Força escondida de Santa Beatriz da Silva”, são os livros infantis, lançada pela Ordem da Imaculada Conceição, que estão à venda nas livrarias portuguesas e foram também traduzidos para espanhol.

Despiste na estrada de Campo Maior faz um ferido (c/vídeo)

Um veículo pesado de mercadorias, que transportava estruturas em ferro despistou-se,  ontem à tarde, 21 de junho, na Estrada Nacional 373, entre Elvas e Campo Maior, perto da Estação de Tratamento de Águas (ETA).

O alerta para a ocorrência foi dado para o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre às 19.10 horas, tendo o condutor e único ocupante do veículo ficado ferido, que teve de ser desencarcerado pelos Bombeiros. Trata-se de um homem de 59 anos, que foi transportado ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Para o local foram mobilizados vários meios, tanto dos Bombeiros de Campo Maior, como dos de Elvas. À sua chegada, revela Nuno Cunha, chefe nos Bombeiros de Campo Maior, os operacionais depararam-se com “uma vítima encarcerada, compactada entre a cabine e uma árvore”.

Desconhecem-se as causas do despiste que provocou ainda o derrame de combustível na via. “A viatura está lateralizada para o lado do depósito e visto o depósito ter algum combustível, tivemos que fazer uma contenção”, revela o adjunto de Comando do Bombeiros de Elvas, Nuno Santana.

No local estiveram os Bombeiros de Elvas e Campo Maior, com um total de quatro viaturas e 13 operacionais, a Viatura de Suporte Imediato (SIV) de Elvas, que transportou o ferido ao hospital, e quatro militares da GNR, que estiveram a acompanhar a ocorrência. O trânsito, durante os trabalhos, esteve condicionado.