Passados 20 anos, obra da nova escola da GNR de Portalegre com luz verde para avançar

A antiga promessa do Governo para a construção do novo centro de formação da GNR de Portalegre ganhou esta quarta-feira, 22 de junho, novos contornos, com o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a garantir, à margem da sua participação na cerimónia de Compromisso de Honra de 303 novos militares do 46.º curso de formação de Guardas da GNR, que as obras vão, finalmente, avançar.

“Desde 2001, 2002, que se anda a falar deste investimento. Estamos, portanto, a concretizar este investimento que já leva mais de 20 anos de desejo e vontade de se concretizar”, assegura o ministro, sendo que o projeto prevê, para além do centro de formação, a construção do futuro destacamento territorial da GNR. A ser instalado na zona industrial de Portalegre, num terreno com quase 30 hectares, as novas infraestruturas resultarão de um investimento total de 25 milhões de euros.

O prazo para a criação do projeto de concessão e de execução, adianta José Luís Carneiro, é de cerca de ano e meio, sendo posteriormente lançado o concurso para a obra. “Já está previsto na Lei de Programação de Investimentos, Infraestruturas e Equipamentos, estamos a falar de um investimento de um milhão de euros para o projeto, um projeto articulado com a Ordem dos Arquitetos que, no fim, permitirá lançar o concurso que andará na ordem na ordem dos 25 milhões de euros, não apenas para as novas infraestruturas da escola da Guarda, mas também do futuro destacamento territorial”, revela.

Para além do anúncio do lançamento do concurso para o arranque das obras, o ministro assegura que, só este ano, serão cerca de 1.600 os novos guardas que terão oportunidade de ingressar na GNR, no seguimento do compromisso assegurado pelo Governo de fazer “rejuvenescer” as forças de segurança.

O ministro assinou ainda esta manhã um protocolo de colaboração com a Câmara de Portalegre, para as obras relacionadas com arruamentos da zona envolvente, onde irão nascer o novo Centro de Formação da GNR e o Comando Territorial de Portalegre da GNR. Esta intervenção, da responsabilidade do município, revela a presidente Fermelinda Carvalho, deverá estar terminada até final de 2023, resultando de um investimento de cerca de três milhões de euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários.

A cerimónia de Compromisso de Honra destes 303 Guardas Provisórios decorreu esta manhã, na Avenida Movimento das Forças Armadas, em Portalegre. A sessão marcou, por um lado, o final de um período de formação e, por outro, o início da atividade profissional destes novos militares.