Casa do Alentejo comemora esta sexta-feira 99 anos

A Casa do Alentejo, sedeada em Lisboa, comemora amanhã, dia 10 de junho, os seus 99 anos de existência.

Para este dia de aniversário a Casa do Alentejo preparou um programa que tem início às 14.30 horas, com a receção dos convidados ao som do Cante Alentejano, seguindo-se às 15 horas a sessão solene, no Salão Agostinho Fortes.

Já pelas 17 horas é inaugurada, no Salão Víctor Santos, a exposição “Casa da Cidadania Salgueiro Maia”, com fotografias da autoria de Alfredo Cunha, cedida pela Câmara Municipal de Castelo de Vide.

As comemorações dos 99 anos da Casa Alentejo encerram com a atuação dos “Cantadores do Alentejo” e “Grupo Coral Planície Cantada”.

Portugal de Lés-a-Lés com passagem esta sexta-feira por Arronches

O 24º Portugal de Lés-a-Lés, que este ano conta com de mais de dois mil motociclistas, passa amanhã, sexta-feira, 10 de junho, por Arronches, estando o concelho inserido na rota que tem início esta quinta-feira, em Faro.

Inserido na programação da festa de São João de Arronches, a caravana, revela o presidente da Câmara, João Crespo, passará pelo concelho, entre as 15 e as 19 horas, onde os motards, assegura, serão recebidos “da melhor forma”. “É um evento que traz alguma visibilidade ao concelho e à região”, garante o autarca.

As motas passarão pela freguesia de Esperança e pela ponte internacional mais pequena do mundo, no Marco. João Crespo espera que os participantes possam, posteriormente, voltar a Arronches, para conhecer o concelho. “É aguçar o apetite a estas 2.400 pessoas que agora aqui passam, para que retornem ao concelho e à região e façam uma visita, com mais tempo, para ficarem a conhecer o nosso território”, diz ainda.

Entre amanhã e sábado, e no âmbito das Festas de São João, joga-se ainda, a partir das 9.30 horas, o Torneio da Amizade, em Sub-13 e Sub-14, com partidas, quer no Campo da Basteiro, quer no Municipal Francisco Palmeiro.

Edição “mais ambiciosa de sempre” da Ecuextre já arrancou em Badajoz

O cavalo e o touro são os protagonistas de mais uma edição da Ecuextre, que abriu esta quinta-feira, 9 de junho, nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz.

No evento, que se estende até domingo, dia 12, estão reunidas diferentes raças de cavalos, com destaque para o lusitano, sendo que todos os dias decorrem diferentes concursos, estando presentes no certame diversos expositores institucionais, bem como vários comerciantes do setor.

Esta 13ª edição do evento, garante o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, é “a mais ambiciosa de sempre”, tendo em conta o elevado número de cavalos presentes no certame – são cerca de 400 – , quer em concursos, quer disponíveis para compra, assegurando que agora, procura-se, acima de tudo, “recuperar o êxito” que a Ecuextre sempre teve antes da pandemia. “No ano passado, tivemos uma edição especial, mas limitada. Este ano, já voltamos à total e completa normalidade”, assegura.


Aula práticas, workshops, exposições, concursos e “tudo o que tem a ver com o mundo do cavalo e do campo” não faltam neste certame, que Ignacio Gragera espera que, tanto os espanhóis, como os portugueses, possam visitar.

Alentejo e Extremadura, diz ainda o alcaide, são duas regiões com problemas “muito semelhantes” neste setor, assegurando que o mundo dos cavalos e dos touros é capaz, entre outros, de “gerar riqueza”.

Até domingo, são esperados milhares de visitantes, sobretudo de profissionais e aficionados. Para além de uma exposição taurina, o evento contempla, entre outros, jornadas formativas e diversos concursos, como o Campeonato de Espanha do Cavalo Lusitano.

Ivo Lucas na primeira noite da Festa da Primavera de Aguiar

A freguesia de Aguiar, em Viana do Alentejo, vai estar em festa de entre hoje, 9 de junho, e domingo, dia 12. Dança, sardinhada, desporto, jogos tradicionais, exposições, stands e música são alguns dos destaques da Festa da Primavera organizada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Aguiar.

A 18ª edição do certame apresenta como cabeças de cartaz Ivo Lucas, esta quinta-feira, Miguel Azevedo, na sexta-feira, e Ciganos D’Ouro, no domingo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este primeiro dia da Festa da Primavera, segundo a vice-presidente da Câmara Municipal de Vina ado Alentejo, Paula Neves, começa “com a atuação da Banda da Sociedade União Alcaçovense”, a partir das 20 horas, seguindo-se da” atuação do Grupo Coral de Aguiar e do Grupo de Hip-Hop “Kit Kat Crew” da Associação G.A.T.A., uma associação de Viana do Alentejo”. O destaque musical vai para o concerto “com Ivo Lucas, a partir das 22.30 horas, no Palco Principal”. O primeiro dia da Festa da Primavera termina ao som da DJ Angelita, no Palco Animações.

Para amanhã, sexta-feira, 10 de junho, está agendada a ação de sensibilização “O Sol: amigo ou inimigo?”, organizada pela UCC de Viana do Alentejo, a partir das 10 horas. Destaque ainda para a aula de ritmos e localizadas, dinamizada por Paula Bento, a atuação da Escola de Dança da ACRA, seguido de concerto com Miguel Azevedo & Banda, a partir das 22.30 horas, no Palco Principal. A noite termina ao som do DJ Mira, a partir da 1.30 horas, no Palco Animações.

As atividades no sábado começam com um jogo de futebol, organizado pelo Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar, a partir das 18 horas. Segue-se o Workshop Colaborativo – Impressão de Fotografias em Cerâmica, com Helena Garcia, no salão da cooperativa, e uma aula fit com Diogo Zabumba. Destaque ainda para a garraiada organizada pelo Grupo Coral de Aguiar, a atuação da Classe de Dança da AEVA e baile com Manel João. Paulo B e Tintim são os Dj’s que vão animar a noite.

No domingo, quarto e último dia de festa, as atividades começam bem cedo, às 9 horas, com o V Raid Running, promovido pelo Galopar & Pedalar Clube BTT de Aguiar, seguido de um Torneio de Malha, organizado pela Junta de Freguesia de Aguiar. Às 12.30 horas, como vem sendo hábito e porque é tempo de santos populares e sardinha assada, o Município oferece uma sardinhada à população, num convívio que se prevê que seja de festa. Ao longo da tarde, não vai faltar música com os “All Cante”. A tarde é ainda preenchida com o Workshop Colaborativo – Impressão de Fotografias em Cerâmica, com Helena Garcia, no salão da cooperativa. Destaque também para a demonstração do Clube de Saúde + e a aula de zumba com Liliana Filipa. As danças voltam a subir ao palco com a apresentação do Grupo de Flamenco “Las Trianeras” da Associação G.A.T.A.. A 18ª edição da Festa da Primavera termina com o concerto dos Ciganos D’Ouro, a partir das 22 horas, no Palco Principal.

A pensar nos mais pequenos foi criado um espaço infantil que, ao longo do fim de semana, oferece pinturas faciais, modelagem de balões e jogos.

[/shc_shortcode]

Concerto de Pax Julia Ensemble em Campo Maior cancelado

O concerto “Pax Julia Ensemble”, agendado para domingo, dia 12 de junho, às 16 horas, no Centro Cultural de Campo Maior, foi cancelado, “por motivos alheios à organização”, informa o Município de Campo Maior.

A nova data “será anunciada oportunamente”, adianta ainda o município.

Praia Fluvial de Azenhas D’El Rei já recebe banhistas

A área recreativa das Azenhas D’El Rei, no concelho de Alandroal, foi inaugurada esta quinta-feira, dia 9 de junho. O projeto, que resulta de um investimento de um milhão de euros, conta com praia fluvial, área de restauração e parque de merendas, entre outras atracões.

Para o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, “este é um projeto que pretende, não só desenvolver a região mas atrair pessoas e potenciar o concelho. O Plano de Ordenamento da Albufeira de Alqueva permite três áreas recreativas e de lazer no concelho e nós temos a ambição de concretizar as três. Este primeiro projeto, representa o modelo de concretização desses investimentos. Permite-nos perceber que é possível, com projetos bem estruturados, com financiamentos do Turismo de Portugal e com o esforço do município, desenvolver estas infraestruturas numa lógica de oferta ao visitante e à população local, sem esquecer a alavanca económica e social que representa”.

Aliando a inauguração da praia fluvial com o evento Beer in the sky, que decorre em Alandroal entre amanhã e domingo, “as unidades hoteleiras do concelho e de concelhos limítrofes, estão praticamente esgotadas”.

António Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, CCDR-A, vê com bons olhos “o facto dos autarcas da região terem deixado de ver o Alqueva apenas como uma ferramenta de abastecimento de água. Este espelho de água passou a ter um fator decisivo de atratividade turística. Esta é a quarta praia fluvial de Alqueva, mais irão surgir, e eu quero elogiar o presidente João Grilo pela iniciativa e pela qualidade”.

Para o presidente da CCDR Alentejo, a região tem hoje um potencial enorme, existindo bastantes empresários a querer investir: “muitas pessoas não têm noção da quantidade de projetos e empresários que recebemos na Comissão de Coordenação com o intuito de se fixarem e investir na região”.

A área recreativa das Azenhas D’El Rei fica localizada em Montejuntos, no concelho de Alandroal e foi inaugurada ontem, depois de um investimento de um milhão de euros: 300 mil da Câmara Municipal de Alandroal e os restantes 700 mil do programa Valorizar, da Turismo de Portugal.

Orquestra Sem Fronteiras vence Prémio Europeu Carlos Magno

Este ano, a Orquestra Sem Fronteiras, de Idanha-a-Nova, foi a entidade a vencer o Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude.

Desde 2008 que este prémio é gerido pelo Parlamento Europeu, em parceria com a Fundação Prémio Europeu Carlos Magno, que tem como objetivo valorizar projetos desenvolvidos por jovens de toda a Europa, que promovam um entendimento e uma cooperação entre si.

A Orquestra Sem Fronteiras é composta por cerca de 150 jovens músicos portugueses e espanhóis, e pretende não só uma maior cooperação entre os jovens europeus, mas também fixar este talento em zonas do interior, levando até esta zona do país, cultura de grande qualidade.

O Prémio Europeu Carlos Magno para Juventude é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast, abaixo:

Badajoz: com remodelação concluída, Lusiberia já reabriu portas

La Crónica de Badajoz

Dois anos depois de ter encerrado, a Lusiberia, o parque aquático de Badajoz, reabriu ao público, com novos proprietários, no passado sábado, dia 4 de junho.

Para permitir esta reabertura do antigo AquaBadajoz, revela um dos proprietários do parque, Carlos Muñoz Canchales, foi necessário fazer um conjunto de obras de remodelação, que incluiu intervenções ao nível dos escorregas, das próprias piscinas, passando ainda pelas instalações elétricas, tudo num um curto espaço de tempo.

Agora, o parque conta com novos equipamentos, como bicicletas elípticas aquáticas, bem como com “um restaurante totalmente renovado, com uma carta nova e comida típica estremenha”. Para além disso, com uma nova equipa, o parque coloca agora, ao dispor dos visitantes, vários monitores, responsáveis por diferentes atividades no recinto. “Também contamos com concertos, na piscina de ondas, onde podemos desfrutar de música ao vivo”, acrescenta Carlos Muñoz Canchales.

Para já, o parque abriu com 50 funcionários, mas, com o avançar da época balnear, poderá chegar até aos 65. Relativamente à afluência de público, nos primeiros dias, após a abertura, Carlos Muñoz Canchales assegura que o tempo não esteve convidativo para idas a banhos. Contudo, espera que, com o calor, muitos sejam aqueles que possam usufruir da Lusiberia, incluindo os portugueses que, por ocasião do Dia de Portugal, poderão, até ao próximo dia 15 deste mês, entrar no parque com um desconto de 15 por cento.

Em dias normais, os bilhetes diários para adulto custam 14,50 euros (12,50 euros para residentes na Eurocidade; os de criança têm o valor de 9,50 euros (9 euros para residentes na Eurocidade); e os de idoso custam sete euros (6,50 euros para residentes na Eurocidade).

A Lusiberia encontra-se na Avenida Rui Nabeiro, em Badajoz, perto dos pavilhões da IFEBA e do centro comercial El Faro.

Passeio Relíquias de Santa Eulália junta esta sexta-feira mais de 120 participantes

Foto arquivo

O Grupo Relíquias de Santa Eulália organiza amanhã, sexta-feira, 10 de junho, o seu sexto passeio de motas clássicas.

A concentração está marcada para 8.30 horas em Santa Eulália, no café “O Requinte”, junto à sede do Grupo onde será oferecido o pequeno-almoço e, com este passeio revela o responsável pelo Grupo, Arnaldo Nepomuceno, serão depois oferecidas águas, aos bombeiros de Elvas.

Arnaldo Nepomuceno explica ainda qual o percurso previsto para este passeio, que começa “com uma pequena volta por Santa Eulália, Arronches, Monforte (Prazeres), onde será feita uma bucha, Barbacena, São Vicente, Santa Eulália, terminado com um almoço no pavilhão multiusos” da freguesia.

Para além das motas antigas, as relíquias, “vão participar pessoas com motas com maior cilindrada, sendo que as mais antigas partem em primeiro lugar”, havendo “cerca de 120 inscritos”, provenientes de várias partes da região e do país, acrescenta ainda Arnaldo Nepomuceno.

6º Passeio Relíquias de Santa Eulália que junta amanhã, os amantes das motas clássicas, com partida prevista às 9.30 horas.

Pax Julia Ensemble no domingo em Campo Maior

O concerto do quinteto Pax Julia Ensemble, no qual participa o maestro Vasco Pereira, está marcado domingo, 12 de junho, às 16 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

O Maestro revela que trabalha em conjunto com um maestro norte-americano nas obras que tem vindo a desenvolver, algumas delas integradas neste concerto. “Tenho um amigo norte-americano e trabalhamos e fazemos obras em conjunto, uma delas é a “Fratris”, que será também apresentada em Campo Maior, tendo como objetivo trazer a juventude e as pessoas que nunca vão aos com certos para assistir a música contemporânea”.

Pax Julia é nome do quinteto que sobe ao palco do Centro Cultural, composto por músicos espanhóis, sendo objetivo, acima de tudo que “o público se divirta”.

O maestro Vasco Pereira espera que “o público adira” a este concerto, adiantando irão tocar obras, entre outros, de Bach, Beethoven, Piazzola e Thomas Bramel.