Federação de Portalegre da JS recebe Coordenador Nacional dos Jovens Autarcas Socialistas

A Federação de Portalegre da Juventude Socialista recebeu na passada sexta-feira, dia 20, o Coordenador Nacional dos Jovens Autarcas Socialistas (JAS), Diogo Cunha, numa reunião de trabalho que decorreu na sede das Juntas de Freguesia, em Castelo de Vide.

A reunião contou com a presença do presidente da Federação de Portalegre da JS, João Pedro Meira, do vereador Jovem na Câmara Municipal de Castelo de Vide, João Diogo Carlos, e da Coordenadora Federativa dos JAS de Portalegre, Joana Ceia, também jovem autarca na Junta de Freguesia de Santa Maria da Devesa (Castelo de Vide).

João Diogo Carlos destacou a importância da construção de uma política autárquica construtiva, de diálogo enquanto oposição e de apresentação de propostas alternativas como forma de representar quem nos elegeu. Defendeu que é “essencial fazermos parte das soluções para contribuir para o desenvolvimento dos nossos concelhos e autarquias”.

Joana Ceia aproveitou a ocasião para realçar a necessidade de trabalharmos de forma articulada e em rede com todos os Jovens Autarcas eleitos no Alto Alentejo nas diversas assembleias municipais e assembleias de freguesia, onde a JAS deverá assumir um papel importante na troca de experiências e na formação autárquica dos eleitos indicados pela JS.

Nesse momento, João Pedro Meira desafiou o coordenador nacional da JAS a participar num “Fórum Autárquico” com os mais de 30 jovens autarcas socialistas do Alto Alentejo no final do próximo mês de setembro. Perante o repto lançado, Diogo Cunha, assumiu o compromisso de aproveitar a iniciativa da Federação de Portalegre para realizar nesse dia o Plenário Nacional da JAS.

Para João Pedro Meira “a formação autárquica dos Jovens Autarcas Socialistas no Alto Alentejo, em matéria administrativa e financeira, mas também burocrática e operacional, é determinante para a construção de uma nova geração de autarcas mais preparados e mais capazes para impulsionar e desenvolver os 15 concelhos do Alto Alentejo”.

Perante a receção do Plenário Nacional da JAS na Federação de Portalegre, João Pedro Meira, admite “que receber no Alto Alentejo mais de 200 Jovens Autarcas para debater o presente e o futuro das nossas autarquias e para conhecer a nossa realidade, o nosso território e os desafios que enfrentam os territórios de baixa densidade é mais uma oportunidade para afirmarmos a importância da concretização das tão necessárias políticas de coesão territorial que garantam uma igualdade de oportunidades entre o Interior e o Litoral”.