Bombeiros já recolheram mais de 165 toneladas de residuos

Quartel_ElectroAs 151 corporações de bombeiros voluntários inscritas na 2ª edição do Quartel Electrão recolheram, durante o primeiro mês de campanha, 165 toneladas de Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas & Acumuladores (RPA), em todo o país. Este valor representa uma subida de 11% face ao período homólogo da edição anterior.

O Quartel Electrão é uma iniciativa que tem como objetivo principal incentivar as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) e as comunidades locais a reunir a maior quantidade possível de REEE e RPA, de modo a, por um lado, minorar os seus impactos ambientais e, por outro, sensibilizar a população para a importância do correto encaminhamento deste tipo de resíduos. Simultaneamente, é uma forma de ajudar os bombeiros a cumprir a sua missão de apoio às populações locais.

Pedro Nazareth, Diretor Geral da Amb3E, entidade que gere a Rede Electrão e responsável pelo Quartel Electrão, comentou: “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até agora, que superaram os alcançados no mesmo período da primeira edição. Mesmo assim, sabemos que, tradicionalmente, as corporações só recolhem o grosso dos resíduos perto do fim da campanha. Há muitas associações de bombeiros voluntários que só agora vão começar a sua recolha mais intensiva, pelo que estamos expectantes para sabermos quais as quantidades finais angariadas. Neste momento, para os bombeiros ainda há muito tempo para recuperar e, até ao final, tudo pode acontecer.”

A corporação que maior peso de resíduos recolher será premiada com uma ambulância de transporte de doentes. As entidades que recolherem mais RPA e mais lâmpadas receberão equipamento profissional de bombeiros no valor de 2.000 euros e 1.000 euros, respetivamente. Haverá ainda cinco prémios per capita, constituídos por cartões pré-pagos de combustível no valor de 1.000 euros cada. Estes serão atribuídos às corporações que maior peso de REEE recolherem, relativamente ao número de habitantes da sua área de intervenção. Todas as AHBV participantes receberão ainda um prémio monetário por cada tonelada recolhida.