Badajoz: Fábia Rebordão, Camané e Rão Kyao no 13º Festival de Flamenco e Fado

O Festival de Flamenco e Fado está de regresso a Badajoz, entre 1 e 9 de julho, com as participações dos artistas portugueses Lina, Rão Kyao, João Caetano, Fábia Rebordão (na imagem) e Camané, acompanhado por Mário Laginha.

O festival, que vai na sua 13ª edição, resulta num encontro cultural centrado em duas expressões musicais classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). É promovido pela Junta da Extremadura, o Ayuntamiento de Badajoz, o Consórcio López de Aylala e também o português Museu do Fado, em Lisboa.

Em todos os dias do festival, atua um artista português e um espanhol. Os concertos começam todos às 22 horas e vão estar divididos por dois palcos: a esplanada de verão do Teatro López de Ayala, nos dois primeiros dias; e o Auditório Ricardo Carapeto, nos restantes.

No primeiro dia atuam a fadista Lina, que leva à cidade espanhola, o seu projeto “O Busto”, eleito o Melhor de 2020 pelas produtoras de rádio na Europa, através da World Music Charts Europe, e galardoado com o Prémio Carlos do Carmo, da Sociedade Portuguesa de Autores (2021). Nessa mesma noite, atua também Ostalinda Suárez, “a primeira cigana a formar-se em flauta transversal na Europa, concertista e solista da European Simphonic Romani Orchestra”, que dá a conhecer em Badajoz o seu espetáculo “Acaná Off”, uma “mistura de música clássica, música contemporânea e arte ‘jondo'”.

A 2 de julho atuam o português Rão Kyao, com “Fado Maior”, e o espanhol Miguel de Tena, com o seu mais recente álbum “Añoranzas”. Seguem-se, no dia 7, as atuações “Rythm & Fado”, do português João Caetano, e “El Beso”, da espanhola Alba Molina. A 8 de julho, sobem ao palco a fadista Fábia Rebordão, que apresentará o seu terceiro álbum, “Eu Sou”, seguindo-se Israel Fernández & Diego Del Morao.

No último dia, a 9 de julho, atuam Camané e o pianista Mário Laginha, com o projeto “Aqui está-se sossegado”, e ainda Eva Yerbabuena, “uma das maiores dançarinas de flamenco das últimas décadas”, que possui “um domínio técnico e cénico absoluto”.

Santa Casa de Campo Maior promove sessão sobre cuidados paliativos

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior promove, com o apoio do Município de Campo Maior e outras instituições, amanhã, dia 24 de maio, no âmbito da iniciativa “Vidas Ligadas”, uma conversa com Ricardo Serra, enfermeiro na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

Esta ação, que terá lugar no Jardim do Palácio Visconde d’Olivã, a partir das 17.30 horas, abordará a importância dos cuidados paliativos na doença avançada e irá dar a conhecer as histórias do dia a dia de quem se dedica ao conforto do outro.

As inscrições são gratuitas e obrigatórias. Podem ser feitas via email, para o endereço vidasligadas2021@gmail.com, ou através do telefone 268 009 100.

Ações pelo ambiente do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide “no Ambiente em FM”

O Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide tem incentivado, há já alguns anos, a mobilização dos estudantes do 2º e 3º ciclo de ensino básico para a constituição de uma Comissão de alunos, que fosse interlocutora entre a comunidade escolar e a comunidade educativa.

No presente ano letivo este objetivo ganhou um novo impulso com a contratação pela escola de um animador sociocultural, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário em curso neste Agrupamento de Escolas.

Foi no âmbito desse plano de atividades que se realizou, no passado mês de abril, no último dia de aulas do 2º período, uma ação de educação ambiental, da iniciativa da comissão de alunos, que envolveu uma caminhada até à serra, com a plantação de árvores autóctones na serra de S. Paulo, de perto de cem espécies arbóreas, terminando com um piquenique partilhado, que envolveu alunos, professores e alguns funcionários.

Este é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Fermelinda Carvalho: Portalegre comemora “o dia mais importante do concelho”

Portalegre comemora esta segunda-feira, 23 de maio, os 472 anos, da elevação a cidade. Um momento celebrado esta manhã, nos Paços do concelho, com a presença da Banda Euterpe, da Fanfarra dos Bombeiros de Portalegre, da Banda de Alegrete e dos guardas provisórios do Centro de Formação de Portalegre da GNR.

Depois da arruada por estas instituições, que se juntaram nas imediações da Câmara, foram içadas as bandeiras, num momento solene.

Para Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Portalegre, “é um privilégio” ter estas entidades presentes, naquele que afirma que “é o dia mais importante do concelho”, acrescentando que “esta é uma cidade com muita história”.

Hoje decorreu também uma missa solene, e durante a tarde tem lugar uma sessão solene, onde serão condecorados, entre outros a ULSNA, “numa homenagem aos profissionais de saúde, nestes últimos dois anos”, bem como o Banco Alimentar, “pelo trabalho que têm vindo a desenvolver”.

Há ainda espaço, a partir das 16 horas, para o desfile das maias com 150 crianças e desfile de carroças.

O Coronel Carlos Belchior, Comandante do Centro de Formação da GNR de Portalegre garante que “é uma prazer” esta entidade se associar às comemorações do dia da cidade, sendo que “já vem sendo tradição que os Guardas provisórios, em formação no Centro de Formação, conhecido como o berço dos guardas se associem e, deem o seu contributo para abrilhantar este dia festivo da cidade”.

O presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, também marcou presença nestas comemorações, enaltecendo que “a proximidade assim o exige, a boa vizinhança e o bom relacionamento assim o exige e estamos no triângulo turístico e solidários com a iniciativa de Portalegre e os eventos que a cidade faz refletem-se na economia local, da cidade de Marvão”.

Luís Vitorino acrescenta que “é importante estarmos todos unidos e em prol do desenvolvimento do Alto Alentejo”.

 

Torneio de Padel “Henrique Costal” de 3 a 5 de junho em Campo Maior

O Torneio de Padel “Henrique Costal”, promovido pela Casa do Benfica de Campo Maior estava previsto realizar em abril, mas, devido à previsão de chuva, foi adiado.

Raúl Burrica, da coletividade, revela que já há data para a realização deste torneio, estando marcado para os dias 3, 4, e 5 de junho, servindo para homenagear o antigo presidente da Assembleia Geral da Casa do Benfica.

As inscrições devem ser feitas até dia 27 deste mês, aqui, para que os quadros competitivos sejam divulgados, atempadamente.

O torneio será disputado no Parque Desportivo da Expectação.

Prémio Literário Hugo Santos apresentado em Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior acolheu ontem, 22 de maio, a cerimónia de apresentação do Prémio Literário Hugo Santos, uma iniciativa do Município de Campo Maior, que encerrou o programa da edição deste ano da Feira do Livro.

A criação do Prémio Literário Hugo Santos tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a língua portuguesa e promover e incentivar a criação literária, mas é também, e sobretudo, uma homenagem ao homem e ao escritor que lhe dá nome.

A cerimónia de apresentação, na qual estiveram presentes vários membros da família de Hugo Santos e representantes de várias instituições do concelho, contou com as intervenções do presidente do Município, Luís Rosinha e das três personalidades que compõem o júri do prémio: Rui Cardoso Martins, Ana Maria Videira e Paulo Costa.

Houve ainda espaço para os poemas de Hugo Santos nas vozes do seu neto Daniel Garcia e de Rita Antunes, tendo a tarde terminado com um momento musical com as guitarras portuguesas de Paulo Cachinho.

O Prémio Literário Hugo Santos destina-se a autores de nacionalidade portuguesa ou naturalizados, maiores de 18 anos. Nos anos pares será atribuído à modalidade de Poesia e nos anos ímpares à modalidade de Conto. O trabalho vencedor será publicado em livro numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior e o seu autor receberá um prémio monetário no valor de 750 euros.

As normas de participação do Prémio Literário Hugo Santos estão disponíveis online no seguinte link: https://bit.ly/plhugosantos