O concelho de Campo Maior registou, entre 24 de abril e 6 de maio, 37 novos casos de Covid-19 e 48 recuperações.
Sendo assim, este sábado, dia 7 de maio, estão ativos 32 casos de infeção, menos 11 em relação à semana passada.
O Festival de Arte e Caminhadas do Alto Alentejo chega este domingo, 8 de maio a Campo Maior, com duas iniciativas.
A primeira está marcada para as 10 horas, com saída da Praça da República de Ouguela e prevê uma caminhada por esta aldeia histórica, tendo a duração prevista de três horas.
Já a segunda, decorre a partir das 15 horas, com concentração no Largo do Barata, percorre as defesas de Campo Maior.
O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai realizar a Semana Internacional, entre 9 e 13 de maio de 2022.
Nesta iniciativa, vão marcar presença muitos participantes, entre docentes e quadros dirigentes e vários departamentos de trabalho, provenientes de instituições europeias, parceiras do IPP.
De acordo com a sua área de trabalho, os participantes desenvolverão sessões de ensino para os alunos e/ou participarão em eventos de formação e reuniões com os diferentes departamentos do IPP e secções do seu interesse.
Para além das sessões de trabalho, os visitantes terão a oportunidade de conhecer alguns dos locais mais representativos da região e visitar empresas e instituições relevantes.
A 32ª edição da Exposição Canina Internacional de Elvas decorre este sábado, 7 de maio, no Centro de Negócios Transfronteiriço.
Este ano há dez ringues, divididos pelos dois pisos do CNT, onde são 707, os cães inscritos, de 135 raças, provenientes, além de Portugal e Espanha, de Reino Unido, Itália, Bulgária, Finlândia, Panamá, México, Gibraltar e Suécia. José Homem de Mello, organizador técnico da iniciativa, revela “este ano batemos o record de sempre, sendo o maior número de cães inscritos, de todas as edições”. Sendo esta uma exposição de campeonato internacional, revela o organizador, “um cão para ser campeão internacional tem de ter ganho o certificado de aptidão ao campeonato internacional em três países diferentes”.
Com base no padrão do cão perfeito, para cada raça, relativo à parte morfológica, temperamento e aptidões, os cães dividem-se por onze grupos e o juiz avalia os cães “tendo por base esse padrão”. No final, revela José Homem de Mello, é eleito o melhor cão por raça, também os melhore sbebés, cachorros e juniores, o melhor cão adulto de cada grupo e, posteriormente, desses o melhor da exposição, o segundo e o terceiro”.
Para além da Exposição Internacional canina decorrer hoje, em Elvas, amanhã, domingo, 8 de maio, decorre também na IFEBA, em Badajoz. José Homem de Mello revela que “as duas cidades se complementam, nesta exposição”.
A 32ª exposição canina Internacional de Elvas tem entrada livre e conta com o apoio da Fédération Cynologique Internationale e do Clube Português de Canicultura.
Uma prova de padel, inserida na 20ª edição dos Jogos do Alto Alentejo, decorreu este sábado, 7 de maio, no Complexo Europadel de Elvas.
A iniciativa conta com cerca de 40 jogadores, em representação dos concelhos de Elvas, Campo Maior, Portalegre, Ponte de Sor, Nisa e Crato.
Este é o segundo evento desportivo que decorre na cidade, depois de o primeiro, de cicloturismo, se ter realizado no passado sábado, 30 de abril.
De recordar que os Jogos do Alto Alentejo envolvem 14 dos 15 municípios do distrito e contam com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.
A Sé de Elvas foi este sábado 7 de maio, palco para uma visita guiada conduzida por Mário Cabeças, no âmbito do Art&Walking Festival do Alto Alentejo.
Esta é a primeira iniciativa no âmbito deste Festival, em Elvas, sendo que amanhã decorre também uma caminhada que liga a barragem do Caia a Santa Eulália, pelo que é objetivo dar a conhecer não só os pontos emblemáticos da cidade, mas também envolver as freguesias do concelho, revela Edgar Nanque, técnico de turismo da cidade de Elvas.
O ponto de referência, para a caminhada de amanhã, que tem início marcado para as 10 horas, é a rotunda do cemitério na entrada de Santa Eulália, em direção a barragem.
O Festival de Arte e Caminhadas do Alto Alentejo decorre até dia 15 deste mês, pelos municípios de Elvas, Campo Maior, Monforte, Ponte de Sor, Sousel, Arronches e Avis.
As festas das Ruas Floridas de Redondo estão de regresso no próximo ano.
Uma informação confirmada pelo presidente da Câmara, David Galego, onde adianta que “as nossas ruas floridas, aquilo que é um marco incontornável da nossa tradição, irá ocorrer apenas em 2023, porque 2022 ainda seria um risco, na altura em que teria que ser planeado, com um ano de antecedência, altura em que a incerteza, relativa à pandemia, era grande, apesar de ainda o ser neste momento, percebemos que com a vacinação já podemos começar a ir para a rua”.
No entanto, o autarca afirma que apesar de este ano, as Ruas em Redondo não darem lugar às típicas flores, existirão “outros eventos de grande dimensão, e em maio haverá um certame que irá marcar a cultura do Alentejo”.
Ruas Floridas de Redondo, que depois de uma última edição, em 2019, estão de regresso já no próximo ano.
Entre os próximos dias 18 e 22, está de regresso a Campo Maior a tradicional feira do livro, ainda que, desta vez, em moldes e locais diferentes do habitual.
A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, promete uma “excelente programação”, com a maioria das atividades, quer para a comunidade escolar, quer para o público em geral, a desenvolver-se no jardim do Palácio Visconde d’ Olivã.
“Não vou levantar muito mais o véu. O nosso programa da feira do livro está prestes a sair. É uma questão de estarem atentos e também de nos acompanharem e visitarem durante estes cinco dias de feira do livro”, remata a vereadora.
O Festival de Arte e Caminhadas do Alto Alentejo está a decorrer até 15 de Maio, pelos municípios de Avis, Campo Maior, Monforte, Ponte de Sor, Elvas, Sousel e Arronches.
Esta iniciativa pretende “unir o Alto Alentejo utilizando os conceitos de turismo de natureza e cultural”, de acordo com o coordenador do festival José Pedro Calheiros.
O Festival Art&Walking Festival conta, em termos práticos no concelho de Campo Maior, com uma visita amanhã, dia 8, ao Castelo de Ouguela, marcada para as 10 horas, e outra pelas muralhas de Campo Maior, às três da tarde.
A Guarda Nacional Republicana comemorou o seu 111º aniversário na passada terça-feira, dia 3 de maio. Em Campo Maior, esta efeméride foi assinalada ontem, sexta-feira, dia 6 de maio, no Quartel da GNR, com uma série de iniciativas nas quais estiverem presentes o Comandante Territorial de Portalegre, Coronel Vítor Reis, o Comandante do Destacamento Territorial de Elvas, Capitão João Lourenço, e o Comandante do Posto Territorial de Campo Maior, Sargento-Ajudante Hugo Tavares.
O dia teve início com uma cerimónia militar, na qual foram condecorados militares do Destacamento Territorial de Elvas da Guarda Nacional Republicana, entre os quais vários de Campo Maior.
Em paralelo realizou-se um almoço convívio e uma cerimónia destinada aos militares que prestaram serviço nas atuais instalações da Guarda em Campo Maior, desde 17 de outubro de 2002, e que transitaram para a situação de reserva e reforma, uma forma de homenagem e reconhecimento do serviço prestado a toda comunidade durante a sua carreira.
Nesta ocasião foi ainda inaugurado o Mural do Reformado e uma pequena exposição com objetos da GNR, local onde passarão a constar todos os militares que prestem serviço em Campo Maior e transitem para a situação de reserva e reforma.
O presidente do Município, Luís Rosinha, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha marcaram presença neste evento, juntamente com o Comendador Rui Nabeiro, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, o presidente da Junta de Freguesia de São João Baptista, Miguel Tavares, o presidente da Junta de Freguesia de N. Sra. da Graça dos Degolados, João Cirilo, e o representante da Junta de Freguesia de N. Sra. da Expectação, José Leão, bem como representantes de várias instituições do concelho.