A Rota dos Cafés Delta está de regresso às estradas do Alto Alentejo, amanhã e domingo, dias 30 de abril e 1 de maio.
O passeio de automóveis clássicos, que vai já na sua 16ª edição, decorre “nos mesmos moldes” dos anos anteriores, revela o responsável pela organização, Eduardo Cristiano (na imagem), adiantando que participam no evento 175 pessoas e 82 carros.
“A pandemia impediu-nos, nos dois últimos anos, de podermos estar juntos neste evento e procurámos, logo que houve esta abertura, dar andamento ao evento”, comenta o responsável, assegurando que este bem é mais que um encontro de automóveis com muitos anos de vida e de estrada. Gastronomia, paisagem e património, garante Eduardo Cristiano, são componentes que fazem da Rota dos Cafés Delta o evento que é, aos dias de hoje.
O responsável lembra ainda a mais-valia deste passeio, em termos de ocupação hoteleira, para Elvas, uma vez que conduz à região pessoas de toda a parte do país: “vêm de todo o lado, de Penacova, Ílhavo, temos gente por aí baixo até ao Baixo Alentejo”. “80 por cento destas pessoas ficam aqui a comer e a dormir e temos os hotéis com uma ocupação muito significativa”, garante.
O passeio tem início marcado para as 9 horas, amanhã, em frente ao Hotel Santa Beatriz, em Campo Maior, estando a saída, com destino a Alpalhão, marcada para as 10.15 horas. Depois de almoço, os inscritos seguem em para Castelo de Vide, de onde saem às 18 horas, em direção a Elvas, onde decorre o jantar, marcado para as 21.15 horas, no hotel Vila Galé.
Já no domingo, os participantes têm a oportunidade de visitar o Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires. Às 12.45 horas saem de Elvas, em direção a Campo Maior, onde decorre o almoço.