Novas unidades de cuidados continuados integrados prestes a abrir no Hospital São João de Deus

Duas novas unidades de cuidados continuados integrados vão entrar em funcionamento, brevemente, no Hospital São João de Deus, em Montemor-o-Novo.

Estas novas valências, uma de média duração e reabilitação, com dez camas, e outra de longa duração e manutenção, com 15 lugares, e que integram a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, vão funcionar num dos pisos do edifício do hospital, que tem vindo a ser requalificado.

Estas respostas, revela o diretor do hospital, David Padeiro, resultam de um investimento cerca de dois milhões e 300 mil euros, financiado a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Estas duas unidades, ainda assim, revela David Padeiro, já se encontravam em funcionamento, mas em instalações provisórias. “Houve aqui um comprometimento, em 2016, por parte da Administração Regional de Saúde e o Instituto da Segurança Social de Évora, de realizar esta reformulação da instalação da estrutura física, para dar origem a estas novas instalações”, adianta.

As duas novas unidades de cuidados continuados integrados vão permitir ao Hospital São João de Deus dar uma melhor resposta ao nível dos cuidados aos doentes que necessitam deste tipo de internamento, para reabilitação física ou manutenção.

Estas novas valências juntam-se à residência de apoio moderado em saúde mental, com capacidade para dez doentes, e que entrou em funcionamento em novembro. “Até agora, éramos vocacionados para a reabilitação física e, neste momento, temos também estas valências para reabilitação psicossocial, sendo um projeto pioneiro no Alentejo”, remata o diretor.