Espaço Europa: Kohesio agrega informação de projetos dos 27 Estados-membros da UE

Kohesio é uma nova plataforma online que reúne toda a informação sobre os projetos nos 27 Estados-Membros da União Europeia (UE) financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelo Fundo de Coesão e pelo Fundo Social Europeu (FSE), desde 2014.

Nesta plataforma, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, agrega, de uma forma simples e através de um mapa interativo, tudo aquilo que tem sido o investimento da União Europeia nos diversos países e suas regiões.

A plataforma inclui dados sobre um cerca de milhão e meio de projetos do período de financiamento entre 2014 e 2020, perto de 165 mil só em Portugal. Ana Pereira garante que, com esta plataforma, é mais clara a visão do que está a ser financiado, com fundos europeus, em cada cidade e região.

Para conseguir reunir toda a informação foi necessário a cooperação próxima de todas as autoridades de gestão nos diferentes Estados-membros e autoridades regionais.

Para já, apenas em inglês, prevê-se que dentro de alguns meses, a plataforma esteja já disponível em todas as línguas oficiais da União Europeia. O website vai continuar a ser atualizado com os futuros projetos da programação do período 2021-2027.