Quercus participou na consulta pública do Plano Nacional para o Radão

A Quercus participou na consulta pública sobre a Avaliação Ambiental Estratégica do Plano Nacional para o Radão, que terminou na passada sexta-feira, dia 1.

Há já vários anos que a Quercus tem chamado à atenção, com várias iniciativas, para o problema do radão em Portugal e José Janela (na foto), da Associação Ambientalista, explica que “o radão é um gás radioativo, que se liberta do urânio, com consequências para a saúde”.

Nesse sentido, a Quercus chamou a atenção para vários aspetos que deverão melhorar, como por exemplo o facto do plano ser “muito incipiente, que admite muita falta de conhecimento sobre a situação real. Tanto assim é que a maior parte das medidas efetuadas às quantidades de radão foram feitas no âmbito da investigação. Por outro lado, os níveis de referência deveriam ter uma melhor definição, pois pode haver dúvidas na interpretação e não existe indicação de prazos para a transposição dos valores e eventuais restrições ao licenciamento e construção de habitações, de desenvolvimento previsível nos próximos quatro anos, para os Planos Regionais de Ordenamento do Território (PROT’s) ou dos Planos Directores Municipais (PDM’s) existentes”.

O radão e a consulta pública sobre a Avaliação Ambiental Estratégica do seu Plano Nacional estão em destaque na edição desta semana do programa Ambiente em FM; com José Janela, da Quercus.