“Loja do Cidadão era uma ambição do município”, diz João Grilo

Alandroal é um dos 19 municípios, a nível nacional, que se candidataram à abertura de novas lojas de Cidadão, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

De acordo com o presidente da câmara de Alandroal, João Grilo (na foto), “este espaço vai juntar os serviços do notariado, segurança social e finanças. Contamos com um edifício municipal, que vai ser requalificado, e vai contar com todas as necessidades de acessibilidade e mobilidade”.

O autarca refere que “para apresentar esta candidatura foi necessário elaborar um plano de ação para o imóvel, ter o acordo entre as três entidades e, pelo menos, um estúdio prévio de como vai funcionar o espaço pelo que já estamos a trabalhar no processo há algum tempo”.

A par de Alandroal, no Alentejo, são mais três os municípios que formalizaram esta candidatura: Barrancos, Santiago do Cacém e Vendas Novas. A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) vai agora avaliar as candidaturas e comunicará os apoios financeiros, no prazo de 30 dias úteis a contar do passado dia 7 de março.

As Lojas de Cidadão financiadas no âmbito deste aviso terão de cumprir um prazo máximo de abertura até 31 de dezembro de 2023 e não se podem localizar num concelho onde já exista outra Loja de Cidadão.