UE promove consulta pública sobre consumo sustentável de bens

A Comissão Europeia tem a decorrer uma consulta pública relacionada com o consumo sustentável de bens e a promoção do direito à reparação e reutilização.

O principal objetivo desta iniciativa, explica Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, é incentivar os consumidores a “reutilizarem eletrodomésticos, em vez de simplesmente os substituir, uma vez que têm um ciclo de vida cada vez mais pequeno, o que tem um grande impacto económico e ambiental, pelo que a Comissão Europeia quer promover o consumo sustentável destes bens, evitando a sua substituição, quando se avariam ou quando termina o prazo de garantia, mas também promover a sua reutilização”.

Desta forma, a Comissão Europeia pretende perceber qual a mudança necessária, a este nível, pelo que, como revela Ana Pereira, apresenta três níveis de intervenção: “uma intervenção mais leve, baseada em compromissos voluntários, por parte por exemplo dos fabricantes; uma intervenção moderada, assente na extensão dos períodos legais de garantias, em determinadas situações relacionadas com as opções dos consumidores; ou ainda uma intervenção mais forte, onde é dada prioridade à reparação em vez da substituição”.

Esta consulta quer também “sensibilizar as pessoas, uma vez que ainda há estigma em compra de bens de segunda mão, algo que noutros países, está integrado já no seu quotidiano”, acrescenta Ana Pereira.

A Consulta Pública relacionada com o consumo sustentável de bens e a promoção do direito à reparação e reutilização decorre até dia 5 de abril, e este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”.