Campo Maior: peça de teatro dedicada à Matemática leva Centro Cultural ao rubro

“Matnite”, da Companhia Gato Escaldado, de Oeiras, foi a proposta desta quinta-feira, 17 de março, do Município de Campo Maior, para as crianças das escolas, em mais uma sessão deste que é o Mês do Teatro.

A peça conta a história dos melhores amigos Vasco e Clara, que vão ter um teste de matemática, que vai decidir se passam, ou não, de ano. Enquanto Clara é muito aplicada, Vasco gosta mais de videojogos e futebol do que estudar.

Acabam os dois por entrar naquele que é o torneio de matemática mais difícil do universo: Vasco a representar a equipa de Einstein, mais pacato e tranquilo, que procura fazê-lo gostar de matemática, e Clara a de Pitágoras, que só quer que ela vença a competição. Vasco acaba por ser o grande vencedor, ainda que com a ajuda da amiga.

David Correia, que dá corpo e alma a Vasco, revela que o grupo procura transmitir com este espetáculo, que vive muito da interação com os mais novos, a mensagem de que “as pessoas podem fazer várias coisas e há sempre capacidade para evoluir”. Levar as crianças a gostar de teatro é outros dos objetivos deste “Matnite”.

Já Clara é interpretada por Inês Sousa. A atriz explica que a sua personagem procura, acima de tudo, mostrar que “não vale a pena tentar ganhar a todo o custo e que o mais importante é a diversão”. A matemática, diz ainda, pode ser divertida.

Mostrar que as crianças “têm tempo para tudo”, isto é, “para brincar, para jogar e para estudar” é o objetivo da personagem de Einstein, nesta peça, revela Arknel Marques, o ator que o interpreta. Já Ana Isabel Sousa, que dá vida a um total de três personagens, incluindo o temível Pitágoras, revela que aquilo que a deixa mais nervosa são as constantes mudanças de roupa, no decorrer da peça. Perceber que as crianças detestam esta personagem, pelas suas atitudes, é algo que deixa a atriz muito satisfeita.

Perante um Centro Cultural cheio, a companhia de teatro revelou-se muito feliz por ver que, em Campo Maior, no interior do país, o município proporciona, durante todo o mês, um conjunto de espetáculos de teatro à população, comenta o ator e responsável pela técnica desta peça, Bruno Realista.