Município de Alandroal tem vários projetos para Juromenha

A Fortaleza de Juromenha está a ser alvo de uma obra de restauro e conservação. Uma empreitada que teve início em outubro do ano passado, com um prazo de execução de dois anos.

É uma obra tem cerca de cinco milhões de euros de investimento associado, e tem como objetivo “restaurar os três tipos de muralha da fortaleza, a árabe, medieval e seiscentista, tudo isso será restaurado, afirma João Grilo, presidente da Câmara de Alandroal, revelando que apenas fica o interior da fortaleza por “resolver”, mas há um projeto do Revive “para ocupar uma parte com uma unidade hoteleira, algo que está a ser preparado em conjunto com a Secretaria de Estado do Turismo, o restante será alvo de requalificação”, revela.

O concurso é lançado pela Secretaria de Estado, pelo que os interessados deverão demonstrar o seu interesse junto do governo, mas João Grilo acredita que “não será difícil que um grupo hoteleiro, de bom nível, mostre interesse por um projeto tão interessante como o de Juromenha”.

Para o presidente da Câmara de Alandroal esta obra é apenas o início daquilo que se pretende para Juromenha. “Temos um caminho para a requalificação total da fortaleza de Juromenha para a colocar ao serviço do desenvolvimento local, para valorizar o património e, isto é só o princípio, porque nos obriga a repensar o exterior da fortaleza, as vias de comunicação e toda a vila, estamos a trabalhar num plano de reconversão de ordenamento”.

Há inda um projeto para um centro náutico com valências recreativas, junto ao rio, sem a componente de praia. “Juromenha está a ver o seu processo de reconversão desbloqueado, com este caminho que queremos, naturalmente, continuar a investir, remata João Grilo.