Skip to content

Espaço Europa: Sobreira Grande é candidata a Árvore Europeia do Ano

A Sobreira Grande de Vale do Pereiro, em Arraiolos, foi a vencedora da quarta edição do concurso Árvore do Ano e está, neste momento, a representar Portugal no concurso Árvore Europeia do Ano.

Depois das participações Plátano do Rossio, em Portalegre, no ano passado, e da vitória do Sobreiro Assobiador, em Moura, em 2018, é agora a árvore de Arraiolos que se encontra a votação no concurso europeu, iniciado em 2011, inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation, segundo revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”.

O propósito da Árvore Europeia do Ano é destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural, que merece toda a nossa atenção e proteção. Ao contrário de outros concursos, a Árvore Europeia do Ano não se foca na beleza, no tamanho ou na idade da árvore, mas sim na sua história e conexão com as pessoas.

Ao todo, encontram-se 16 árvores a concurso, sendo que quem quiser votar terá de o fazer em duas. A votação decorre até ao próximo dia 28, sendo que, a partir de dia 22, torna-se secreta, deixando de ser possível perceber qual das árvores a lidera.

A votação está disponível em Tree of the Year.

Compartilhe este artigo: