Crédito fácil é o tema em destaque desta semana na DECO

Ter um crédito rapidamente aprovado pode ser um sinal para o consumidor de que está a ser enganado, podendo este tornar-se mais dispendioso do que deveria.

Esta semana na rubrica da Deco, Helena Guerra do Gabinete de Apoio e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor alerta os consumidores, para os perigos de contratar um crédito fácil, devendo informar-se “antes de contratar crédito”.

Helena Guerra explica que “o crédito fácil pode sair caro. O consumidor deve, antes de mais, avaliar quais as entidades envolvidas nesta operação e em que condições atuam”.

De forma a que o consumidor possa entender se o a entidade é fidedigna, ou não, o Banco de Portugal disponibiliza uma lista de entidades financeiras “devidamente autorizadas a conceder crédito, ou se atua como intermediário”, revela Helena Guerra.

A responsável pelo Gabinete de Apoio e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor alerta para esquemas online, como por exemplo “um dos estratagemas mais utilizados nas redes sociais, procura a recolha dos dados do consumidor, com promessa de crédito pré aprovado, sendo solicitada a transferência de um montante, entre 100 a 200 euros. No fim, o consumidor é lesado e o crédito nunca lhe é concedido”.

O crédito fácil e os seus perigos para o consumidor é o tema em destaque esta semana na rubrica da Deco com Helena Guerra do Gabinete de Apoio e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor.