DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e melhor reputação de 2021

A Delta, do Grupo Nabeiro, lidera o ranking das marcas com maior relevância e melhor reputação de 2021, tendo obtido a melhor avaliação, (83,5 pontos em 100).

Este é o resultado do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos 12 meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore®, divulgados pela Consultora OnStrategy.

A Delta recupera a posição de liderança entre mais de 2 mil marcas auditadas que foram previamente identificadas de forma espontânea por mais de 50 mil cidadãos que refletem a sociedade em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.

Este ano, apenas 8 marcas atingem o nível de excelência (em 2020 eram 17 as marcas a registar esta avaliação), depois da Delta segue-se a Google com 82,3 pontos, a Microsoft (82,3 pontos), a Nestlé (82,2 pontos), Olá (82,0 pontos), Lego (80,8 pontos), Luso (80,7 pontos) e Disney (80,4 pontos).

A EDP Renováveis foi a marca que registou o maior crescimento do índice de reputação neste período (+4 pontos). Setorialmente, são avaliadas mais de 50 indústrias.

Ao nível dos Líderes Empresariais e Económicos foi distinguido o Comendador Rui Nabeiro com 74,9pts, já na categoria das Celebridades e Líderes Sociais foi distinguido o Almirante Gouveia e Melo com 79,4 pontos e na secção de líderes políticos o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. (79,4 pontos).

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere, “ao analisarmos os resultados deste índice referentes ao ano de 2021 consolidado, em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 e que refletem os atributos de relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificámos que há uma quebra generalizada no índice de reputação das marcas. Desde logo, o número de marcas de excelência (+80pontos) caiu de 17 para 8. Numa análise mais fina, juntando as dimensões emocionais e racionais afetas à reputação podemos afirmar que existiu um efeito boomerang negativo no sentido em que em 2020 as marcas até criaram relações emocionais fortes e elevaram os indicadores emocionais, mas em 2021 as soluções racionais associadas a serviço, inovação e cidadania não acompanharam as expetativas dos cidadãos, facto que impactou negativamente os indicadores racionais e consequentemente os indicadores emocionais”.

Pedro Tavares adianta ainda que “os setores com maior destaque estão sobretudos associados à saúde e bem estar e nesse sentido devem ser considerados numa perspetiva de investimento em cidadania e responsabilidade social das marcas dos vários setores de atividade”. Refere também que: “no topo das avaliações, as marcas que continuam a obter o nível de excelência são todas repetentes, o que reforça a força e sustentabilidade das mesmas no que respeita à sua reputação”.

Por fim, Pedro Tavares conclui que “com a marca DELTA a voltar a assumir a liderança reputacional e a marca EDP renováveis a registar o maior crescimento, destaca-se também a relevância das marcas alimentares e tecnológicas no nível de excelência”.