Grémio comemora 144 anos e aniversário da Banda 14 de Janeiro marcado pela reabertura da sede

O Centro Artístico Elvense, tradicionalmente conhecido como Grémio, assinala esta sexta-feira, dia 14 de janeiro, mais um aniversário. Aquela que é a coletividade mais antiga do distrito, vê-se impedida de comemorar a data, devido à pandemia.

Gil Dores (na foto), presidente do Centro Artístico, lamenta que “os 144 anos não possam ser celebrados. Nos últimos tempos temos conseguido manter as nossas atividades diárias, como a leitura dos jornais, jogos de cartas, damas, bilhar e pool. No entanto, os bailes e espetáculos não conseguimos fazer desde 2019”.

O Centro Artístico Elvense, (Grémio) foi fundado em 14 de Janeiro de 1878 com o objetivo de proporcionar o recreio dos sócios por meio de reuniões diárias, leitura e audição de concertos radiofónicos, jogos lícitos e quaisquer outros entretenimentos.

A Banda 14 de Janeiro comemora hoje 67 anos. Em feriado municipal, a coletividade tinha sempre, antes da pandemia, um papel de destaque, tocando logo pela manhã, nos Paços do Concelho, no Grémio e, por fim, na sua sede.

Com a sede em obras e a pandemia a assolar o país e o mundo, a Banda 14 de Janeiro vê-se impedida de celebrar a data. No entanto, “este é um ano com sabor especial para a banda, uma vez que as obras na nossa sede estão praticamente concluídas e esperamos, ou no final de janeiro ou no início de fevereiro, poder abrir as portas desta nova sede”, refere Vicente Grenho (na foto), presidente da direção da banda.

“Esta é uma obra que nos vais permitir arrumar a casa o melhor possível e acreditamos que no próximo ano vamos conseguir celebrar e fazer uma festa em condições na nossa sede”.