António Costa em Elvas para ação de pré campanha para as legislativas

António Costa, secretário-geral do PS, esteve esta manhã de domingo, 9 de janeiro, de visita ao Alto Alentejo, tendo visitado as instalações da Selenis em Portalegre, vindo depois até Hotel Vila Galé Collection, em Elvas.

Em Elvas, António Costa foi recebido ao som das saias de Campo Maior, pelo Grupo “O Despertar Alentejano”, e foi-lhe oferecida uma flor de papel, alusiva à classificação das Festas do Povo como Património Imaterial Cultural da Unesco. António Costa, no seu discurso, começou por felicitar os campomaiorenses por esta distinção, agradecendo também o apoio do comendador Rui Nabeiro à candidatura do partido.

A abrir os discursos, Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, justificou a sua presença nesta visita de António Costa, adiantando que a sua ideologia política continua a mesma, até morrer. “A minha ideologia política está bem marcada logo em 1976, quando aderi ao Partido Socialista, por isso há coisas que não se conseguem alterar, e toda a gente que me conhece sabe bem que, desde o nascer até morrer, ninguém muda duas coisas: o saber respeitar tudo e todos, se és do Sporting é até morrer e, na vida política, se és socialista desde o início, tens de ser socialista até morrer”.

Rondão Almeida acrescentou que a sua presença vai servir para que “o próprio eleitorado do PS, que já chegou aos 75%, muito brevemente se possa concentrar neste votação, que se vai realizar daqui a uns dias para voltarmos novamente a sentir que esta terra é desde 1993 é socialista, mas socialista do coração, porque é assim que o povo me reconheceu, quando voltei à minha terra e que um dia, quando daqui abalar, saibam que tiveram um homem que envergou a camisola de Elvas, mas que nunca esqueceu a sua ideologia política”, rematou.

António Costa agradeceu as palavras de Rondão Almeida, o que a seu ver, “é um sinal que, passadas as eleições autárquicas, é momento de todos nos juntarmos, para garantir uma forte vitória e maioria do PS, que assegura estabilidade e continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver”.

O secretário-geral do Partido Socialista, referindo-se ao Alto Alentejo, disse que “toda esta faixa próxima da fronteira, tem um enorme potencial, que temos que saber aproveitar se queremos crescer mais do que crescemos no passado, foi muito importante termos tomado a decisão para este distrito, de avançar com a Barragem do Pisão que vai assegurar produção de energia e criar condições para potenciar o desenvolvimento a agricultura nesta região”.

“Temos de investir na inovação”, assegurou António Costa, destacando o Laboratório Colaborativo instalado em Elvas, o Inov Plant protect, que a seu ver “está a investigar e desenvolver novas peças e novos pesticidas biológicos para assegurar que temos uma agricultura mais produtiva e sustentável”.

“Não há nenhuma fatalidade, para que o distrito de Portalegre não seja uma plataforma industrial importante para a exportação”, assegura António Costa, destacando que “não é por acaso que temos aqui uma importante multinacional portuguesa, a Delta, mas vimos na Selenius como é possível produzir a partir de Portalegre para o mundo e como esta indústria está a adaptar e utilizar o desafio das alterações climáticas parta investir na produção de energia mais sustentável, o caso do hidrogénio, na economia circular como é o caso do plástico, para a produção de novas embalagens”.

Já no que diz respeito ao Vila Galé, Costa enaltece a requalificação daquele edifício, que estava abandonado, “para o tonar numa unidade hoteleira, moderna e que desenvolve uma outra linha do desenvolvimento económico, que é o turismo”.

“Não podemos deixar de olhar para o futuro e perceber o enorme potencial que as infraestruturas que estão em curso vão gerar para o Alentejo, como as novas ligações transfronteiriças, uma é ligação entre Nisa e Cedillo, e por outro lado o investimento ferroviário que liga Sines a Espanha e à Europa e que segundo adianta, “gera enorme oportunidade de desenvolver toda a atividade logística associada a essa linha de caminho de ferro”. “O grande desafio que todo o Alentejo tem pela frente, é saber aproveitar este corredor sul, de forma a ser uma oportunidade para fixar nesta região um conjunto de atividades produtivas para a exportação”, remata António Costa.

Para o candidato do círculo eleitoral de Portalegre, Ricardo Pinheiro, as pessoas estão com o partido assim como o partido tem estado com a população, estando atendo às necessidades do Alto Alentejo. “O PS está com o distrito e as pessoas também têm estado com o PS, acho que cada vez mais o dever de fazermos politica séria é o que os homem e mulheres pedem, é esse espírito de ambição e nível de frontalidade que tenho tentado introduzir nas legislativas, e como sendo candidato pelo distrito de Portalegre”.

Ricardo Pinheiro refere ainda que durante as próximas semanas irá apresentar “factos de como o PS tem trazido determinados domínios de investimento para estes territórios”.

Para esta ação de pré-campanha, com vista às eleições legislativas estiveram, para além do secretário-geral do PS, dos candidatos pelo círculo eleitoral de Portalegre, o comendador Rui Nabeiro, o presidentes das Câmaras Municipal de Campo Maior, assim como outras entidades políticas, a nível regional, ligadas ao partido.