Elvenses aderem à testagem gratuita à Covid no Coliseu de Elvas

Os elvenses acorreram, em massa, na manhã desta quarta-feira, 5 de janeiro, ao Coliseu de Elvas, para se testarem à Covid-19, de forma gratuita, no primeiro de quatro dias desta iniciativa promovida pelo Município.

Os testes são realizados apenas com marcação, sendo que, e tal como a Rádio ELVAS já ontem tinha avançado, para hoje, as cem vagas disponíveis foram todas preenchidas.

É pela porta traseira deste espaço, designada de porta das cavalariças, que é feita esta testagem gratuita. Neste local encontram-se uma enfermeira e uma administrativa da Cruz Vermelha, uma vez que esta testagem resulta de uma parceria entre a Câmara, esta instituição e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Ana Rente, enfermeira responsável por esta testagem afirma que a mesma “está a correr bem” e que, até às 11 horas, 60 pessoas já tinham sido testadas à Covid-19, admitindo que “estava a fazer falta esta testagem, uma vez que tendo em conta este número, a população está a aderir bastante”.

Apesar de a testagem ser por agendamento, as pessoas devem aguardar por ordem de chegada. A enfermeira explica ainda que a pessoa é chamada, são-lhe solicitados o  número de telefone e email, assim como outros dados pelo que é necessária a apresentação do Cartão de Cidadão. Depois de feito o teste, dentro de uma hora é enviada uma mensagem com o resultado do teste, assim como o certificado, sendo que os dados são também enviados para o SINAVE.

Ana Rente revela ainda que há instituições, que “em grupo, agendaram o teste, para estarem testados, de forma preventiva”.

A nossa reportagem falou com algumas pessoas que aguardavam na fila pela sua vez, para a realização do teste. No caso de Filipa agendou a marcação para si, para o marido e os dois filhos, porque tendo em conta que vai regressar ao trabalho e os filhos à escola, quer “estar mais descansada”, considerando “importante a testagem”.

Já José Cordeiro decidiu marcar teste para visitar a sua mãe no lar de Santa Eulália, uma vez que é necessária “a apresentação de um certificado”.

Considerando que “há pessoas que não têm outra forma de fazer o teste”, Benedita Canhão, decidiu fazê-lo para estar mais descansada e, para si esta “é a forma mais rápida de perceber” se estamos ou não infetados.

Tendo em conta que em Elvas a oferta ao nível de testes gratuita tem sido pouca e que a existe praticamente não tem vagas, de forma a sentir-se “mais seguro com os contactos” que tem José Chagas decidiu hoje fazer o seu primeiro teste.

A testagem gratuita volta a acontecer amanhã, 6 de janeiro, (para a qual as vagas também já estão todas preenchidas) e nos dias 11 e 12 deste mês, sendo que é necessário o agendamento através do número de telefone da Câmara de Elvas (268 639 740).