Arronches novamente destacada pela qualidade de vida

Arronches foi considerado, por um estudo da Marktest, como um dos melhores a nível nacional. O Rating de Qualidade de Vida é composto por 15 indicadores, com base em informação produzida por fontes oficiais de estatística, classificados com uma notação de 1 a 20 valores, elaborando-se depois a média que vai ordenar a classificação final de cada tabela.

No Rating de Qualidade de Vida, Arronches aparece na quarta posição, ex aequo com Constância e São Vicente, com o valor de 13.8, conotando-se assim como um dos concelhos onde melhor se vive a nível nacional. O concelho é apenas superado por Castelo de Vide que lidera a tabela com 15.1, Manteigas que se encontra na segunda posição com 15.0 e Porto Moniz com 14.5.

De realçar que este é o segundo ano consecutivo que o referido estudo coloca Arronches no topo dos concelhos com melhor qualidade de vida, realçando assim o bom trabalho efetuado pela autarquia, a atividade desenvolvida localmente por instituições particulares e ainda pelo dinamismo da população que contribui decisivamente para a apresentação destes resultados.

Proteção Civil, PSP e Bombeiros em ação de sensibilização e fiscalização em Elvas

A Proteção Civil Municipal de Elvas, em colaboração com a PSP e os Bombeiros Voluntários da cidade, está a realizar, na tarde desta terça-feira, 28 de dezembro, uma ação de sensibilização, numa das entradas da cidade, no Morgadinho, junto ao antigo posto de turismo.

A polícia, explica o comandante da PSP de Elvas, comissário Rui Massaneiro, associou-se a esta ação com a operação “Polícia Sempre Presente: Festas Felizes 2021”, que decorre desde a passada quinta-feira, dia 23, e que se prolonga até 3 de janeiro. A mesma tem em vista, sobretudo, sensibilizar os automobilistas, que entram na cidade, para uma condução prudente, procurando-se, acima de tudo que, por esta quadra festiva, “a sinistralidade rodoviária baixe tanto quanto possível”. Para além de sensibilização, esta é uma ação de fiscalização e verificação.

Até ao momento, a PSP, em Elvas, não registou nenhuma ocorrência significativa, à exceção do despiste do velocípede, na Avenida do Dia de Portugal, reportada ontem pela Rádio ELVAS (ver aqui). “Está a ser uma época tranquila e assim esperamos que continue”, remata o comissário.

Já o coordenador municipal de Proteção Civil de Elvas, Tiago Bugio, lembra que, enquanto condutores, os cidadãos devem ter o máximo de cuidado, ao volante, pelo que os três agentes de Proteção Civil envolvidos nesta ação concentram-se num “fim único: alertar para a segurança rodoviária”.

Para além disso, e tendo em conta o período do ano em que nos encontramos, Bugio revela que é importante também alertar para os consumos excessivos de álcool, para os cuidados a ter com a alimentação e não descurar as regras relativas à prevenção da Covid-19. O coordenador municipal de Proteção Civil lembra ainda que há que adequar a condução às condições climáticas, assegurando que, em caso de cansaço, “é preferível descansar um pouco”, até porque “as fatalidades podem acontecer em segundos”.

Os Bombeiros Voluntários de Elvas procuram, no decorrer desta ação, distribuir alguns folhetos informativos, relativos aos cuidados a ter relacionados com os consumos de álcool, bem como com os excessos a nível alimentar, por estes dias, explica o adjunto de comando dos Soldados da Paz elvenses, Nuno Santana. Evitar ajuntamentos, por ocasião da passagem de ano, aconselha ainda, lembrando que “a Covid-19 está aí”.

A reportagem completa para ver aqui:

Reportados mais 325 novos casos de Covid-19 no Alentejo

O Alentejo regista esta terça-feira, 28 de dezembro, 325 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas não foram reportados óbitos, na região, relacionados com a doença.

Desde o início da pandemia, o Alentejo registou 46.275 casos de infeção e 1.086 óbitos.

Portugal regista 17.172 novos casos Covid e 19 óbitos

Portugal regista esta terça-feira, 28 de dezembro, 17.172 novos casos de Covid-19 e 19 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, 8.226 doentes foram dados como recuperados da doença.

Nos hospitais do país, encontram-se internadas 936 pessoas, mais 22 que ontem, 152 em Unidades de Cuidados Intensivos, mais duas que na véspera.

Encontram-se, ao dia de hoje, 114.541 casos ativos de infeção, mais 8.927 que ontem.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 1.303.291 casos positivos, 18.909 óbitos e 1.169.841 altas.

Mais dez casos Covid e 11 altas em Elvas

Elvas regista esta terça-feira, 28 de dezembro, dez novos casos de Covid-19, assim como 11 recuperações da doença.

No concelho, encontram-se ativos 112 casos de infeção, menos um que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 2.027 casos positivos, 34 óbitos e 1.881 altas.

CIMAA elege novos órgãos intermunicipais e aprova orçamento para 2022

A reunião de instalação da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) decorreu no passado dia 22 deste mês, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, na qual tomaram posse os seus membros.

A nova mesa da Assembleia Intermunicipal é constituída por Albano Varela e Silva, do PS, como presidente, Joviano Vitorino, do PSD, como vice-presidente e Maria de Lurdes Bento, da CDU como secretária. Para o Secretariado Executivo Intermunicipal foi reeleito Carlos Nogueiro, enquanto primeiro-secretário da CIMAA.

No seguimento da reunião de instalação teve lugar a sessão ordinária da Assembleia Intermunicipal na qual, entre outras questões, foram aprovados importantes pontos como o plano de ação, orçamento, reestruturação técnica e alteração do regulamento da CIMAA para 2022.

Ainda nesta sessão ordinária foi feita uma saudação de agradecimento à mesa da Assembleia Intermunicipal cessante e aprovação de um voto de congratulação ao Município de Campo Maior pela classificação das suas Festas do Povo como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

Excessos de fim de ano no De Boa Saúde desta semana

As festas de final de ano proporcionam momentos de descontração e felicidade. Porém, a fartura de comidas e bebidas às vezes faz com que as pessoas cometam alguns excessos prejudiciais ao bem-estar e saúde.

Se no Natal os excessos estão relacionados com a comida, na altura da passagem de ano as bebidas alcoólicas são, por norma, consumidas em excesso, de acordo com o médico Pintão Antunes.

Pintão Antunes deixa um apelo aos jovens para que “tenham cuidado. Poupem a vossa família ao sofrimento porque o Dia de Ano Novo é de alegria e não de tristeza”.

O excesso de álcool, sobretudo nesta altura de passagem de ano, está em destaque no programa “De Boa Saúde” desta semana com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Legislativas 2022: Bruno Batista é o candidato independente do CDS por Portalegre

Bruno Batista (na foto) é o candidato independente do CDS-PP, pelo distrito de Portalegre, às eleições legislativas de Janeiro.

Em declarações à Rádio Campo Maior, Bruno Batista garante que este desafio “é uma honra, uma vez que o convite foi feito diretamente pelo presidente do CDS-PP, que teve coragem para convidar para cabeças de lista dos três distritos alentejanos três candidatos independentes. Isto vem mostrar aquilo que há muito tempo eu defendo: tem que haver espaço na politica para os independentes”.

O elvense reforça a sua ligação ao distrito de Portalegre que conhece “bem, onde nasci e onde ainda tenho a minha família. Vivi em Elvas durante mais de 26 anos, onde vou com bastante frequência e que se contra numa região ostracizada e que precisa claramente de lutar pelo desenvolvimento”.

O candidato independente considera insuficiente o facto do distrito de Portalegre ser representado por apenas “dois deputados na Assembleia da República. Sendo a casa da democracia, onde se defende o futuro do país e onde se discutem as ideias que podem mudar Portugal, o Alentejo, com apenas dois deputados, merece que eu e os outros estejamos aqui com vontade e com um querer fazer mais e melhor”.

CDS-PP escolhe três independentes para se candidatarem pelo partido às legislativas de Janeiro: Bruno Batista pelo distrito de Portalegre, Ana Costa Freitas por Évora e Francisco Palma pelo distrito de Beja.

Extremadura com mais de sete mil novos casos Covid desde a véspera de Natal

As infeções por Covid-19 continuam a aumentar na Extremadura, sendo que, desde a passada sexta-feira, véspera de Natal, foram reportados, na região, 7.605 casos positivos.

Ontem, segunda-feira, foram registadas 1.920 novas infeções, sendo que o maior número de novos casos positivos foi registado na véspera de natal, coincidindo com o momento em que muitas pessoas recorreram aos testes de antigénio, antes de se reunirem em família. Nesse dia, foram reportadas 2.431 novas infeções, mais 253 que na quinta-feira.

Ontem, na área de saúde de Badajoz foram notificados 793 casos, na de Mérida 304, em Don Benito 286, em Cáceres 197, em Llerena-Zafra 117, em Plasencia 108, em Coria 72 e em Navalmoral de la Mata 43.