Rainha Sofia reconhece trabalho do Banco Alimentar de Badajoz e dos seus voluntários

Foto: El Periodico Extremadura

A Rainha Sofia visitou ontem, quarta-feira, 1 de dezembro as instalações do Banco Alimentar de Badajoz, de forma a conhecer o seu modo de funcionamento.

Durante duas hora a Rainha teve tempo para se reunir com os patronos da fundação e autoridades e para visitar os escritórios e o armazém, onde pôde ver em primeira mão como é o trabalho que permite atender as necessidades de cerca de 16 mil pessoas, na província de Badajoz.

“Ela ficou maravilhada com o funcionamento e interessou-se pelos produtos que se entregam às crianças”, explica Cristina Herrera, presidente do Banco Alimentar.

A visita da Rainha é um reconhecimento ao trabalho da entidade, que tem sido uma das poucas em Espanha que manteve a sua atividade durante o confinamento e, principalmente, dos seus voluntários. A sua presidente espera que também sirva para dar mais visibilidade ao trabalho que é feito, especialmente para que as doações aumentem neste momento “muito difícil”, já que durante os meses de janeiro e fevereiro as contribuições são consideravelmente reduzidas. “Estamos abertos a qualquer doação”, relembrou Herrera.

A mãe de Felipe VI falou também com representantes de empresas que regularmente colaboram com o Banco Alimentar de Badajoz, a quem agradeceu o apoio, bem como com algumas das entidades beneficiárias, responsáveis ​​pela distribuição do auxílio. Em 2020, o Banco Alimentar de Badajoz distribuiu quase 2 milhões de quilos de alimentos e dos seus 16 mil beneficiários, 1.992 eram crianças e 796 eram bebés.

A visita da Rainha Sofia insere-se no trabalho social realizado desde a fundação a que dá o nome, que colabora com bancos alimentares de todo o país.

As Irmãs Maria Teresa e Clara, Irmãs Clarissas do Mosteiro de Santa Ana, esperaram pacientemente pelo encontro da Rainha Sofia para lhe dar um saco com os doces artesanais que fazem e vendem em Badajoz. Trouxeram para ela algumas caixas de azulejos e corações de amêndoa, além de biscoitos ingleses, uma novidade.