No caminho que Évora percorre rumo ao objetivo de Capital Europeia da Cultura 2027, a Meia-Maratona da cidade Património Mundial realiza-se, este ano, no próximo dia 28 (domingo), numa organização da Câmara Municipal de Évora.
A Évora 21.27 – Meia-Maratona inclui uma prova de dez quilómetros e uma caminhada e conta com a Praça de Giraldo como o centro nevrálgico da prova, com os atletas e acompanhantes a poder desfrutar da grande monumentalidade do espaço.
Em termos desportivos, a Évora 21.27 – Meia-Maratona procura também celebrar a classificação do Centro Histórico da Cidade como Património Mundial pela UNESCO (25 de novembro de 1986) e desenrola-se nos primeiros metros pelas principais artérias da histórica urbe, fazendo jus ao estatuto de “uma das meias-maratonas mais bonitas do país”, refere a autarquia eborense. De resto, a Évora 21.27 – Meia-Maratona repete o traçado de outras edições, com os últimos metros pela Rua da República a consagrar e a exigir um derradeiro esforço por parte dos atletas.
Depois de um ano de interregno, a Évora 21.27 – Meia-Maratona reassume o papel de um dos maiores eventos de massas da região, estando prevista uma participação máxima de dois mil atletas, divididos pelas três iniciativas (meia-maratona, dez quilómetros e caminhada).
Para o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, a realização da meia-maratona é o sinal claro de que “no nosso concelho queremos retomar, paulatinamente, a normalidade, apesar das circunstâncias. A prática desportiva, aliada à promoção turística, e neste caso à candidatura a Capital Europeia da Cultura, reveste-se de uma extraordinária importância para nós e, como tal, reunidas todas das condições sanitárias, e respeitando as regras emanada pela DGS, decidimos avançar novamente com esta organização”.