Festa do Castanheiro e Feira da Castanha em Marvão em novembro

O Município de Marvão informou que estão a decorrer as inscrições para a participação de produtores locais na Festa do Castanheiro e Feira da Castanha, nos dias 13 e 14 de novembro, sábado e domingo.
Podem inscrever-se produtores com a venda de produtos hortícolas, doces, compotas, licores, azeite, vinho e artesanato, assim como profissionais para os espaços de restauração.
As inscrições são limitadas a residentes no concelho de Marvão e só serão aceites mediante apresentação do Cartão de Cidadão (com o pin da morada válido) ou cópia da folha de rosto da Certidão Permanente da Empresa.
A Festa do Castanheiro e Feira da Castanha, após ausências em 2020 e 2021, devido à pandemia, regressa este ano com grande expetativa junto de vendedores, visitantes e residentes do concelho de Marvão.

ESAE comemora 25 anos esta quinta-feira

A Escola Superior Agrária de Elvas comemora manhã, quinta-feira, 14 de outubro, 25 anos do início das suas atividades letivas.

As comemorações decorrem a partir das 16 horas, no auditório da Escola, onde estão previstas as comunicações do Diretor da Escola Superior Agrária de Elvas, José Manuel Rato Nunes, presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador Rondão Almeida e do presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Albano Silva.

Para além destas, o 25º aniversário da ESAE contará com a presença de duas individualidades que muito significam para a comunidade da Escola professor Gonçalo Barradas, primeiro Diretor da ESAE, que foi responsável pela instalação e desenvolvimento de todos os procedimentos inerentes à criação e implantação da ESAE; e do professor Pedro Lynce de Faria, que esteve na génese da ESAE, defendendo sempre a necessidade da criação de uma escola superior agrária nesta região e que tem acompanhado atentamente o percurso e evolução da Escola.

A cerimónia terminará com a homenagem pública aos três elementos da equipa olímpica portuguesa de Dressage que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio: Maria Caetano, Rodrigo Torres e João Torrão, antigo aluno da licenciatura em Equinicultura da Escola Superior Agrária de Elvas.

Estremadura espanhola regista mais 16 casos Covid e um óbito

A Estremadura espanhola regista esta quarta-feira, 13 de outubro, mais 16 casos de Covid-19, e um óbito, associado à doença. Desde o início da pandemia, nesta região do país vizinho, morreram 1.948 pessoa, vítimas do novo coronavírus.

Atualmente, encontram-se 16 doentes internados nos hospitais da região, um em Unidades de Cuidados Intensivos.

Nas últimas 24 horas, 70 doentes foram dados como recuperados da doença, num total de 101.149 altas.

Elvas regista mais oito casos de Covid-19

O concelho de Elvas regista esta quarta-feira, 13 de outubro, oito novos casos de infeção por Covid-19, pelo que estão agora 40 casos de infeção, ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.764 casos positivos, 1.695 altas e 29 mortes.

Portugal com mais 828 casos Covid e nove óbitos

Portugal regista esta quarta-feira, 13 de outubro, mais 828 casos de Covid-19 e nove óbitos. Nas últimas 24 horas, 622 doentes foram dados como recuperados da doença.

Em todo o território nacional, há 335 doentes internados, menos dez que ontem, 54 em unidades de cuidados intensivos (menos dois).

Existem agora 30.034 casos ativos da infeção em Portugal, mais 197 que ontem.

Desde março de 2020, no país, foram registados 1.077.186 casos de infeção, 18.065 mortes e 1.029.087 recuperações.

Impacto do bullying nas crianças e jovens em destaque no “Elvas + solidária”

No próximo dia 20 deste mês assinala-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying, para tal no programa de hoje “Elvas + Solidária, a psicóloga Viviana Matias, explica não só este conceito, mas também qual o impacto que tem nas vítimas.

O Bullying caracteriza-se pela “intencionalidade e continuidade de comportamento ao longo do tempo, numa relação que é caracterizada por uma diferença de poder entre duas pessoas, ou um grupo e uma pessoa, tornando-se assim numa forma grave de agressão”.

Segundo alguns estudos, e como revela psicóloga, “uma em cada cinco crianças é vítima deste tipo de violência, em contexto escolar, que causa um grande sofrimento ao nível emocional e social, e que pode comprometer o desenvolvimento da sua personalidade, muitas pessoas acabam por experienciar sentimentos negativos e a parte da rejeição, acabam por se sentir doentes e influencia a sua rotina diária e rendimento escolar, porque mantêm a preocupação se este tipo de agressão volta a acontecer”.

Para além das consequências emocionais que o bullying causa nas crianças, e quando estas não têm o devido apoio psicológico, pode mesmo levar ao suicídio. A psicóloga refere que “algumas das pessoas quando não têm o devido acompanhamento, pode mesmo levar ao suicídio, e aumenta também os riscos de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.”

Atualmente para além do Bullying surge um novo tipo de agressão que é o ciberbullying, “que tem vindo a disparar”. Viviana Maias refere que este tipo de violência “é mais silencioso, em que não há tanto controlo, uma vez que se processa a nível virtual, e tem um maior impacto nas crianças e jovens”.

Para combater o bullying e ciberbullying, principalmente nas escolas, e como explica a psicóloga Viviana Matias, torna-se fundamental o envolvimento das forças de segurança, bem como pais, professores e, acima de tudo, a sociedade em geral. “Tanto a polícia como a escola, devem estar bastante envolvidos na sensibilização deste tema, bem como o trabalho dos psicólogos, é muito importante trabalhar junto dos alunos estas questões com uma comunicação assertiva para a resolução de problemas e gestão de conflitos, porque há muitas estratégias que podemos transmitir, o modo como devem agir”

No entanto, a psicóloga considera que os pais devem estar sensibilizados, para poderem ajudar os filhos, mas esta sensibilização aplica-se igualmente aos jovens que dizem “eu só estavam a assistir, e não percebem que acabam por estar a apoiar e manter o comportamento, ou mesmo ao filmar, em vez de colocar um ponto final”.

“Toda a gente deve estar envolvida, para estar alerta e cooperar sempre que é necessário identificar alguma situação”, acrescenta ainda a psicóloga Viviana Matias.

O impacto do bullying nas crianças e jovens é o tema em destaque no programa, desta semana, “Elvas + solidária”, que pode ouvir na nossa emissão ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.

Morreu Aurélio Martins

Morreu esta quarta-feira, 13 de outubro, Aurélio Martins, natural de Degolados, no concelho de Campo Maior, mas residente em Elvas. Deixa mulher e dois filhos.

Aurélio Martins, de 61 anos, estava pré-aposentado da PSP há cerca de três anos, sendo que foi agente principal na esquadra de Elvas. Foi também capitão de equipa de veteranos do clube de futebol de Degolados. Estava internado no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde veio hoje a falecer.

O corpo será transladado da unidade hospitalar elvense para o Complexo Funerário de Elvas, após ordem judicial. Será depois sepultado no cemitério de Degolados. As causas da morte ainda estão por apurar.

À família enlutada, a Rádio Campo Maior endereça as mais sentidas condolências.

Surto na APPACDM: mais seis infetados, mas situação está “estável e controlada”

O número de infetados com Covid-19, resultantes do surto que surgiu, no passado dia 5, nas instalações da APPACDM de Elvas, subiu para 28, depois de mais três utentes e três funcionários terem também testado positivo, nos testes realizados esta segunda-feira, dia 11.

Uma informação avançada à Rádio ELVAS por Luís Mendes, presidente da instituição, que adianta que este número corresponde a “19 utentes e nove colaboradores”. Neste momento, segundo o presidente uma das três funcionárias que testaram positivo esta segunda-feira, “já estava em isolamento e as outras duas estão assintomáticas, pelo que se evidencia o efeito da vacinação”. Já relativamente aos três utentes, “dois já tinha revelado sintomas, ainda no final da semana passada, e ontem já não apresentaram qualquer sintoma quando realizaram o teste, sendo que estão todos a ser monitorizados pelo médico e enfermeira, e o outro utente esteve sempre assintomático”.

“Dentro daquilo que era expectável, apareceram mais uns casos, mas não há motivo para alarme, porque a situação está controlada”, revela Luís Mendes.

O presidente da APPACDM de Elvas garante ainda que “estamos em condições de constatar que a situação está circunscrita e está controlada”. Relativamente aos utentes “já nenhum apresenta sintomas, apenas alguns com falta de olfato ou de paladar, mas nada de preocupante, e aqueles que apresentaram no início do surto, foram sintomas leves, como febre ou alguma tosse”.

Luís Mendes enaltece ainda o papel de todos os colaboradores da instituição, nesta fase. “Quero enaltecer, em nome da direção, e de todas aquelas pessoas que nutrem carinho, admiração e consideração pela APPACDM, e quero elogiar o trabalho de toda a equipa, porque não há palavras que descrevam o empenho, coragem, dedicação, preocupação, espírito de união, de todos os colaboradores, e quando assim é, é meio caminho andado para nos ajudar a superar os problemas, pelo que deixo esta palavra de conforto a todos os colaboradores da instituição, que têm tido um papel excelente”.

Número de infetados na APPACDM de Elvas sobe para 28, no entanto, a situação encontra-se estável. Na próxima segunda-feira, dia 18, utentes e funcionários voltarão a ser testados à Covid-19. Espera-se que possam ser já registadas algumas altas.

Mais dois casos positivos de Covid-19 identificados em Campo Maior

Campo Maior regista esta quarta-feira, 13 de outubro, mais dois casos positivos de Covid-19.

A somar aos três casos de infeção reportados ontem, há agora cinco casos ativos no concelho.

Desde o início da pandemia, em Campo Maior, foram identificados 750 casos, dos quais 733 foram dados como recuperados. Vítimas da doença, no concelho, morreram 12 pessoas.

Academia de Música de Elvas com número recorde de novos alunos

Foto: Academia de Música de Elvas

O número de novos alunos da Academia de Música de Elvas bateu, neste novo ano letivo, todos os recordes, desde a sua abertura, há 34 anos.

A inscrição de 76 novos alunos é, para o diretor desta instituição de ensino artístico, Luís Zagalo, por um lado, “um motivo de orgulho, de contentamento e realização”, mas também de desafio e responsabilidade, bem como sinónimo de uma gestão “mais apertada” do projeto da Academia de Música. “São 76 novas vidas que são depositadas nesse contexto de confiança”, acrescenta.

“Há 15 anos, o total de alunos era de 45. Só este ano, entram 76, mais os outros todos que já lá estão, o que configura, entre os alunos internos e externos, resultantes de protocolos, um universo de 500 alunos”, adianta Luís Zagalo.

O diretor pedagógico da instituição recorda que o espaço físico da Academia de Música está já muito limitado, tendo em conta a sua capacidade de resposta, embora existam muitas parcerias que permitam que as aulas de turma decorram nas escolas da cidade. “Nem todos vão à academia ter aulas (…), mas a verdade é que as paredes são as mesmas e partindo do princípio que já não é razoável, nem pedagogicamente interessante, prolongar no tempo, durante o dia, e serão de noite as aulas, nem tão pouco ao fim de semana, este espaço está esgotado”, garante.

Uma outra preocupação de Luís Zagalo continua a ser o trânsito, que se interrompe na Rua de Olivença, sempre à hora das aulas na Academia de Música. “200 carros por dia é uma coisa que já tem alguma expressão e se for uma aula de orquestra com 50 faz alguma mossa”, comenta ainda.

A oferta formativa da Academia de Música de Elvas contempla diversos instrumentos, formação musical, composição e cursos artísticos especializados, divididos por iniciação, ao nível do 1º ciclo, curso básico de 2º e 3º ciclos, curso secundário e cursos livres. Os instrumentos disponíveis para aprendizagem são acordeão, flauta, guitarra clássica, piano, violoncelo, saxofone, violeta e violino.