“Hospital de Elvas é uma referência”, garante presidente da ULSNA

Tal como noticiámos anteriormente, o Hospital de Santa Luzia de Elvas já tem à disposição dos utentes um novo mamógrafo. Trata-se de um equipamento adquirido para substituir o anterior e que foi adquirido no âmbito de um protocolo assinado entre a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) e a Câmara Municipal de Elvas.

Joaquim Araújo, presidente do Conselho de Administração da ULSNA, referiu-nos que “este equipamento já se encontra no hospital, encontrando-se numa fase de instalação e capacitação dos profissionais que com ele vão trabalhar. O mamógrafo que tínhamos, por avaria, deixou de ser útil e deixou de funcionar. Para colmatar essa necessidade tivemos que adquirir outro equipamento, que foi candidatado a fundos comunitários, e, através de um protocolo, contou com o apoio da Câmara Municipal de Elvas”.

“O Hospital de Elvas é uma referência nestas patologias (cancerígenas) e tornou-se muito importante a aquisição deste equipamento para dar resposta numa área tão critica”, sublinhou.

No período em que o Hospital de Elvas esteve sem mamógrafo, “o Hospital de Portalegre deu esse apoio aos utentes”. Por outro lado, sempre que necessário, “a ULSNA realiza aquisição de serviços ao exterior da Unidade”.

A aquisição deste novo mamógrafo resultou de um investimento de cerca de 260 mil euros, comparticipado com fundos europeus.