Exposição cinegética da “Familia Ampuero” patente na Feciex

A exposição cinegética “Familia Ampuero. Vuelta a la Esencia” está patente na edição deste ano da Feciex – Feira da Pesca, Caça e Natureza Ibérica da Estremadura. Uma mostra que conta com peças de uma das famílias mais relevantes ao nível da caça, em Espanha e que para Ignacio Gragera, alcaide de Badajoz, “permite aos visitantes dar a volta ao mundo dentro de uma sala”.

O alcaide de Badajoz destaca a importância de público numa feira que tem “uma forte componente comercial. Temos feiras que se destinam apenas a empresários mas este tipo de eventos tem que ter público”.

A Feciex decorre até amanhã, domingo.

Portugal regista mais sete mortes e 939 casos de Covid-19

Portugal regista hoje, sábado, dia 18 de setembro, mais 939 casos de Covid-19 e sete óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1606 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 457 doentes internados, menos 17, 90 em unidades de cuidados intensivos (menos sete).

Estremadura regista 52 novos casos Covid e 237 recuperados

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 52 novos casos de Covid-19, quatro mortes e 237 recuperados.

Registaram-se mais dez internamentos e 18 pessoas tiveram alta hospitalar, num total de 64 pessoas hospitalizadas, dez em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Forcados de Elvas motivados e com ambição para triunfar na corrida de São Mateus

A tradicional Feira Taurina de São Mateus, em Elvas, conta com duas corridas de touros, sendo que a primeira tem lugar já hoje, sábado, dia 18, no coliseu Comendador Rondão Almeida.

Em praça vão estar os cavaleiros João Moura Jr e Marcos Bastinhas, a lidar touros das ganadarias Veiga Teixeira, Murteira Grave e Romão Tenório.

Nesta corrida pegam os Forcados Amadores de Évora e Amadores e Académicos de Elvas. “É com grande entusiasmo” que Luís Machado, cabo dos forcados Amadores e Académicos de Elvas vê esta edição da Feira Taurina, na cidade, “que começa a entrar no panorama nacional taurino e está muito bem montada, à semelhança do ano passado”, considerando que “este é um espetáculo que move massas”.

Luís Machado afirma que os forcados se têm preparado durante, os meses de fevereiro a abril, com treinos e depois “faz-se a preparação física e psicológica, porque pegar um touro é uma responsabilidade, mas em Elvas, na nossa praça, perante o nosso público tem uma responsabilidade acrescida”. “Vejo o grupo motivado e com ambição, com o objetivo de triunfar, nesta feira, na nossa cidade”, acrescenta Luís Machado.

O cabo dos forcados Amadores e Académicos de Elvas adianta que esta “é uma corrida muito aliciante”, convidando todos os aficionados para que “compareçam nesta corrida, e que mostremos a nossa força e que Elvas é uma cidade com aficción e que aqui se podem fazer coisas muito boas”.

A corrida, que decorre no coliseu Comendador Rondão Almeida, está marcada para as 21.30 horas. As reservas de bilhetes podem ser feitas através do contacto 918 606 401.

Fernando Pimenta é campeão do mundo de K1 1.000 metros

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se este sábado, dia 18, campeão mundial de K1 1.000 metros, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca.

Pimenta completou a prova em 3.25,82 minutos, superando o campeão olímpico, o húngaro Balint Kopasz, por 67 centésimos. O bielorrusso Aleh Yurenia conquistou o bronze, gastando mais 4,65 segundos do que o português.

Esta época, Fernando Pimenta foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e vice-campeão da Europa.

Campo Maior regista mais um recuperado de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, registou-se a recuperação de um doente Covid no concelho de Campo Maior.

Sendo assim, 728 dos 742 casos confirmados já estão curados, existindo hoje três casos ativos no concelho.

PS com ação de campanha em Degolados este sábado

A campanha deste sábado, dia 18, do Partido Socialista em Campo Maior arranca com uma ação de rua, em contacto com a população, entre as 10 e as 10.30 horas, tendo início na Rua Telo Gama, percorrendo várias artérias da vila, e terminando no jardim municipal.

Já durante a tarde, entre as 16 e 16.30 horas a ação de campanha tem lugar na freguesia de Degolados.

Programa de vindimas da Adega Mayor termina este sábado

A Adega Mayor tem abertas as suas portas para desafiar todos os interessados, a participar na vindima Mayor, que termina hoje, sábado, dia 18.

As vindimas arrancaram no final de julho e Pedro Foles, diretor de Marketing da Adega Mayor, afirma que “esta é a época mais feliz do ano, sendo que tudo tem corrido muito bem, tanto ao nível da segurança, com o resultado que tem chegado das vinhas, quer do ponto de vista qualitativo, quer quantitativo”. O ciclo anual “foi muito bom, pelo que temos tido evidência disso, pelo que nos chega à adega, com uma qualidade superior à do ano passado”.

A Adega Mayor conta assim com um programa especial para esta época, com três atividades distintas. Pedro Foles explica que o programa base, denominado de Vindima Mayor, “possibilita aos visitantes terem a experiência de vindima no campo, e como todo o processo se desenrola, depois as pessoas acompanham o processo na Adega e termina com um pequeno workshop vínico”.

A juntar a esta experiência da Vindima Mayor pode adiciona-se a vertente de “piquenique nas vinhas; e uma experiência denominada de “Da Vinha ao vinho”, onde os visitantes podem fazer o seu próprio vinho, provar os vinhos em monocasta, o tipo de blend que mais apreciam, fazer o seu próprio vinho, engarrafá-lo e levá-lo para casa com um rótulo personalizado”.

Comparativamente a anos anteriores, este ano, “estas experiências estão a ter uma grande procura”, revela Pedro Foles, “quer aos fins de semana, quer durante a semana, por parte, maioritariamente de portugueses”.

Os programas da Vindima Mayor terminam hoje, dia 18, mas carecem de reserva prévia através dos contactos da Adega Mayor, sendo limitados a grupos de 12 pessoas. Para mais informações pode consultar o web site da Adega Mayor aqui.