O concelho de Elvas regista hoje, sábado, 18 de setembro, mais um caso de infeção por Covid-19 e a recuperação de dez pessoas.
Sendo assim, Elvas tem ativos 16 casos de Covid-19.
A exposição cinegética “Familia Ampuero. Vuelta a la Esencia” está patente na edição deste ano da Feciex – Feira da Pesca, Caça e Natureza Ibérica da Estremadura. Uma mostra que conta com peças de uma das famílias mais relevantes ao nível da caça, em Espanha e que para Ignacio Gragera, alcaide de Badajoz, “permite aos visitantes dar a volta ao mundo dentro de uma sala”.
O alcaide de Badajoz destaca a importância de público numa feira que tem “uma forte componente comercial. Temos feiras que se destinam apenas a empresários mas este tipo de eventos tem que ter público”.
A Feciex decorre até amanhã, domingo.
Portugal regista hoje, sábado, dia 18 de setembro, mais 939 casos de Covid-19 e sete óbitos associados à doença.
Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1606 casos de recuperação.
Em todo o território nacional, há 457 doentes internados, menos 17, 90 em unidades de cuidados intensivos (menos sete).
A tradicional Feira Taurina de São Mateus, em Elvas, conta com duas corridas de touros, sendo que a primeira tem lugar já hoje, sábado, dia 18, no coliseu Comendador Rondão Almeida.
Em praça vão estar os cavaleiros João Moura Jr e Marcos Bastinhas, a lidar touros das ganadarias Veiga Teixeira, Murteira Grave e Romão Tenório.
Nesta corrida pegam os Forcados Amadores de Évora e Amadores e Académicos de Elvas. “É com grande entusiasmo” que Luís Machado, cabo dos forcados Amadores e Académicos de Elvas vê esta edição da Feira Taurina, na cidade, “que começa a entrar no panorama nacional taurino e está muito bem montada, à semelhança do ano passado”, considerando que “este é um espetáculo que move massas”.
Luís Machado afirma que os forcados se têm preparado durante, os meses de fevereiro a abril, com treinos e depois “faz-se a preparação física e psicológica, porque pegar um touro é uma responsabilidade, mas em Elvas, na nossa praça, perante o nosso público tem uma responsabilidade acrescida”. “Vejo o grupo motivado e com ambição, com o objetivo de triunfar, nesta feira, na nossa cidade”, acrescenta Luís Machado.
O cabo dos forcados Amadores e Académicos de Elvas adianta que esta “é uma corrida muito aliciante”, convidando todos os aficionados para que “compareçam nesta corrida, e que mostremos a nossa força e que Elvas é uma cidade com aficción e que aqui se podem fazer coisas muito boas”.
A corrida, que decorre no coliseu Comendador Rondão Almeida, está marcada para as 21.30 horas. As reservas de bilhetes podem ser feitas através do contacto 918 606 401.
O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se este sábado, dia 18, campeão mundial de K1 1.000 metros, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca.
Pimenta completou a prova em 3.25,82 minutos, superando o campeão olímpico, o húngaro Balint Kopasz, por 67 centésimos. O bielorrusso Aleh Yurenia conquistou o bronze, gastando mais 4,65 segundos do que o português.
Esta época, Fernando Pimenta foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e vice-campeão da Europa.
A campanha deste sábado, dia 18, do Partido Socialista em Campo Maior arranca com uma ação de rua, em contacto com a população, entre as 10 e as 10.30 horas, tendo início na Rua Telo Gama, percorrendo várias artérias da vila, e terminando no jardim municipal.
Já durante a tarde, entre as 16 e 16.30 horas a ação de campanha tem lugar na freguesia de Degolados.
A Adega Mayor tem abertas as suas portas para desafiar todos os interessados, a participar na vindima Mayor, que termina hoje, sábado, dia 18.
As vindimas arrancaram no final de julho e Pedro Foles, diretor de Marketing da Adega Mayor, afirma que “esta é a época mais feliz do ano, sendo que tudo tem corrido muito bem, tanto ao nível da segurança, com o resultado que tem chegado das vinhas, quer do ponto de vista qualitativo, quer quantitativo”. O ciclo anual “foi muito bom, pelo que temos tido evidência disso, pelo que nos chega à adega, com uma qualidade superior à do ano passado”.
A Adega Mayor conta assim com um programa especial para esta época, com três atividades distintas. Pedro Foles explica que o programa base, denominado de Vindima Mayor, “possibilita aos visitantes terem a experiência de vindima no campo, e como todo o processo se desenrola, depois as pessoas acompanham o processo na Adega e termina com um pequeno workshop vínico”.
A juntar a esta experiência da Vindima Mayor pode adiciona-se a vertente de “piquenique nas vinhas; e uma experiência denominada de “Da Vinha ao vinho”, onde os visitantes podem fazer o seu próprio vinho, provar os vinhos em monocasta, o tipo de blend que mais apreciam, fazer o seu próprio vinho, engarrafá-lo e levá-lo para casa com um rótulo personalizado”.
Comparativamente a anos anteriores, este ano, “estas experiências estão a ter uma grande procura”, revela Pedro Foles, “quer aos fins de semana, quer durante a semana, por parte, maioritariamente de portugueses”.
Os programas da Vindima Mayor terminam hoje, dia 18, mas carecem de reserva prévia através dos contactos da Adega Mayor, sendo limitados a grupos de 12 pessoas. Para mais informações pode consultar o web site da Adega Mayor aqui.