Extremadura com mais 220 casos Covid e seis óbitos

A Extremadura regista, esta quarta-feira, 1 de setembro, 220 novos casos de Covid-19 e mais seis óbitos.

Nas últimas 24 horas, 396 doentes foram dados como recuperados da doença, num total de 92.396 altas.

Encontram-se, à data de hoje, 132 pessoas hospitalizadas na região, 17 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Desde o início da pandemia, na Extremadura, a Covid-19 já matou 1858 pessoas.

Município de Campo Maior lança iniciativa “À Noite no Castelo”

O Município de Campo Maior vai promover a iniciativa “À Noite do Castelo” com o objetivo de dar a conhecer o Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA) e o Castelo de Campo Maior sob um ponto de vista diferente.

Estas visitas, que terão lugar nos dias 7 e 8 de setembro, são limitadas a 15 pessoas por grupo e seguem todas as normas de segurança da Direção-Geral da Saúde. Em cada um dos dias sairão dois grupos: um às 21 horas e outro às 21.30 horas, acompanhados por elementos do CIFA.

Para participar nesta experiência diferente, é necessário fazer a inscrição, através de um formulário disponível aqui.

O CIFA, inaugurado no passado dia 17 de julho, é o primeiro ponto de contacto dos visitantes com a Fortificação Abaluartada de Campo Maior e permite ficar a conhecer as diferentes vertentes desta estrutura através de uma narrativa assente em três princípios: a história, a poliorcética e o património.

Desde a sua abertura ao público, o CIFA registou mais de mil visitas e continua a despertar interesse, não só entre os campomaiorenses, mas também entre visitantes vindos de todo o país e do estrangeiro.

Cinco milhões para requalificar muralhas de Juromenha (Alandroal)

A Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal, vai ser requalificada, num investimento de cerca de cinco milhões de euros. O auto de consignação foi assinado na manhã de hoje, quarta-feira, dia 1 de setembro, na Igreja Matriz da Fortificação, e o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, mostrou-se “muito satisfeito” destacando que “foi um trabalho e todos, desde a CCDR à Direção Regional de Cultura do Alentejo, bem como de todos os que trabalham comigo na autarquia”.

João Grilo garante que com esta requalificação é necessário “apostar ainda mais na envolvente à fortificação para que consigam dar resposta ao projeto. Já temos um projeto para o Centro Náutico, teremos que pensar na animação turística e melhorar as condições de acesso a quem nos visita e a quem vive em Juromenha. Cada vez se torna mais importante a questão da ligação a Espanha, temos falado muito na navegabilidade do Guadiana, daqui a Badajoz e cada vez é mais importante ter boas ligações ao lado espanhol”.

Ao autarca refere que o Alentejo “tem várias joias patrimoniais mas Juromenha tem uma entidade própria. Acredito que temos tudo para fazer o mesmo percurso de outros pontos do Alentejo, alguns deles já classificados Património Mundial”.

“Património é decisivo no Alentejo”, diz Ceia da Silva

De acordo com António Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, o património “é um dos aspetos decisivos na conjuntura global do Alentejo. Pela primeira vez, na Estratégia de Especialização Inteligente, que aprovámos há pouco tempo, o património é uma área especifica. É lógico que Juromenha tem um simbolismo especial, por estar encostada à Fronteira. Como sempre disse, Juromenha é tão importante como Barrancos. O facto de estar afastada dos grandes centros poderia fazer com que não recebesse a devida importância”.

Mais do que recuperar o património, para Ceia da Silva o que dá validade a este projeto “é atribuir-lhe utilização. O programa Revive poderá ser decisivo para a requalificação da fortificação porque com uma unidade hoteleira há circulação, há pessoas e há manutenção. Temos vários exemplos no Alentejo, como o caso de Elvas, em que o Revive foi aplicado com sucesso”.

“Esta assinatura é muito importante”, diz Ana Paula Amendoeira

Ana Paula Amendoeira (na foto), diretora Regional de Cultura do Alentejo, considera que a assinatura deste auto de consignação “é um momento muito importante para a cultura e património da região. Juromenha é um caso de tentativas de solução mas só agora conseguimos esta maturidade. Este processo está dividido em duas fases: a primeira a de requalificação da parte exterior e a próxima, a segunda fase, vai consistir na requalificação do interior”.

Auto de consignação da Consolidação e Restauro dos Paramentos do Perímetro Abaluartado Exterior e Cerca Islâmica e Medieval Interior da Fortaleza de Juromenha foi assinado hoje.

Em causa está um investimento de cerca de 5 milhões de euros: 3 milhões e 500 mil euros do FEDER. À Câmara Municipal de Alandroal cabe um investimento de 600 mil euros, divididos por dois anos.

Curso de Design de Som e Produção Musical lecionado na ESTG

O Instituto Politécnico de Portalegre tem uma nova oferta formativa na área do som: o Curso Técnico Superior Profissional em Design de Som e Produção Musical.

“É um curso de caráter eminentemente prático, que visa dotar os alunos de competências para trabalhar no mundo do audiovisual, ou seja, fazer o som para cinema, televisão ou videojogos, por exemplo”, de acordo com João Cordeiro, coordenador deste curso.

“Este curso é um curso superior técnico e, como tal, tem um foco na vertente mais técnica, Visa formar, não só os novos alunos, como também profissionais a trabalhar na indústria e que querem fazer um refresh aos seus conhecimentos. Qualquer pessoa se pode candidatar e tem uma prova de aptidão para os alunos que concorram no concurso de maiores de 23 anos”, sublinhou.

De acordo com o professor João Cordeiro, “este é o primeiro curso deste género, a nível nacional, no ensino público. Há um curso semelhante, em Lisboa, numa universidade privada, logo com mais custos associados”.

As inscrições para o próximo ano lectivo estão a decorrer e o curso vai decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.

Mais 74 casos Covid registados no Alentejo

O Alentejo regista esta quarta-feira, 1 de setembro, 74 novos casos de Covid-19. Por outro lado, e de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, não foram reportados óbitos, devido à doença, na região.

Desde março do ano passado, no Alentejo, foram registados 37.331 casos de infeção e 1.006 mortes.

Portugal regista mais 1565 casos Covid e 14 óbitos

Portugal regista hoje, quarta-feira, dia 1 de setembro, mais 1565 casos de Covid-19 e 14 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 2365 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 681 doentes internados, mais quatro que ontem, 131 em unidades de cuidados intensivos (menos cinco).

A importância dos afetos no Elvas + Solidária desta semana

A pandemia Covid-19 está a afetar negativamente o bem-estar psicológico de muitas crianças, jovens e adultos uma vez que se encontram privados dos afetos a que estavam habituados.

“As medidas de combate à pandemia, como o distanciamento social e a falta de contacto entre famílias, provocam medo, incerteza e ansiedade. O afeto é importante em todas as faixas etárias e como é óbvio a tradicional cotovelada, que hoje se usa, não substitui aquilo a que estávamos habituados”, como nos refere Sara Ferreira (na foto), coordenadora do programa CLDS 4G no concelho de Elvas.

No que diz respeito às crianças, o afeto influencia bastante no seu crescimento e desenvolvimento. “Os pais são como um espelho e devolvem à criança imagens. Quando um pai demonstra afeto pelo filho, o filho torna-se o seu espelho e vice-versa, refletindo o sentimento de afeto do outro”, garantiu a responsável.

Mesmo em período de pandemia, é importante manter interações sociais e manifestar afetos por família, amigos e colegas de trabalho.

A importância dos afetos é o tema do programa Elvas + Solidária desta semana, com Sara Ferreira, coordenadora do programa CLDS 4G no concelho de Elvas.

Campo Maior mantém-se com 31 casos ativos de Covid-19

Campo Maior não regista esta quarta-feira, 1 de setembro, nem novos casos de Covid-19, nem recuperações da doença, mantendo-se com 31 casos ativos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram registados 723 casos positivos de infeção, dos quais 681 já foram dados como recuperados. Vítimas de Covid-19, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

Plantel da equipa de futsal do UFD está praticamente completo

O plantel da equipa de futsal do União Futebol de Degolados está praticamente completo, com vista a integrar o Campeonato distrital da modalidade da Associação de Futebol de Portalegre.

O União Futebol de Degolados decidiu reativar, recentemente a modalidade, e, neste momento, como revela Paulo Costa, coordenador da modalidade, no clube, “há já dez jogadores contratados, sendo quase todos de Campo Maior, exceto João Leal, que é de Elvas”.

Paulo Costa apresenta os dez jogadores que farão parte do plantel: “Francisco Santa, Bruno Cardoso, Nuno Barbosa, Gonçalo Martins, José Nabeiro, Bruno Sabino, estão desde o início no projeto; voltam José Pinheiro e João Leal;  dois jogadores de peso e com muita experiência; já Elton Carrilho, André Camilo, vem do futebol 11, mas vão dar um pouco de si, neste projeto”.

Quanto à equipa técnica, o União Futebol de Degolados conta com Marco Calaça e Hélder Martins como treinadores. O Marco Calaça, segundo Paulo Santos “acompanha a equipa há mais tempo e é um bom profissional, sabe lidar bem com os jogadores, sendo exigente e sabe distinguir o trabalho da vida pessoal”.

Os treinos já começaram e decorrem ao ar livre, no campo do Centro Escolar Comendaor Rui Nabeiro, admitindo que “a equipa está muito motivada, para entrar em força, no campeonato”.

Paulo Costa revela que este é um projeto “à imagem do que se espera de um meio pequeno do interior, ninguém ganha dinheiro e tentamos tornar isto em momentos de união, camaradagem, lazer, não esquecendo os resultados, que queremos fazer melhor que em épocas anteriores, que já não foi muito mau para uma equipa como a nossa, levando também o nome de Degolados e de Campo Maio, mais além”.

Equipa de Futsal do União Futebol de Degolados tem já o plantel quase completo, sendo que a época no campeonato distrital da modalidade, da Associação de Futebol de Portalegre prevê-se que tenha início a 8 de outubro.