Paulo Ivo: “calcanhar de Aquiles do PS foi trabalhar muito para o turista”

Paulo Ivo Martins Sabino de Almeida, de 40 anos, natural e residente em Campo Maior, é o cabeça de lista pela CDU, à Câmara de Campo Maior, nas eleições de 26 de setembro, e esteve esta tarde de quarta-feira dia 4, entrevista na Rádio Campo Maior.

Paulo Ivo foi membro da assembleia municipal, é membro da direção da Casa do Povo, e atual vereador da oposição, no município. Esta é a segunda vez que o candidato se apresenta a sufrágio.

Para estas eleições, o candidato apresenta-se com “uma equipa renovada, que pela primeira vez integra membros novos que pela primeira vez integram a lista da CDU, e com membros que, pela primeira vez integram listas para as eleições autárquicas, e é com muito orgulho que integramos homens e mulheres, em que 51% são elementos independentes, as listas são compostas 37 homens e 26 mulheres, e 40% dos elementos da lista têm 40 ou menos anos”. O candidato afirma também que para si foi “um orgulho” aceitar o convite para encabeçar a lista em Campo Maior, pela CDU.

Paulo Ivo considera que, “das propostas presentadas pelo PS”, e enquanto vereador da oposição, a CDU “votou muitas favoravelmente e entende que, o calcanhar de Aquiles da gestão do PS, em Campo Maior, foi trabalhar muito para o exterior, para o turismo, e no próximo mandato temos que trabalhar mais para os campomaiorenses, que têm necessidades que algumas conseguem ser suprimidas pelo turismo, outras, nem tanto”.

O candidato apresenta algumas das propostas do partido para o concelho de Campo Maior. Paulo Ivo considera “importante o alargamento das bolsas de estudo do município a estudantes do mestrado não integrado, uma vez que neste momento apenas é atribuído aos alunos de mestrado integrado na licenciatura, o que não faz sentido, porque os outros devem ter os mesmos direitos”.

Outra das propostas de Paulo Ivo é “adaptar o edifício do concelho ou renovação da sede da banda 1º de Dezembro para criação de uma escola de música, em colaboração com a banda, para alargar o número de alunos que estudam música e para haver uma maior oferta cultural no concelho”, e ainda “dinamização da biblioteca e trazer escritores famosos ao concelho, para incentivar a leitura nos jovens campomaiorenses, e continuar a apoiar as associações do concelho”.

Paulo Ivo é o candidato pela CDU à Câmara de Campo Maior, Pedro Reis à Assembleia Municipal, Hugo Milton à Junta de Freguesia da Expectação, Ana Cachapa à freguesia de São João Baptista e na Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados o candidato é Hugo Laço.

Pode ouvir a entrevista completa a Paulo Ivo, aqui:

Elvas com mais quatro casos de Covid-19 e duas altas

O concelho de Elvas regista esta quarta-feira, dia 4, quatro novos casos de infeção por Covid-19, e mais duas recuperações da doença, pelo estão ativos 41 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1602 casos de infeção, sendo que 1532 já recuperaram e 29 pessoas morreram.

Marcos Bastinhas na corrida de touros do Campo Pequeno

António Telles, Marcos Bastinhas e Francisco Palha estão em praça esta quinta-feira, dia 5, para a corrida de touros da inauguração da temporada 2021 no Campo Pequeno.

O espetáculo está marcado para as 21.30 horas e conta com os Grupos de Forcados Amadores de Lisboa e Coruche que pegam os touros da Ganadaria Canas Vigouroux.

Alentejo tem mais 138 infetados por Covid-19

A região Alentejo regista hoje, quarta-feira, dia 4, mais 138 casos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, a região conta com 34 149 infetados e 983 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Portugal regista 3203 novos casos de Covid-19 e 15 mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 3203 novos casos, 15 óbitos e 3290 recuperados de Covid-19.

Esta quarta-feira, dia 4, 919 (-26) doentes estão internados, 204 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.412 mortes, 977.406 casos de infeção e 912.620 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Autocuidado é o tema do programa “Elvas + Solidária”

O Autocuidado é um conceito abstrato e pessoal, uma vez que cada pessoa, define o seu próprio autocuidado, ou seja, a medicina diária de cada um.

N edição desta semana, do programa “Elvas + Solidária”, a educadora social no Agrupamento de Escolas nº2 de Elvas, Carla Louro, explica a importância de cada pessoa perceber o que significa cuidarmos de nós próprios. Carla Louro refere que devemos questionar-nos sobre o que é o autocuidado, e pensarmos enquanto pais, o que é autocuidado, se é ouvir uma música, fazer uma viagem, entre outras coisas, qual é a nossa medicina diária”.

Muitas vezes na parentalidade, os pais dedicam-se exclusivamente aos seus filhos, esquecendo-se de si próprios. A educadora social adianta que existe uma frase que diz: “se não tens 30 minutos para cuidar de ti, diariamente, significa que precisas de uma hora, e há que trabalhar o amor próprio que não é egoísmo”. Pelo que, “os pais devem cuidar de si, física e mentalmente, para poderem auxiliar os filhos, e os filhos são os espelhos dos pais”.

Carla Louro revela ainda como é que os pais podem educar os filhos a cuidarem de si próprios. Podem ver no youtube o vídeo “as crianças veem as crianças fazem”, e afirma que “o maior tempo da educação que damos aos filhos e enquanto professores é a educação informal, sobre o que fazemos e lhes mostramos, porque é isso que eles vão refletir”.

O autocuidado é o tema em destaque esta semana no programa “Elvas + solidária”, com a educadora social no Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, Carla Louro.

Pulseira eletrónica para homens detidos por violência doméstica em Alandroal

Dois homens, de 48 e 51 anos, foram detidos na passada segunda-feira, dia 2, por violência doméstica, no concelho de Alandroal, pelo Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Especificas (NIAVE).

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que os suspeitos, habituais consumidores de álcool, residiam e agrediam física e psicologicamente a vítima, mãe de ambos, de 70 anos, de forma reiterada.

Os detidos, após serem presentes ao Tribunal Judicial de Évora, ficaram sujeitos às medidas de coação de proibição de contactos com a vítima, por qualquer forma ou meio, e afastamento da sua residência, num raio de 300 metros, controlados através de pulseira eletrónica.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior não regista esta quarta-feira, dia 4 de agosto, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com nove casos ativos.

Desde o início da pandemia, em Campo Maior foram registados 674 casos de infeção, sendo que 654 já recuperaram da doença e 11 pessoas perderam a vida.

“A viagem a Portugal deixou de ser um passeio”, diz emigrante em França

O mês de Agosto marca o regresso de milhares de emigrantes a Portugal. Para passar férias ou para visitar a família, são muitos os que de avião ou de carro, regressam ao país que os viu nascer.

A verdade é que a pandemia tem condicionado bastante estas viagens e há mesmo quem não tenha conseguido vir a Portugal nos últimos 17 meses.

O caso de Nélia Lagareiro (na foto), emigrante em França, tem sido um exceção, uma vez que “a última vez que esteve em Portugal foi há menos de um ano, em outubro, para os anos do meu pai”. Por outro lado, a viagem, que “antes era em passeio, passou a ser feita com paragem apenas para abastecer o automóvel. Demoramos cerca de 15 a 16 horas. O meu marido vai pagar o combustível e acabamos por beber o café no carro. Temos muito receio de apanhar o vírus e levá-lo para Portugal e para junto da nossa família”.

Nélia Lagareiro disse-nos que já tomou ” as duas doses da vacina mas, mesmo assim, vou fazer um teste antes de sair da qui para poder fazer a viagem mais descansada”.

Nélia Lagareiro reside numa zona com bastantes turistas, na região da Bretanha, e por isso mesmo, nesta altura, “o número de casos de infeção tende a aumentar. As restrições começam agora a ser implementadas, com a obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação à entrada dos restaurantes. No meu caso, que vou a Portugal, não me é exigido nem teste negativo nem quarentena no regresso”.

Nélia Lagareiro emigrou para a região francesa da Bretanha há oito anos. Por esta altura já prepara tudo para a viagem a Portugal.

Software imprescindíveis para o setor da indústria

Sabemos que o setor empresarial está a passar uma fase de transformação tecnológica. É por isso que muitas empresas estão a inovar os seus métodos de trabalho para que aumentem a sua eficiência recorrendo a novas tecnologias, resultando num aumento da produtividade.

Por isso, a utilização de novos softwares vêm dar rumo a um trabalho mais eficiente, pelo que hoje vamos falar um pouco sobre como estes softwares estão a melhorar os resultados das empresas em Portugal.

Para o setor industrial existem vários softwares que possuem uma eficácia do trabalho bastante superior aos métodos convencionais.

AutoCAD

Este software é indicado para engenheiros, profissionais da construção civil, arquitetos, e pessoas que pretendem fazer esquemas profissionais e metódicos. O AutoCAD veio revolucionar a forma como se fazem projetos, tornando digitalmente acessível os planos de projeto a todas as partes intervenientes, eliminando atrasos, incorreções na informação distribuída e melhorando a acessibilidade destes projetos.

Trello

O Trello É uma aplicação de coordenação de projetos que funciona muito bem através do seu browser. Esta aplicação permite definir tarefas específicas dentro de um projeto, e colocar essas tarefas a diferentes cores ou atribuí-las a pessoas diferentes. Desta forma é possível montar um projeto em várias fases, colocando cada pessoa específica encarregue dessa determinada fase do projeto.

Permite também ligar com outros sistemas por exemplo Dropbox e Google Drive. Além de funcionar no browser tem também a aplicação para telemóveis.

Revit

Se 3D é a sua área, vai ficar espantado com este software, permite fazer coisas em 3D bastante realistas e de forma fácil e intuitiva.

Desta forma o Revit eleva a outro nível a projeção de conteúdos 3D que fica mais fácil de fazer e também torna mais fácil partilhar com outras pessoas, podendo ser um software também colaborativo.

Microsoft OneNote

Este é o verdadeiro bloco de notas digital, que pode ser instalado no seu computador ou então no seu telemóvel, e permite utilizar notas rápidas e organizadas por categorias ou até mesmo por outro tipo de prioridades. A grande vantagem deste software é que é compatível com vários dispositivos, por exemplo Windows, MacOS, Android, iPhone, etc. Desta forma, a nota que tiver feito no telemóvel pode depois ser lida noutros dispositivos(computador por exemplo).

RescueTime

Provavelmente não vai encontrar uma aplicação para controlo de tempo tão boa quanto esta. O tempo que se dá a cada cliente é muito importante, devendo este ser controlado e comedido, e neste caso tomar nota disso é algo bastante vantajoso para si e para saber a devida atenção que cada cliente merece.

Estas aplicações podem verdadeiramente mudar a forma como uma empresa trabalha, portanto é necessário superar a curva de aprendizagem e funcionar de uma forma produtiva com este tipo de software. No fim de tudo, a produtividade da sua empresa vai certamente beneficiar com estas dicas.