Just a Change: mais de 350 voluntários para reabilitar casas no Alandroal

A associação sem fins lucrativos, Just a Change, que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional, vai organizar o Camp In, projeto de verão que entre os meses julho e agosto dinamiza 11 campos de verão para reabilitar 55 casas particulares, de 100 beneficiários, mudando a realidade de quem nelas vive. As inscrições abriram no dia 25 de maio e devido à elevada adesão, já se encontram completas.

O Camp In terá lugar em vários concelhos de Portugal, incluindo Alandroal, que será entre o dia 25 de julho e 8 de agosto, e que junta Câmaras Municipais e Juntas de Freguesias, empresas de construção e fornecedores locais, voluntários (nacionais e internacionais), empresas parceiras e a comunidade local, promovendo a colaboração para um bem comum. Esta será a 7ª edição de um projeto que teve início em 2015 e que já aumentou em cerca de 800% o seu volume de intervenção.

Para além do foco habitual na melhoria das condições habitacionais, as obras deste verão terão diversos projetos inovadores, uma vez que serão instalados vários painéis fotovoltaicos que permitem maior eficiência energética, para além de garantir maior conforto aos seus habitantes. Os restantes trabalhos variam desde a construção de telhados integrais, casas-de-banho de raiz e instalação de sistemas de água quente.

Existem três aspetos particularmente inovadores no projeto como mobilizar jovens como voluntários, caracterizados por terem uma enorme força e esperança, que encaram a reabilitação destas habitações como uma missão, mais do que um trabalho, preocupando-se em estabelecer laços de amizade com quem é ajudado; mobilizar a comunidade envolvente: maximiza-se a utilização de recursos locais, tornando a solução mais eficiente e aproxima a comunidade envolvente ao público-alvo, potenciando a criação de pontes e laços; Integração da pessoa e da família: integrar o beneficiário como parte da solução, envolvendo-o e fazendo-o parte do processo de reabilitação da casa, desenvolvendo auto-estima e apreço próprio e pela habitação.

O contexto rural está repleto de isolamento social e de pobreza profunda, que afeta o contexto habitacional. Os campos têm permitido ao Just a Change atuar em zonas do território nacional onde seria difícil implementar projetos de reabilitação de casas ao longo do ano.