Testes rápidos de antigénio gratuitos na Farmácia Central em Campo Maior

A Farmácia Central, em Campo Maior, e tal como noticiado anteriormente, é uma das duas farmácias, no distrito que fazem testes rápidos de antigénio, de forma gratuita. Também a farmácia e Esteves Abreu, em Portalegre comparticipa a 100% estes testes.

Para que as farmácias pudessem realizar estes testes teriam de se candidatar, pelo que esta questão é facultativa. Ana Neto, diretora técnica da farmácia adianta que as “farmácias foram informadas que o Estado iria comparticipar com um valor máximo de 10 euros, cada teste, e a farmácia interessada tinha que fazer o seu registo no Infarmed e na Associação Nacional das Farmácias, só depois disso haveria ordem para que começar a fazer a testagem”.

Por este valor, revela Ana Neto, “muitas farmácias, não aderiram porque os testes são caros e os EPI’s são caros, e no nosso caso, somos poucos, em termos de recursos humanos, por isso tivemos que alocar um enfermeiro, que é caro, mas muitas farmácias não aderiram por este motivo, uma vez que poderiam ter prejuízo”.

Ana Neto diz ainda que no caso da farmácia que dirige, em Campo Maior, o objetivo, e apesar dos custos que acarreta, “o que pesou foi o bem estar da população da vila, mas também localidades próximas, tendo havido uma grande afluência”. Para si, “é importante a testagem massiva, para que se evitem as cadeias de transmissão e evitar que a zona piore ou agrave, não vamos deixar que Campo Maior avance para uma situação grave, daí não termos olharmos para trás, quando nos perguntaram se queríamos fazer parte das farmácias que realizam este tipo de testes”.

Farmácia Central, em Campo Maior, que realiza testes rápidos de antigénio, de forma gratuita.

Camionista português com sinais de conduzir sob efeito de álcool ou drogas

Um camionista português foi apanhado a conduzir, ao que tudo indica, sob o efeito de álcool ou drogas, em Badajoz.

Intercetado pela Guardia Civil espanhola, depois da situação ter sido denunciada por outros automobilistas, o condutor do veículo pesado de mercadorias recusou-se a fazer qualquer tipo de teste.

O camionista circulou durante alguns quilómetros sem conseguir controlar a marcha, ocupando as duas faixas de rodagem da A-66.

O homem enfrenta a acusação de crime contra a segurança rodoviária e arrisca uma pena de prisão de três a seis meses, multa de seis a 12 meses e realização de trabalhos comunitários.

Elvas sem novos casos de Covid-19

O concelho de Elvas não regista hoje, domingo, dia 25, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com 44 casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1565 casos de Covid-19, sendo que 1492 já foram dados como recuperados e 29 pessoas morreram.

Alentejo regista mais 118 casos de infeção

A região Alentejo regista hoje, domingo, dia 25, mais 118 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 33 143 infetados e 980 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Portugal regista 2.625 novos casos e oito óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 2.625 novos casos e oito óbitos de infeção, oito mortes e 1202 recuperados de Covid-19.

Este domingo, dia 25, 879 (+44) doentes estão internados, 193 (+12) em unidades de cuidados intensivos.

Câmara de Arraiolos faz aposta forte na promoção do concelho

Não faltam motivos de interesse em Arraiolos, para além dos famosos tapetes e do Centro Interpretativo deste grande ex-líbris do concelho.

Para divulgar, da melhor maneira possível, o que de melhor o concelho tem para oferecer aos seus visitantes, toda a informação turística está disponível, quer em Arraiolos, quer no Vimieiro, através de mupis digitais. “Tem informação desde o alojamento, à restauração, um conjunto de informação que o turista procura”” revela a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto.

Na Praça do Município, adianta a autarca, há ainda um mupi que retrata a evolução dessa mesma praça, desde o século XIII até aos dias de hoje. “Há um estudo que foi feito e há uma conceção em 3D, do que terá sido a evolução da nossa praça, que é muitíssimo interessante”, acrescenta Sílvia Pinto, convidando os visitantes a conhecer esse equipamento interativo.

Arraiolos, lembra ainda a autarca, para além do tapete de Arraiolos e do seu Centro Interpretativo, tem outros pontos de interesse, como é o caso da Igreja da Misericórdia, com os seus painéis de azulejos, o castelo, o templo romano de Santana e a freguesia de Vimieiro. No verão passado, garante Sílvia Pinto, foram muitos os visitantes que quiseram conhecer o concelho, esperando que o mesmo possa acontecer este ano.

No Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, não havendo necessidade de marcação, o espaço tem agora lotação. “Se for possível, as pessoas entram logo, se não aguardam um bocadinho, até ser possível entrar”, garante.

Desde 25 de abril, que Arraiolos tem também um mural dedicado à luta pela liberdade, com uma pintura de Zé Gandaia. O espaço em causa, garante a autarca, ganhou “um outro valor”. O mural, com mais de 50 metros, tem identificadas todas as localidades do concelho.

Estremadura espanhola regista 430 novos casos e duas mortes

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 430 novos casos de infeção por Covid-19, duas mortes e a recuperação de 245 doentes.

Nos hospitais estremenhos estão internados 74 doentes, dez em Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 153; Cáceres, 85; Don Benito, 56; Plasencia, 44; Llerena – Zafra, 36; Navalmoral de la Mata, 35 Mérida, 31; e Coria, 17.

António Costa na apresentação da candidatura de Luís Testa

Luís Moreira Testa apresentou ontem, sábado, dia 24, a sua candidatura à Câmara Municipal de Portalegre pelo Partido Socialista, numa sessão que contou com a presença do Primeiro-ministro, António Costa.

António Costa referiu na apresentação que, “o PS tem provas dadas na gestão da maioria das Câmaras do distrito e Luís Testa já deu provas da sua determinação para convencer que é possível o que parece impossível”.

Albano Silva, atual presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, foi apresentado como o candidato socialista à Assembleia Municipal de Portalegre.

Na sessão, que decorreu no Jardim do Tarro, marcaram presença os autarcas socialistas do distrito de Portalegre, entre eles Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, o presidente da distrital do Partido e Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, entre outras entidades.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior não registou, nas últimas 24 horas, novos casos de infeção por Covid-19, de acordo com as Autoridades de Saúde.

Campo Maior já registou 665 casos de infeção, sendo que 647 já recuperaram, sete estão ativos e 11 pessoas perderam a vida.

Campomaiorense Carminda Bairua participa em programa de televisão

Foto: Cristina Comvida

Carminda Bairua (na foto), de 42 anos, natural de Campo Maior, vai entrar este domingo, dia 25, no programa “O Amor Acontece”, emitido na TVI.

Carminda Bairua esteve já em entrevista a Cristina Ferreira onde falou esta sua participação, depois de um relacionamento de 24 anos que não resultou: “estava cansada de estar sozinha e por isso, rumo à aventura”. Quanto à antiga relação a campomaiorense refere que decidiram “terminar o relacionamento porque não dava mais. Caímos na rotina, por culpa dos dois, e decidimos que não dava mais. Acabou de uma forma saudável, melhor para todos”.

Carminda Bairua pretende, acima de tudo, desmistificar o preconceito que existe em relação ao aspeto físico das pessoas referindo que pretende mostrar “às mulheres que são fofinhas a dobrar que também tê direito”.

Carminda Bairua, de 42 anos, é natural de Campo Maior e auxiliar Centro de saúde da vila.

“O Amor Acontece” é um programa que junta duas pessoas que não se conhecem, mas têm um sonho em comum: encontrar a sua cara metade. Os solteiros encontram-se pela primeira vez na casa onde vão morar juntos. Todas as semanas surgem quatro casais, que vivem em quatro casas de sonho (na praia, na serra, no campo, etc.).

O primeiro encontro de cada casal deve durar no mínimo 24 horas e no máximo quatro dias.